Izaías Régis comemora licitação do Hospital Mestre Dominguinhos

Mário Flávio - 18.04.2025 às 13:15h

O tão aguardado Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns, começou a sair do papel. O Governo de Pernambuco publicou, nessa quinta-feira (17), no Diário Oficial do Estado, o edital de licitação para contratação da empresa responsável pela construção da unidade. Com investimento superior a R$ 135 milhões, a estrutura contará com 269 leitos e mais de 26 mil metros quadrados de área construída.

O deputado estadual Izaías Régis (PSDB), que há anos defende a implantação do hospital, comemorou o avanço e fez questão de destacar que o projeto foi fruto de uma solicitação feita por ele à governadora Raquel Lyra ainda na pré-campanha de 2022.

“Esse hospital é um sonho antigo do povo de Garanhuns e de toda a região do Agreste Meridional. Quando percorri o estado junto com a então candidata Raquel Lyra, ainda em pré-campanha, apresentei essa demanda com firmeza e com dados que comprovavam a urgência dessa obra. Ver agora a licitação sendo aberta é motivo de imensa alegria e gratidão. A saúde da nossa gente vai dar um salto de qualidade”, afirmou o parlamentar.

A unidade será referência em alta complexidade, oferecendo atendimentos clínicos e cirúrgicos em diversas especialidades, como neurologia, ortopedia, cardiologia e cirurgia geral. A estrutura também contará com centro de trauma e atendimento a queimados, além de UTI, urgência e emergência, centro de diagnóstico, centro de reabilitação, centro cirúrgico e um ambulatório com 15 consultórios médicos.

De acordo com Izaías, o hospital beneficiará diretamente mais de 20 municípios que compõem a área da V Gerência Regional de Saúde. “Estamos falando de dignidade, de salvar vidas e de garantir acesso à saúde para milhares de pessoas que hoje precisam se deslocar até outras regiões em busca de atendimento”, enfatizou.

O projeto do Hospital Mestre Dominguinhos foi elaborado pela Secretaria de Projetos Estratégicos, terá sua execução sob responsabilidade da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e será administrado pela Secretaria Estadual de Saúde. A previsão é que a obra seja concluída em até 18 meses após o seu início.

Encerrando sua fala, Izaías Régis reafirmou o compromisso com o Agreste Meridional. “Seguimos firmes no propósito de lutar por Garanhuns e pelo Agreste. Essa conquista mostra que, quando se trabalha com seriedade e compromisso, os resultados chegam. É só o começo.”