Reportagem do Leituracritica.com
Uma semana depois da confirmação de que o ex-marqueteiro do PFL, Antonio Lavareda, foi contratado para prestar consultoria para a campanha de Geraldo Julio (PSB), uma das empresas do grupo do publicitário, foi beneficiada com uma verba de R$ 200 mil reais pela Prefeitura do Recife. A contratação foi publicada no Diário Oficial da prefeitura e feita pelo regime de dispensa de licitação ou seja sem qualquer correncia. O objeto é um evento de moda infantil.
Como o valor é considerado alto e realizado em pleno no período eleitoral, a contratação está motivando suspeitas entre advogados de alguns candidatos, entre os quais o próprio PT, que já dá como definitiva a utilização da maquina administrativa da PCR contra Humberto. O prefeito João da Costa foi rifado do processo sucessório e faz campanha aberta contra o petista , tendo inclusive, nesse final de semana, participado de um evento eleitoral com o candidato do governador.
Advogados consultados pelo leituracritica.com informaram que a dispensa de licitação pode ser feita através da Lei 866, mas é pouco crível que isso aconteça em plena campanha eleitoral, até porque, insiste o mesmo advogado, todas as prefeituras do País estão impedidas de aportarem recursos nesse período pela própria legislação eleitoral. Com isso, levanta-se a suspeita de que o processo possa ser incluído no que os juristas chamam de “triangulação de financiamento de campanha eleitorais”.
O assunto, inclusive, tem sido objeto de discussão entre os ministros do STF, que estão votando o chamado mensalão.
“É um patrocínio para uma ação de moda para inclusão dos artistas pernambucanas”, disse o presidente da Fundação de Cultura, André Brasileiro.
Ao ser indagado o motivo da contratação da empresa para o evento Shopping Day, que trata de moda infantil. Considerado competente e com bom trânsito no setor, ele assumiu depois das denuncias de superfaturamento de licitações promovidas pela então presidente, Luciana Felix que renunciou ao cargo em março desse ano. Ela foi indicada pelo então deputado, Mauricio Rands, e deixou a PCR junto com vários secretários por ocasião das prévias do partido.
Ex-mulher do senador Humberto Costa (PT), Luciana surpreendeu os petistas na semana passada ao ser noemada pelo governador Eduardo Campos s(PSB) para uma assessoria especial no Palácio das Princesas, mesmo respondendo a vários processos no TCE.
A Lead Comunicação está registrada no nome de Carlas Bensoussan, esposa do publicitário, que recentemente passou a fazer pesquisas eleitorais para a campanha do candidato do PSB, através do Ipespe, também de sua propriedade.
Mas o setor de eventos não é o único em que o marqueteiro Antonio Lavareda atua com desenvoltura na gestão do prefeito João da Costa.
Uma de suas empresas de publicidade, a Blackninja, tem um contrato de cerca R$ 8 milhões com a Prefeitura, para cuidar da publicidade oficial. Outra, dessa vez de engenharia e construção, a Conic, firmou também outro contrato milionário numa parceria com a PCR para um empreendimento imobiliário, na Várzea.
Íntimo do atual prefeito, mesmo depois de ter prestado serviços por décadas ao ex-governador e inimigo do PT, Jarbas Vasconcelos, o marqueteiro é hoje um elemento privilegiado do grupo do prefeito João da Costa que, nos últimos anos, não dar qualquer passo sem consultar seu novo “guru”.
Procurada a assessoria do marqueteiro não se pronunciou, mesmo depois das perguntas terem sido enviadas também por SMS. No último sábado, o Jornal do Commercio, através da colunista Roberta Jungmam, foi o primeiro a confirmar, depois do leituracritica.com, a contratação de Lavareda pela campanha do PSB.