O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco condenou, nesta segunda-feira (17), dois usuários de redes sociais por fake News. Um dos condenador é o vereador de Petrolina Capitão Alencar (Patriota).
As publicações são pesquisas, que segundo a Justiça Eleitoral são falsas onde mostram à candidata Raquel Lyra com um percentual de intenção de votos além do da candidata pelo o Solidariedade, Marília Arraes.
Na decisão, o vereador Capitão Alencar terá que retirar a publicação. Além de pagar uma de R$ 53.205. Segundo a desembargadora Virgínia Gondim Dantas, as postagens contribuem para “a disseminação de dados que não correspondam à realidade e que exercem influência na opinião do eleitorado.”
Já no segundo caso, um usuário de Bonito também postou a mesma notícia. A desembargadora aplicou a mesma sentença, inclusive no valor da multa, alertando que o autor da postagem, identificado como Ricardo Alexandre de Oliveira, “compartilhou no Instagram postagem com emprego da palavra PESQUISA, seguida de diversos dados que levam a crer que se trata de uma pesquisa verídica – percentuais, nome de instituto responsável, período, locais de aferição – elementos esses que, segundo o entendimento do TSE, são suficientes para enquadrar referida conduta como divulgação de pesquisa eleitoral sem prévio registro“.