
A eleição em Caruaru é uma disputa a parte. Os três principais políticos na cidade dominam o espectro há anos e alguns jargões vão ficando na memória do povo com o passar da eleição.
Em 2016, quando foi candidato a prefeito, o então deputado estadual Tony Gel, criou os termos barbudinho e painho. As músicas rimavam e pegou até hoje com Tony usando as informações para animar carreatas e passeatas.
Veio 2020 e Raquel Lyra pegou a base da música e aproveitou para lançar o termo mainha. Não foi bem ela, a militância e tal. No entanto, mainha virou marca registrada e Raquel acabou sendo reeleita.
Veio a eleição de 2022 e a nova alcunha agora veio para o deputado Zé Queiroz. No dia dos pais ele recebeu uma homenagem de apoiares e por ter sido prefeito de Caruaru quatro vezes acabou sendo chamado de “pai de Caruaru”.
Com essas assertivas, o trio de ferro da politica local já tem temos nordestinos para as campanhas. Em nome do pai, painho e mainha. O curioso é que todos enfrentam uma eleição complicada e terão muitas dificuldades para obter êxito. A conferir.