
A Ficco/PE (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco) deflagrou, na manhã desta terça-feira (15), a Operação Kéfale, que visa à repressão a uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios.
A Ficco é composta por Polícia Federal (PF), Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Polícia Penal de Pernambuco (PPPE), Secretaria da Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE) e Secretaria Nacional de Políticas Penais. As ações contra o grupo investigado ocorrem de forma simultânea em Pernambuco e em outros 10 estados, com apoio das FICCOs locais.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações identificaram um esquema estruturado de fornecimento de entorpecentes a partir de rotas internacionais, com distribuição concentrada na região de Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco, e ramificações na capital e na Região Metropolitana do Recife.
As ordens criminosas partiam de lideranças articuladas em diversos estados, com cadeia de comando definida e atuação violenta nas áreas sob domínio do grupo, de acordo com a Polícia Federal.
Ao todo, estão sendo cumpridos 60 mandados de prisão preventiva e 49 mandados de busca e apreensão. As polícias também cumprem medidas cautelares em relação ao grupo investigado.
As diligências dos policiais acontecem nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, São Paulo, Mato grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins e Rondônia. Mais de 400 policiais participam da deflagração da Operação Kéfale.
As medidas judiciais foram expedidas pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Ipojuca e têm como principal objetivo desarticular a organização criminosa, de acordo com as instituições policiais.