14 de dezembro de 2011 às 08h30min - Por Mário Flávio

A Câmara de Caruaru deve ficar lotada nessa quarta-feira. O líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em Pernambuco, Jaime Amorim, vai receber as 17h o Título de Cidadão de Caruaru. A honraria foi oferecida pelo presidente da Casa, vereador Lícius Cavalcanti (PCdoB). A Casa deve receber um grande público, já que integrantes do movimento em todo Estado confirmaram presença no evento. Amorim se destaca em Caruaru pela organização da Fazenda Normandia, onde dezenas de famílias vivem. O acampamento é uma referência para todo o Brasil e recebe palestras de personalidades para debater os mais variados temas.

POLÊMICA – A votação da comenda gerou polêmica na Câmara e alguns vereadores questionaram a concessão da honraria para Jaime Amorim. No entanto, o Projeto foi aprovado por unanimidade, após uma rápida discussão entre os edis.  

BIOGRAFIA – Jaime de Amorim nasceu em 07 de abril de 1960, na cidade de Guaramirim, em Santa Catarina. É formado em pedagogia pela Fundação Catarinense de Ensino, em Joinville. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade de Joinville. Começou sua militância no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST em 1985. Em maio de 1987 veio contribuir no processo de construção do MST no Nordeste, residindo na Bahia até 1989. De 1989 a 1991 coordenou a Secretaria Nordeste do MST em Maceió, assim como coordenou a primeira ocupação de terra do MST em Pernambuco, no Engenho do complexo Suape no Cabo de Santo Agostinho.

Já com a tarefa de organizar o MST em Pernambuco, em 1992 fixou residência em Caruaru, onde passou a funcionar a sede estadual do MST. É casado com a baiana Rubneuza Leandro de Souza, com quem teve quatro filhos, dos quais três são caruaruenses.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro