Bianka Carvalho fez o bom jornalismo e Moro mostrou que precisa se informar melhor

Mário Flávio - 22.10.2019 às 11:57h

A pergunta da repórter da Tv Globo, Bianka Carvalho, ao ministro da Justiça Sérgio Moro, foi num momento delicado e o que todo Nordestino gostaria de fazer. Ela fez o básico do bom repórter: perguntar.

Moro foi mal educado e irônico e só mostrou o que todo mundo sabe no mundo político atual: o governo do presidente Jair Bolsonaro é uma torre de babel e ninguém fala a mesma linguagem.

Muita gente questionou se ele estaria apto a responder sobre o meio ambiente, mesmo ele num evento sobre segurança. A resposta é simples: ele deveria saber a estratégia do governo nesse desastre ambiental.

Moro foi questionado por duas razões: a primeira é que ele é um símbolo desse governo. Nas avaliações pontua até melhor que Jair Bolsonaro, principalmente quando o assunto é avaliação de ambos.

A segunda é que até o momento o silêncio da gestão diante de algo tão grave incomodava a todos, principalmente a nós aqui da região. Bianka não enquadrou Moro, como alguns apaixonados pela esquerda afirmaram. Ela aproveito a oportunidade para ouvir do ministro mais importante do governo o que a gestão estava fazendo para conter a crise.

Pela resposta de Moro, o assunto não teve a relevância devida. Não houve conversas entre os ministros e pouco eles sabiam sobre a tragédia ambiental. Para muitos o ex-juiz represente um baluarte no combate à corrupção. Para outros, nem tanto.

O que Moro precisa saber é que quando se assume um cargo público a pessoa deve satisfação a sociedade e o jornalista, muitas vezes, compre o papel de mediador entre o poder público e o povo.

Tomara que com essa lição o ministro aprenda que querer dar fora em repórter não é o melhor caminho. Que ele se informe melhor sobre os assuntos do Brasil e possa responder as perguntas tão básicas como a feita por Bianka, que todos os dias exerce com maestria o bom jornalismo.