Pernambuco garante voo inédito da Latam entre Recife e Petrolina a partir de outubro

Mário Flávio - 09.04.2025 às 22:56h

Uma articulação do Governo de Pernambuco com o Ministério de Portos e Aeroportos resultou na criação de um novo voo entre Recife e Petrolina, que será operado, de forma inédita, pela Latam Airlines Brasil a partir de outubro. A nova rota contará com três frequências semanais e promete fortalecer a conectividade entre a capital e o Sertão do São Francisco, impactando diretamente setores como o turismo, o comércio e a agricultura — pilares da economia regional.

“Esse novo voo para Petrolina é um marco importante para o desenvolvimento do Sertão de Pernambuco. A conectividade é um fator fundamental para o progresso de qualquer região, e, com esse voo, vamos promover mais acesso e oportunidades de negócios e impulsionar setores essenciais como o turismo e a agricultura”, destacou a governadora Raquel Lyra, que acompanhou o anúncio em contato direto com o ministro Silvio Costa Filho e o secretário estadual de Turismo, Kaio Maniçoba.

A nova rota foi formalizada durante reunião realizada nesta quarta-feira (9), em Brasília, com a presença do CEO da Latam, Jerome Cadier, do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do secretário Kaio Maniçoba e do presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

Segundo Kaio Maniçoba, o voo vai além de facilitar deslocamentos: representa um reforço importante para o desenvolvimento econômico de todo o Vale do São Francisco. “A rota impulsiona os negócios no Vale. Além de Petrolina, há impacto positivo em cidades como Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e outras que são fortes no enoturismo, na vitivinicultura e na exportação de frutas”, afirmou.

Atualmente, a rota Recife–Petrolina é operada apenas pela Azul Linhas Aéreas, com voos diários. A entrada da Latam no trajeto amplia a malha aérea e reflete a estratégia do governo estadual de diversificar e fortalecer as conexões internas de Pernambuco.

O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, celebrou o reforço na parceria com a Latam. “Mais um anúncio importante para a expansão da malha aérea em Pernambuco. Desta vez, com a Latam conectando nossa capital ao Sertão, promovendo ainda mais desenvolvimento para a região”, disse.

A nova rota integra os esforços do governo pernambucano para garantir mais acessibilidade aérea dentro do estado, aproximando regiões estratégicas e impulsionando o turismo regional e os negócios locais.