O ministro da Pesca e Agricultura, André de Paula (PSD), anunciou o nome dos professores Cristiano Ramalho, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Flávia Lucena Frédou e Carlos Mello, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), para compor as secretarias nacionais da pasta.
Os novos secretários, defende o ministério, “têm perfil técnico e ampla experiência no setor”.
O professor Cristiano Wellington Noberto Ramalho, doutor em Ciências Sociais pela Unicamp eatualmente professor do Departamento de Sociologia da UFPE e pesquisador do CNPq.
A engenheira de pesca, professora, mestre e doutora, Flávia Lucena Frédou ficará à frente da Secretaria Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa. Ela, atualmente, é professora titular da UFRPE, atuando principalmente na avaliação e gestão dos recursos pesqueiros, inclusive em comitês Nacionais e Internacionais da pesca.
Já o zootecnista Carlos Mello, mestre e doutor em Aquicultura, ocupará a Secretaria Nacional de Pesca Industrial. Ele tem graduação em Zootecnia pela UFRPE, mestrado e doutorado em Aquicultura pela UFSC. Atua na área de zootecnia e recursos pesqueiros há mais de 20 anos. É consultor técnico da Câmara Setorial da Produção e Indústria de Pescados do Ministério da Agricultura e Pecuária.