O presidente americano, Joe Biden, convidou 110 países para uma cúpula virtual prevista para acontecer em dezembro para discutir os rumos da democracia, incluindo grandes aliados ocidentais, mas também Iraque, Índia e Paquistão, segundo uma lista publicada no site do Departamento de Estado.
Porém, o que chamou atenção na lista, foi ausência da China, mesmo Biden mantendo diálogos frequentes com o poderoso asiático. O presidente preferiu convidar Taiwan, uma medida que irritou Pequim. Taiwan emitiu um comunicado agradecendo o convite. “Com esta reunião de cúpula, Taiwan pode compartilhar sua história democrática de sucesso”, afirmou o porta-voz da presidência, Xavier Chang, em um comunicado.
A Chica reagiu a atitude de Joe Biden. “A China mostra sua firme oposição ao convite americano às autoridades de Taiwan”, declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian.
Taiwan, ilha governada de forma democrática e reivindicada por Pequim, é foco de tensões entre as duas maiores potências mundiais, Estados Unidos e China.