Durante a abertura do 8º Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), realizada nesta segunda-feira (28) no Centro de Convenções, em Olinda, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou os investimentos superiores a R$ 25 bilhões que o Governo Federal está destinando ao estado de Pernambuco.
Ao lado da governadora Raquel Lyra, dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valdecir Pascoal, do prefeito do Recife, João Campos, e de outras autoridades, Costa Filho enfatizou a importância da cooperação institucional para impulsionar o desenvolvimento local. “É muito bom governar ao lado do presidente Lula! Sabemos o quanto Pernambuco sofreu nos últimos anos. Só do PAC são mais de R$ 25 bilhões em investimentos. São obras de infraestrutura, novos programas sociais, seis novos institutos federais, investimentos em hospitais e programas de cidadania e economia criativa”, afirmou.
Silvio Costa Filho, que iniciou sua trajetória política como vereador do Recife, destacou seu compromisso com a pauta municipalista. Segundo ele, o fortalecimento dos municípios é essencial para enfrentar os principais desafios sociais do país. “O Brasil real não está em Brasília, mas nas cidades. É nelas que se concentram os maiores problemas sociais e o futuro do Brasil. Por isso, defendemos um novo pacto federativo, em que os recursos para programas e obras estejam mais próximos da população”, disse.
O ministro também ressaltou o papel dos prefeitos na execução das políticas públicas e se colocou à disposição dos gestores municipais. “Quando vemos os recursos chegando aos municípios, conseguimos reduzir a carência social e melhorar a vida das pessoas. O presidente Lula tem sido muito correto com Pernambuco e nunca faltou ao nosso estado”, concluiu.
O evento reuniu prefeitos, vereadores, deputados federais e estaduais, secretários, gestores municipais e representantes do governo federal, com o objetivo de fortalecer o diálogo e promover soluções para as demandas dos municípios pernambucanos.
