“Propostas dos candidatos se restringem ao plano subjetivo”, diz analista política sobre debate na TV Jornal

Mário Flávio - 26.09.2012 às 11:20h

Ainda sobre o debate entre candidatos a prefeito de Caruaru, realizado pela TV Jornal nesta terça-feira (25), o blog consultou a analista política Perpétua Dantas sobre o desempenho de cada prefeiturável durante o programa. De acordo com ela, o debate demonstrou que os candidatos conseguiram melhorar muitos pontos falhos de suas campanhas, no entanto, Perpétua considerou que eles continuam a deixar vagas algumas propostas.

EVOLUÇÃO DE FÁBIO JOSÉ

“Fábio se saiu bem, diante de oportunidades anteriores e do ponto de vista de que o início da campanha dele teve pouca desenvoltura. Mas não gostei muito do encerramento dele, ele fez algumas análises interessantes, mas deixou críticas no ar e não conseguiu explorar críticas de forma mais profundas a Miriam e a Zé Queiroz. No entanto, ele precisa ponderar melhor suas colocações, como por exemplo, ao comparar a trajetória dele com a do ex-presidente Lula, que é muito carismático e veio das camadas populares, mas precisou evoluir no cenário político para chegar à presidência”, analisou.

No contexto Fábio José garante que é possível reduzir o IPTU em 70%

SEM MUDANÇAS NO DISCURSO DE MIRIAM

“A candidata Miriam Lacerda manteve o mesmo tom de outros debates, o que aponta que ela foi razoavelmente bem. Contudo, ela poderia ter mais argumentação sobre suas principais propostas, pois alguns temas continuam muito vagos. Ela também não se saiu bem em algumas tomadas de réplica ou tréplicas, principalmente em relação a Queiroz, que consegue dominar muito bem a retórica e sair pela tangente em perguntas mais complexas. Então, apesar de Miriam conseguir fazer perguntas importantes, ela não consegue manter a firmeza e pressionar Queiroz a responder de forma mais objetiva e coesa. Não sei se isso ocorre por inexperiência política dela, ou por falha da própria assessoria da candidata, que não consegue observar esses ganchos que poderiam ser aproveitados de forma mais adequadas”, explicou.

No contexto Miriam questiona Zé Queiroz sobre mudanças no secretariado

QUEIROZ SE DESTACA COM DESENVOLTURA, MAS COMETE GAFE

“Zé Queiroz como sempre tem uma desenvoltura muito grande e possui grande capacidade retórica, mas realmente tem que ter mais controle emocional, tendo em vista que ele está bem nas pesquisas, não tem porque se descontrolar. Do ponto de vista das respostas, ele estava indo bem no debate, apesar de deixar algumas respostas vagas, sem aprofundar propostas de programa de governo, como os temas voltados para o meio ambiente. Mas, o candidato cometeu uma gafe, pois ele tem o discurso de defesa dos gêneros e sustenta a importância da Secretaria da Mulher, e ainda assim ele se valeu de utilizar uma colocação sobre a Lei da Maria da Penha, que não coube adequadamente naquele momento de debate político, pois não havia qualquer possibilidade referência a uma forma de agressão. E ainda, ele demonstrou que não utilizou bom uso do instrumento jurídico. Em contrapartida, a própria candidata Miriam Lacerda não soube responder adequadamente esse comentário mal colocado de Queiroz”, completou.

No contexto Queiroz usa tempo de pergunta de Fábio para rebater Miriam

AVALIAÇÃO GERAL

Sob o ponto de vista de Perpétua, no geral as propostas reproduziram o que já foi visto no guia eleitoral, o que dá margens para que os eleitores continuem com dúvidas. “As propostas dos candidatos se restringem ao plano subjetivo, sem que se demonstre com clareza como implantar algumas propostas interessantes, relacionadas por exemplo, ao Meio Ambiente e à Saúde, mas que são apresentadas de forma vaga. No entanto, eles continuam focando os ataques pessoais, em vez de priorizarem os programas de governo. É válido, no entanto, observar também que desde o início da campanha, os candidatos têm tentado solucionar suas próprias falhas, como os esforços observados nos últimos dias no guia eleitoral de Zé Queiroz, para atrair as parcelas mais jovens do eleitorado, que apareceram distantes do candidato nas primeiras pesquisas eleitorais.  Ainda assim, acredito que quem precisa realmente tomar um rumo é a assessoria de Miriam, que não consegue passar consistência para propostas da candidata no guia eleitoral. Na verdade, a impressão que se tem é que a candidata mostrou um desempenho melhor na pré-campanha do que agora”, finalizou Perpétua.