Durante participação no 9º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Amupe, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), reforçou nesta segunda-feira (28) a importância da parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, ao comentar o pedido de novo empréstimo que deverá ser votado nesta terça-feira (29) pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Raquel destacou que a gestão estadual vem conseguindo restabelecer relações institucionais importantes com o Planalto, o que já resultou na liberação de quase R$ 300 milhões em financiamentos da Caixa Econômica Federal, com garantias da União. “Estamos confiantes de, mais uma vez, ter aprovado por imensa maioria da Assembleia Legislativa mais um pedido de empréstimo e financiamento. Esses recursos, da ordem de R$ 1,5 bilhão, serão fundamentais para avançarmos em áreas estratégicas como estradas, abastecimento de água, saúde e segurança pública”, afirmou.
Ao ser questionada sobre o processo de nomeação do novo administrador de Fernando de Noronha, Raquel também defendeu celeridade. “Assim como precisamos da aprovação do empréstimo para acelerar os investimentos no estado, também contamos com a aprovação rápida do novo nome para administrar Noronha. Há uma série de ações sendo executadas na ilha, como a concessão do aeroporto, obras de infraestrutura e projetos de energia solar. Precisamos de liderança firme no arquipélago para dar continuidade a esse trabalho”, ressaltou.
Ainda durante o evento, Raquel foi indagada sobre a possível movimentação do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), que tem sinalizado buscar um palanque para disputar o Senado em 2026. Sem cravar alianças futuras, a governadora reiterou o tom de parceria. “Estamos trabalhando em parceria com todos os ministros da Presidência da República. Com o ministro Silvio Costa Filho, temos avançado em projetos importantes como a dragagem e a requalificação do Porto de Suape, a expansão dos aeroportos do Recife e de Petrolina, além da futura licitação das obras dos aeroportos de Caruaru e Serra Talhada”, afirmou.
Raquel enfatizou que o foco da gestão é a concretização de obras e serviços que gerem impacto direto para a população, destacando o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da infraestrutura e o desenvolvimento regional.
