Foi lançado nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) um novo indicador para medir a variação de preço dos aluguéis residenciais. Os dados são frutos de pesquisa dos contratos assinados entre locadores e locatários, intermediados por empresas administradoras de imóveis em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.
De acordo com a pesquisa, em dezembro, o Índice registrou crescimento de 0,66%, uma desaceleração com relação ao 0,79% registrado em novembro. O acumulado de 12 meses ficou em -0,61% em dezembro, ante a taxa de 0,70% apurada em novembro. Nos anos anteriores, a taxa anual ficou em -5,08% em dezembro de 2019 e 4,08% em dezembro de 2020.
As quatro cidades que fazem parte da pesquisa apresentaram desaceleração no acumulado de 12 meses, com São Paulo caindo mais do que a média nacional, com -1,83%. A queda em Porto Alegre foi -0,35% e Belo Horizonte e Rio de Janeiro tiveram alta de 1,46% e 0,46%, respectivamente.
Além disso, o instituto garante que os dados do Ivar serão incorporados ao subitem aluguel residencial das diferentes versões do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) neste mês de janeiro.