O ex-senador e ex-governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, um dos fundadores históricos do MDB no Brasil, formalizou o apoio ao grupo liderado pelo senador Fernando Dueire e pelo deputado estadual Jarbas Filho na disputa pelo comando do partido no Estado.
A decisão de Jarbas, que durante anos teve Raul Henry como um de seus principais aliados, marca um reposicionamento político dentro do MDB pernambucano. Atual presidente estadual da legenda, Raul defende a manutenção do MDB no campo político do PSB, apoiando a João Campos, que deve disputar o governo do estado em 2026. Já Dueire e Jarbas Filho defendem uma aproximação com a governadora Raquel Lyra (PSD), que deve buscar a reeleição ao Governo de Pernambuco no próximo ano.
“Tenho confiança no trabalho de Dueire e de Jarbas Filho para definir de forma sempre democrática os rumos do nosso partido”, afirmou Jarbas Vasconcelos. Para ele, a renovação da liderança da legenda no Estado é necessária e está em consonância com os valores democráticos que sempre orientaram o MDB.
A movimentação reforça o projeto do grupo liderado por Dueire, que vem articulando internamente uma nova composição para o partido no Estado, de olho na disputa de 2026. “Nosso grupo busca o real crescimento e fortalecimento do MDB em Pernambuco, sempre ouvindo as pessoas e avaliando as realidades locais”, afirmou o senador.
Jarbas Filho, que é líder da legenda na Assembleia Legislativa, também ressaltou o peso simbólico do apoio de seu pai: “Fui ensinado pelo meu pai que política se faz somando forças e definindo de forma coletiva as estratégias de atuação partidária. Ter ele ao nosso lado só reforça nossa responsabilidade e nossa determinação de garantir dias melhores para o MDB em Pernambuco.”
A disputa pelo controle do MDB em Pernambuco deve se intensificar nos próximos meses, com reflexos importantes para o cenário político estadual.
