Opinião de Mário – Novo secretário de Serviços Públicos deve ter o perfil mais político

Com o pedido de demissão do secretário de Serviços Públicos, Humberto Correia, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, deve anunciar até o dia 30 desse mês o nome para substituir ele no comando de uma das mais importantes secretarias para a engenharia da gestão.

Feira da Sulanca e coleta de lixo, além da iluminação pública fazem parte do pacote de serviços oferecidos pela secretaria. No entanto, apesar da competência de Humberto, um dos técnicos apresentados pela tucana no início do governo, o perfil do novo secretário ou secretária deve ser mais político.

A relação com os vereadores é um exemplo disso. Os governistas reclamam do trato que tinham com o atual secretário e cobram mais atenção para resolver problemas básicos, que interferem na rotina dos vereadores e com uma base tão ampla, ter habilidade para atender aos mais diversos pedidos.

O exemplo da secretaria de Agricultura é uma forma que pode ser copiada. O novo titular da Pasta, Zé Carlos Menezes, foi vereador e sabe muito bem os caminhos que levam para evitar pequenas crises, que as vezes se tornam um grande problema. Desde que Zé assumiu que não houve mais queixa com relação a essa secretaria.

O período que o novo gestor vai assumir também é bem complicado. Com o passar de junho, praticamente chega o período eleitoral e as atenções se voltam para a campanha e não é uma situação fácil de ser administrada. Os auxilares também devem ser pensados.

O exemplo de Ytalo Farias pode ser seguido. O jovem Executivo era atencioso com todos e deixou uma boa impressão após pedir a saída do governo, após passar num concurso da Caixa. Não é uma tarefa fácil, mas que pode ser bem sucedida a depender do perfil e modos operandi do novo gestor ou gestora.

Pagamento de salário
A Prefeitura de Caruaru informa que, nesta quinta-feira (28), estará realizando o pagamento do salário aos servidores públicos municipais relativo ao mês de junho. Com isso, cerca de R$ 20 milhões serão injetados na economia do município.

Exposição
Ressocializar, capacitar e cuidar são algumas das práticas presentes no dia a dia da Casa de Semiliberdade (Casem) Caruaru, uma das unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) no Agreste de Pernambuco. O resultado mais recente nesse trabalho continuado foi a conclusão das primeiras turmas das oficinas “Cores em giz” e “Arte em telhas e tapeçaria”, ministradas por agentes socioeducativos. As peças serão expostas na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que começa no próximo dia 4, no Centro de Convenções, em Olinda.

Apoio a Jarbas

“Estou muito feliz com esse apoio de Ricardo Costa, pois não é de hoje que militamos juntos. Ricardo é o primeiro deputado a me declarar apoio. Ele sempre foi um homem e político de palavra”, falou o deputado federal Jarbas Vasconcelos, depois de ter se reunido com o deputado estadual Ricardo Costa em seu escritório político Debate. Ricardo é o primeiro parlamentar a anunciar oficialmente o apoio ao pleito de Jarbas em ocupar uma cadeira no Senado, nesta próxima eleição.

Alberes a espera do apoio de Zé e Wolney
O vereador e pré-candidato a deputado estadual Alberes Lopes segue na expectativa de confirmar o apoio que vai receber do deputado federal Wolney Queiroz e do ex-prefeito José Queiroz para a campanha a deputado. No entanto, se Queiroz decidir disputar a eleição de deputado estadual, ele garantiu que retira a pré-candidatura e vai pedir votos para Zé.

Livro sobre corrupção

Após o auge das manifestações que tomaram o Brasil em meados de 2014, a política nacional entrou em declínio com a instauração de inúmeras investigações da Polícia Federal, investigações e a prisão de vários nomes fortes do cenário político. Esse foi o cenário inspirador para o 17º livro do empreendedor Janguiê Diniz, intitulado “Falta de Educação gera corrupção” e que será lançado nesta quinta-feira (28), na UNINASSAU Boa Viagem, a partir das 18h.

Resultado do Idepe
O governador Paulo Câmara recebe, nesta quinta-feira (28.06), no Palácio do Campo das Princesas, gestores, professores e estudantes das Redes Municipal e Estadual para a divulgação dos destaques do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) no ano de 2017. A solenidade de divulgação e premiação é um dos eventos mais importantes do calendário da educação pública de Pernambuco e tem como objetivo valorizar o trabalho das escolas, Gerências Regionais de Educação (GREs) e municípios que obtiveram bons desempenhos educacionais no Estado.

Novidades
Duas novidades serão apresentadas nesta edição: a premiação para as escolas municipais melhores colocadas no ensino fundamental – além da tradicional premiação para os municípios com melhores resultados – e para as escolas estaduais que mais cresceram nos seus índices. Nas escolas estaduais, destaque para as localizadas no Sertão, que ocupam 8 dos 10 primeiros lugares no ranking IDEPE do Ensino Médio.

Mulher na política
O Panorama Entrevista desta quinta-feira (28) recebe três mulheres para debater sobre as mulheres na política. As professoras Elba Ravane, Karla Falcão e Nayara Souza participam do programa, que vai ao ar a partir de 13h na Globo FM 89,9.

Jornalista e blogueiro.