Caravana Federativa entrega imóveis da União em Caruaru, Petrolina, Canhotinho e Capoeiras

Mário Flávio - 28.04.2025 às 13:46h

A Caravana Federativa de Pernambuco, que acontece nesta segunda (28) e terça-feira (29), no Centro de Convenções de Olinda, promove uma série de ações voltadas ao fortalecimento da gestão municipal e ao estímulo da economia local. Entre os destaques da programação está a entrega de quatro imóveis da União aos municípios de Petrolina, Caruaru, Canhotinho e Capoeiras.

Durante a abertura do evento, a destinação dos imóveis foi oficializada para apoiar serviços essenciais nas áreas de educação, saúde, assistência social e turismo. Em Petrolina, o terreno cedido possibilitará a construção de uma escola municipal para atender 360 crianças e adolescentes, em uma área superior a 20 mil metros quadrados. Em Capoeiras, o imóvel de quase 700 metros quadrados já abriga o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), garantindo a continuidade desses serviços.

Em Canhotinho, foi regularizada a situação do prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Saúde. Já em Caruaru, o Parque Ecológico Ambientalista Severino Montenegro foi o bem contemplado. Além da manutenção da estrutura existente, está prevista a construção de um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), com recursos de mais de R$ 700 mil destinados pelo Ministério do Turismo.

Outro foco da Caravana é a plataforma Contrata+ Brasil, que conecta órgãos públicos a microempreendedores individuais (MEIs), facilitando a contratação de serviços de pequenos reparos de forma digital e gratuita. A iniciativa visa dinamizar a economia local e fortalecer o empreendedorismo. Gestores municipais que participam do evento podem obter mais informações no estande do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), instalado no galpão do Centro de Convenções.

Segundo Enzo Tessarolo, Chefe da Assessoria Especial de Cooperação Federativa do MGI, a Caravana é uma oportunidade para fortalecer a integração entre os entes federados. “Além de entregar imóveis e atender gestores municipais no evento, estamos alinhando pactos de gestão e inovação com o governo estadual, para, por exemplo, implementar a política de cotas para mulheres vítimas de violência doméstica em contratações públicas”, destacou.

Organizadas pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR) desde 2023, as Caravanas Federativas têm como objetivo aproximar gestores estaduais e municipais das equipes técnicas do Governo Federal, promovendo escuta ativa, orientação e parcerias para o desenvolvimento local. Em Pernambuco, a edição conta com a realização da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) e apoio do governo estadual.