Fernando de Noronha entra em uma nova fase de flexibilização a partir de outubro, determinando um novo protocolo para a entrada de visitantes na ilha. Segundo a administração do arquipélago será exigida a carteira de vacinação digital com as duas doses da vacina, sendo a última com mais de 21 dias da aplicação.
A carteira digital de vacinação pode ser adquirida por meio dos portais: Conecte SUS Cidadão, do Ministério da Saúde, Conecta Recife ou Passe Verde. Vale lembrar, que exames realizados por imunocromatografia, como testes rápidos e exames de busca de antígenos, não serão aceitos.
O exame de saída, realizado em 30% dos passageiros de cada voo, exigido pelo atual protocolo, não precisará ser mais realizado, após a mudança. “Esse é um passo importante, que pode garantir uma maior flexibilização no futuro, inclusive para confirmação do Réveillon na ilha o mais breve possível”, afirmou o administrador geral da ilha Guilherme Rocha.
O protocolo que está em vigor atualmente exige para todos os visitantes o exame RT-PCR realizado com 48 horas de antecedência da viagem. Quem já foi contaminado pode apresentar o exame RT-PCR com o resultado positivo realizado no mínimo 20 dias antes do embarque ou, no máximo, 90 dias antes.