Jarbas Filho ataca Raul Henry e acusa ex-deputado de se promover às custas de Jarbas Vasconcelos

Mário Flávio - 04.04.2025 às 15:00h

A briga pelo comando do MDB em Pernambuco ganhou um novo e duro capítulo. O deputado estadual Jarbas Filho, líder da legenda na Assembleia Legislativa, reagiu com firmeza às recentes declarações do presidente estadual do partido, Raul Henry, e acusou o ex-deputado de “se aproveitar” da imagem do ex-governador Jarbas Vasconcelos, pai de Jarbinhas.

“Quem usurpa e se aproveita do meu pai é Raul Henry, e não é de hoje”, disparou o parlamentar em nota enviada à imprensa. A reação acontece em meio à disputa sobre os rumos do MDB nas eleições de 2026. Enquanto Raul Henry defende o alinhamento com o PSB e o apoio ao prefeito do Recife, João Campos, Jarbas Filho articula a migração do partido para a base da governadora Raquel Lyra (PSD), que vai disputar a reeleição.

Jarbas Filho lembrou que Henry permaneceu na presidência estadual do MDB mesmo após não se eleger deputado federal, “por uma homenagem respeitosa” do grupo político ligado a Jarbas Vasconcelos. Mas segundo o deputado, a postura recente do ex-parlamentar revela “profunda ingratidão” ao ex-governador.

“Raul Henry foi um dos primeiros a emplacar indicados seus em cargos de direção superior no governo Raquel Lyra. Com relação ao MDB, o único. Para logo depois trocá-los por posições de melhor vantagem pessoal na Prefeitura do Recife”, criticou.

O deputado estadual também questionou a legitimidade de Raul Henry para falar sobre as estratégias do partido para 2026, ressaltando que essa responsabilidade cabe aos parlamentares com mandato e às lideranças partidárias de base. “É triste vê-lo desesperado e de máscara caída, desnudada pela ingratidão já precificada por muitos”, concluiu.