A Câmara Municipal de Caruaru promoveu, na noite desta quarta-feira (30), uma Sessão Solene para a entrega de títulos de cidadania honorária e medalha de mérito a três personalidades com relevantes serviços prestados à cidade. Presidida pelo vereador Jorge Quintino e secretariada por Anderson Correia, a cerimônia reuniu autoridades, familiares e representantes da sociedade civil no plenário da Casa Legislativa.
Foram agraciados com o Título de Cidadão Caruaruense o médico cardiologista Luiz Marcelo Santos Bagetti, o advogado José Narciso da Silva Junior e a advogada Janeilda Rodrigues da Costa. Esta última também recebeu a Medalha de Honra ao Mérito “Bonavith Nogueira de Carvalho”, em reconhecimento ao seu trabalho na área da segurança pública e na defesa dos direitos humanos.
Os decretos legislativos que concedem as homenagens foram lidos por Anderson Correia. O parlamentar é autor das proposições que homenagearam Marcelo Bagetti e José Narciso, além da medalha conferida a Janeilda. Já o título concedido à advogada foi de autoria do vereador Galego de Lajes, que foi representado na solenidade por Anderson.
Entre os convidados estavam a secretária municipal da Mulher, Luana Marabuco, e o membro da Academia Caruaruense de Arte e Filosofia (ACAFIL), Adilson Ferraz. Durante sua fala, Anderson Correia destacou a importância do momento: “Caruaru hoje é o que é por ter pessoas feito Narciso, Janeilda e Dr. Marcelo, que se entregam a essa cidade e fazem com que essa cidade seja essa força que é.”
Trajetórias que marcam Caruaru
Natural do Recife, Luiz Marcelo Bagetti se mudou para Caruaru a convite do médico Ferreira Omena, para atuar no Hospital Santa Efigênia. Desde então, firmou trajetória na medicina local, com mais de três décadas de dedicação também em consultório próprio. Bagetti integrou o Conselho Municipal de Saúde por nove anos, sendo presidente em dois mandatos. Discreto, optou por não discursar durante a solenidade.
José Narciso da Silva Junior é advogado formado pela FAVIP e caruaruense de coração desde os três anos de idade. Com atuação voltada à defesa das causas sociais, é conhecido pelo apoio às demandas dos feirantes do Parque 18 de Maio e dos profissionais do transporte alternativo. “Essa cidade representa pra mim minha formação pessoal enquanto homem e enquanto profissional”, afirmou, visivelmente emocionado.
Já Janeilda Rodrigues da Costa, natural de Garanhuns, vive em Caruaru desde 2004. É coordenadora do Disque Denúncia Agreste e preside a Comissão de Segurança Pública da OAB local. Ao agradecer a honraria, declarou: “Esse é um reconhecimento, é uma grande honra e um marco na minha vida.” Em sua fala, defendeu o valor da cidadania como base da democracia e disse que chegou à cidade para estudar, mas decidiu fincar raízes: “Não voltei pra casa. Caruaru virou o meu lar.”
