MPPE recomenda interdição de dois matadouros públicos em Catende

Mário Flávio - 07.08.2018 às 07:25h

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) para que interditem dois matadouros na cidade de Catende.

A recomendação foi elaborada após a Promotoria de Catende tomar conhecimento das irregularidades nas práticas adotadas nos matadouros localizados em Catende e Laje Grande. Os órgãos públicos deverão, no prazo de 10 dias, desativar ou interditar, em caráter emergencial, os equipamentos diante da ausência de condições higiênicas mínimas.

“Diante do risco iminente para a saúde e a vida das pessoas, a omissão em adotar as medidas emergenciais pode comprometer ainda mais a saúde e a vida das pessoas que consomem os produtos provenientes dos estabelecimentos”, alertou o promotor de Justiça Rômulo Siqueira.

A Adagro deverá ainda, segundo a recomendação ministerial, exercer constante fiscalização da comercialização e transporte de todos os produtos de origem animal no município de Catende, a fim de resguardar o direito à saúde da população.