A nova pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (4) pelo jornal Folha de S.Paulo, mostra uma leve recuperação na avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o levantamento, 29% dos brasileiros consideram o governo ótimo ou bom, enquanto 38% classificam como ruim ou péssimo. Outros 32% avaliam a gestão como regular, e 1% não soube ou preferiu não responder.
Apesar da melhora em relação à pesquisa de fevereiro — quando a aprovação era de 24% e a reprovação de 41% —, este ainda é o segundo pior índice de avaliação positiva entre os três mandatos de Lula, ficando à frente apenas da sondagem anterior.
O levantamento ouviu 3.054 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 1º e 3 de abril, em 172 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Quando questionados de forma direta sobre aprovação ou desaprovação da gestão, 49% disseram desaprovar o governo Lula, enquanto 48% afirmaram aprovar. Os que não souberam responder somaram 3%.
