Os recordistas de Mandatos em Caruaru

Os dois ex-prefeitos de Caruaru e eleitos para deputados estaduais no pleito desse ano, Zé Queiroz e Tony Gel, são os destaques de mandatos em Caruaru. Ambos possuem nove vitórias para os principais cargos e mostram a força que possuem, em pelo menos três gerações diferentes que foram às urnas aqui na cidade.

Em termos de mandatos consecutivos, Tony se destaca. Ele tem mandatos seguidos desde o ano de 1990, quando foi eleito pela primeira vez deputado federal. De lá para cá, Gel não ficou um ano sequer sem mandato, totalizando 9.

Já o ex-prefeito Zé Queiroz também tem nove mandatos. Mas diferente de Tony, ele ficou alguns anos sem cargos, mas é o recordista em comandar a cidade, com quatro gestões a frente do Palácio Jaime Nejaym. Ninguém governou mais Caruaru que ele.

Zé Queiroz teve 32 anos de mandatos, vai pra mais 4, ao final desse novo mandato totalizando 36 anos. Tony Gel teve 28 anos consecutivos de mandatos, vai pra mais 4, ao final desse novo mandato totalizando 32 anos.

Outro que vai para o sétimo mandato é o deputado federal reeleito Wolney Queiroz. Ele tem cinco mandatos no Congresso Nacional e um de vereador. Ao final da próxima legislatura, quando assume pela sexta vez a vaga de deputado federal, chegará a 26 anos em cargos públicos.

Na sequência o ex-governador João Lyra Neto. Ele foi prefeito da cidade por duas vezes, deputado e chegou ao comando do estado por nove meses. Lyra teve 18 anos de mandato, contando também as gestões na função de vice-governador.

O recordista

Mas em termos de mandatos nenhum supera o vereador Leonardo Chaves. Ele está no décimo mandato seguido na Câmara Municipal e chegará ao fim dessa legislatura a 44 anos seguidos na função de vereador. Teve dois de seis anos. Chaves já foi presidente da Casa por 8 mandatos e também assumiu em algumas ocasiões a prefeitura de Caruaru.

Outro vereador que obteve 8 mandatos foi Elias Soares. Era o recordista antes de Leonardo Chaves, mas se aposentou da política. Ele também assumiu a prefeitura em algumas ocasiões no final da década de 1970.

O atual presidente da Câmara, Lula Tôrres, também tem um bom número de mandatos. Ele tem sete mandatos de vereador e vem na sequência.

Jornalista e blogueiro.