Neste domingo (6), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, em defesa da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Durante seu discurso, Bolsonaro afirmou ter “esperança” de receber ajuda externa.
O ex-presidente mencionou a ausência de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), conhecido como “03”, que está nos Estados Unidos. Segundo Jair Bolsonaro, Eduardo possui contatos com “pessoas importantes no mundo todo” e está atuando no exterior. Ele também destacou que, em breve, a Justiça americana iniciará o julgamento do caso de Filipe Martins, ex-assessor internacional da Presidência.
Além disso, Bolsonaro comentou sobre a composição futura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmando que, no próximo ano, o tribunal terá um perfil “completamente de isenção”, o que permitirá “voltar a confiar nas eleições”.
A manifestação contou com a presença de apoiadores e aliados políticos, incluindo os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Jorginho Mello (PL-SC), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Wilson Lima (União Brasil-AM), Ratinho Júnior (PSD-PR) e Mauro Mendes (União Brasil-MT).
O evento foi organizado pelo pastor evangélico Silas Malafaia e é a primeira grande manifestação de bolsonaristas após o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitar denúncia contra o ex-presidente e outras sete pessoas no caso da suposta tentativa de golpe em 2022.
