MPPE apresenta trabalho de controle externo da atividade policial em curso de formação de oficiais da PMPE

Jorge Brandão - 21.12.2021 às 08:55h

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se fez presente, em atividade do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar do Paudalho. Na ocasião, o 7º promotor de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, Westei Conde, apresentou aos alunos o papel do MP no controle externo da atividade policial militar.

“A explicação girou em torno do trabalho do Ministério Público nessa temática, com debate a partir de situações práticas que estão sendo acompanhadas pela Promotoria de Justiça de Direitos Humanos da Capital, que possui também essa atribuição de controle externo da atividade policial”, explicou o promotor de Justiça.

A colaboração do MPPE com as Polícias Civil, Militar e Científica, bem como com o Corpo de Bombeiros na formação dos agentes da segurança pública foi estreitada neste ano. No mês de novembro, os coordenadores dos Centros de Apoio Operacional de Defesa Social e Controle Externo da Atividade Policial (CAO Defesa Social) e de Apoio à Atuação Criminal (CAO Criminal), promotores de Justiça Rinaldo Jorge e Ângela Cruz, respectivamente, promoveram palestras para candidatos a delegados de Polícia, médicos legistas e auxiliares de perícias, nos dias 8 e 11 de novembro, na Academia da Polícia Civil (Acadepol).

“O ciclo de palestras com membros do MPPE e as polícias, terão continuidade ainda este ano para 800 alunos do Curso de formação de soldados da Polícia Militar e já estamos agendando para as novas turmas que ingressarão nos cursos das Polícias Civil,  Militar e Científica em 2022”, pontuou o Coordenador do CAO de Defesa Social e Controle Externo da Atividade Policial, promotor de Justiça Rinaldo Jorge da Silva.