
A governadora eleita e agora diplomada, Raquel Lyra (PSDB), mandou alguns recados na cerimônia dessa segunda-feira (19). Mesmo com um tom conciliador em alguns momentos, Raquel deixou evidente alguns pontos de vista sobre os adversários na política estadual.
O primeiro recado veio para petistas e Bolsonaristas, que se atacaram com vaias e aplausos durante a solenidade. “Serei a governadora que vai construir pontes, nunca muros. Pontes com os poderes constituídos, com o Governo Federal, com os municípios. Não buscarei o que nos separa, mas sempre o que nos aproxima. Sei que temos muito mais em comum do que nossas diferenças”, disse a futura governadora. Momentos antes da fala dela, o momento foi de vaias e aplausos após a diplomação da senadora eleita, Teresa Leitão (PT). Raquel voltou a afirmar que será a governadora de todos, independente da posição política.
O segundo recado foi para a adversária no segundo turno, Marília Arraes (SD). Mesmo sem citar a deputada federal, Raquel disse que a eleição dela foi uma vitória contra as fakenews e lembrou o discurso da eleição: “a verdade venceu e sempre vencerá”, disse.
O terceiro recado veio para o governador Paulo Câmara e o PSB. Mesmo sem apresentar números, Raquel voltou a afirmar que a situação do estado preocupa, principalmente do ponto de vista financeiro. A tucana ainda criticou a falta de segurança no estado e garantiu que dará prioridade as vagas de creches para o estado nos próximos meses.
“Vamos levar o Mães de Pernambuco para as famílias que mais precisam e criar as vagas de creche que faltam pelo estado inteiro. Também vamos implementar os mutirões que vão reduzir drasticamente as filas de exames e cirurgias, e enfrentar a violência com o Juntos pela Segurança”, prometeu.
Raquel ainda citou o ex-governador Eduardo Campos e o tio dela, ex-ministro da justiça, Fernando Lyra, ambos de saudosa memória, para lembrar da luta contra a ditadura e o modelo de gestão do socialista. Um discurso com tom político para o evento, o que revela, que o PSB será alvo de críticas durante o início da gestão.
Priscila também…
A vice-governadora eleita, Priscila Krause, esteve ao lado de Raquel e antes da diplomação, ela conversou com os jornalistas. Priscila disse que os nomes do secretariado serão divulgados em breve. A expectativa é que seja uma mescla entre técnicos e políticos.
…Tom político
Krause não poupou críticas ao PSB e voltou a afirmar que a situação financeira preocupa. Ela ainda disse que a situação em Pernambuco é de terra arrasada. “A prioridade será cuidar do povo pernambucano, que não tem água nas torneiras. Os índices de violência do nosso estado, infelizmente, são os maiores do país novamente e a gente precisa cuidar dessas pessoas”, disse.
O silêncio…
Aliados da Frente Popular acompanham de forma silenciosa as críticas da governadora eleita e da vice, Raquel Lyra e Priscila Krause, ao Governo Paulo Câmara. Mesmo com boa parte da bancada na Alepe e Câmara Federal com aliados, todos assistem às críticas calados e evitam defender a atual gestão.
…Tem dinheiro
O PSB afirma que vai deixar em caixa cerca de R$ 3 bilhões para Raquel iniciar o mandato. Nos próximos dias a equipe de transição de Raquel Lyra deve apresentar números do que chama de “situação preocupante”. O PSB deve rebater, com isso, o clima deve esquentar na reta final da gestão.
Pai e filho diplomados
Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, pai e filho, foram diplomados deputados federais de Pernambuco nesta segunda-feira (19). Prestes a iniciar o seu quinto mandato consecutivo, Eduardo da Fonte foi eleito com mais de 124 mil votos. Já o filho, exercerá o seu primeiro mandato, tendo vencido com 94 mil votos. A eleição de ambos representa um momento histórico para Pernambuco.
…A força do PP
Como presidente estadual do Partido Progressistas (PP) de Pernambuco, Eduardo da Fonte também contribuiu para a ampliação do número de deputados federais eleitos pela sigla, tendo conquistado quatro vagas na Câmara Federal. Além dele e Lula, foram diplomados os deputados federais Clarissa Tércio e Fernando Monteiro. Na esfera estadual, o PP elegeu oito representantes que irão atuar na Assembleia Legislativa, permanecendo umas das maiores bancadas de Pernambuco.
Miguel no governo…
Cotado para o Secretariado de Raquel Lyra (PSDB), o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), volta a se reunir amanhã com a governadora eleita. Do encontro, sai sua decisão de compor o Governo da tucana ou não. Raquel esteve com ele na semana passada e o sondou para sua equipe, mas não vazou a pasta que teria oferecido. Fala-se em Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico ou Agricultura. As informações são de Magno Martins.
…Edson também na expectativa
Quem também está na expectativa de assumir uma cadeira na Assembleia é o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira. Ele espera que um nome do União Brasil seja chamado para o secretariado e com isso seja chamado para voltar a Assembleia Legislativa. A conferir.
