Coluna da terça – Wanderson Florêncio de olho no vácuo de deputados de Caruaru na Alepe

Mário Flávio - 07.01.2025 às 09:06h

De volta à Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), o deputado estadual Wanderson Florêncio (Solidariedade) quer ocupar o espaço político deixado pelo vácuo de lideranças de Caruaru na Casa de Joaquim Nabuco. Apesar de ter nascido na cidade e obtido expressiva votação local em 2022, com mais de 5 mil votos, Wanderson enfrenta o desafio de consolidar seu nome como representante efetivo da região.

Em entrevista recente à Cidade FM, o parlamentar destacou seu compromisso em ser uma ponte entre Caruaru e o legislativo estadual. Ele reconheceu que a cidade, apesar de sua importância política e econômica no Estado, carece de uma liderança local com atuação direta na ALEPE. Rosa Amorim (PT), também deputada e nascida na cidade, foi mencionada por Wanderson, que destacou o foco ideológico do mandato da colega, sugerindo que seu trabalho será voltado a questões práticas e demandas diretas da população caruaruense.

Wanderson anunciou ainda que abrirá um escritório político em Caruaru e se colocou à disposição do prefeito Rodrigo Pinheiro para colaborar na defesa dos interesses do município. Apesar de ter se mudado para o Recife aos 12 anos, o deputado reforçou suas raízes em Caruaru, o que, segundo ele, o credencia a buscar um protagonismo maior na região.

O cenário atual representa uma oportunidade, mas também um teste. Para Wanderson Florêncio, a construção de uma base sólida em Caruaru não dependerá apenas de discurso, mas de ações concretas que demonstrem sua capacidade de traduzir as necessidades locais em conquistas no legislativo. Ele ainda saiu em defesa da governadora Raquel Lyra, confirmou que fica na base da tucana.

O desafio é grande, mas, caso consiga unir suas raízes caruaruenses à experiência política, ele pode se firmar como uma nova força de representação para a cidade e se tudo sair como plenejado ainda pode buscar espaço na eleição de 2028 na Capital do Agreste. A conferir.

Nomeação

Logo após assumir o deputado foi contemplado pelo governo de Pernambuco. A esposa dele, jornalista e advogada, Sávia Florêncio, foi confirmada hoje como a nova gerente geral do Parque Dois Irmãos. Sávia é presidente do Podemos Mulher. O irmão de Wanderson, Ebinho Florêncio, ex-vereador do Recife que não conseguiu se reeleger, também deve ocupar algum espaço na gestão Raquel Lyra.

Clima pesado entre governo e Alepe…

A Assembleia Legislativa encaminhará pedido de informação ao Governo do Estado sobre a razão de não ter pago as emendas impositivas até o dia 30 de dezembro de 2024. A governadora Raquel Lyra (PSDB) terá 30 dias para prestar esclarecimento. Além disso, será encaminhado pedido de auditoria especial ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). A decisão foi tomada durante reunião entre os deputados estaduais e o presidente da Assembleia, Álvaro Porto (PSDB). Até o momento, dos R$ 188 milhões, foram pagos apenas R$ 43 milhões.

…Deram 30 dias

Álvaro Porto avisou que, não havendo resposta do Governo, “o próximo passo é judicializar e fazer tudo que tiver direito”. “Todos sabem da importância das emendas para as bases. No final do ano, os deputados avisaram que as emendas seriam liberadas e não foram. O Governo tem mais 30 dias para resolver, se quiser resolver”, acrescentou.

Poucos não assinaram

Dos 22 deputados presentes na reunião, apenas Joãozinho Tenório (PRD), Henrique Queiroz (PP) e Socorro Pimentel (UB) não assinaram os pedidos de informação e de auditoria. De acordo com o presidente da Alepe, outros que não participaram autorizaram a tomada de decisão. Joãozinho vai tentar apagar o fogo com os demais pares. “Estamos dialogando, o governo tem se empenhado para pagar as emendas parlamentares”, disse.

Governo comemora…

Pernambuco fechou o ano de 2024 com duas excelentes notícias na área da segurança pública: o último mês do ano registrou a maior redução de homicídios dos últimos 11 anos e, na comparação com 2023, de janeiro a dezembro o Estado diminuiu o número de assassinatos em 5,4%. As informações foram detalhadas nesta segunda-feira (6), durante reunião de monitoramento do programa Juntos Pela Segurança, realizada semanalmente na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), na área central do Recife. A vice-governadora Priscila Krause liderou o encontro.

…mais estatísticas

As estatísticas da SDS apontam, ainda, que comparando o mês de dezembro de 2023 com o de 2024, os homicídios contra mulheres diminuíram 35,7%, saindo de 28 para 18 registros. A queda dos feminicídios foi de 30%, passando de 10 para sete casos. Os crimes de estupro retraíram em 34,6%, indo de 246 para 161 boletins de ocorrência. No acumulado do ano, esses crimes diminuíram 7,5% (homicídios contra mulheres), 8,5% (feminicídios) e 15,8% (estupro).

Outros números

O crime de Violência Doméstica contra a Mulher retraiu 9,5% no mês de dezembro, passando de 4.756 (2023) para 4.302 (2024) denúncias. De janeiro a dezembro, houve uma variação para cima de 2,8%. “Esse é um dado de extrema importância para a SDS. Precisamos encorajar, cada vez mais, que as vítimas procurem as polícias e denunciem. Dessa forma, conseguiremos salvar mais vidas, rompendo o ciclo de morte que acontece com o feminicídio”, alertou a secretária.