Miriam diz que, apesar de ser bandeira do PT, Orçamento Participativo deve ser implantado em Caruaru

Mário Flávio - 17.08.2012 às 08:58h

20120817-095455.jpg

Em entrevista ao programa Repórter Cururú, na Rádio Cultura do Nordeste, nesta sexta (17), a candidata Miriam Lacerda (DEM) foi indagada sobre sua experiência quando era secretária do governo de Tony Gel (DEM), na gestão passada. Especificamente, ela citou os trabalhos desenvolvidos pelo programa Prefeitura junto de Você e pela implantação do Comitê Gestor do São João.

“Na gestão anterior, nós implantamos o comitê para que todas as secretarias estivessem envolvidas na organização do São João, dessa forma a responsabilidade não ficava por conta apenas da Fundação de Cultura. e também permitia que as ações dos departamentos fossem interligados. No que se refere ao Prefeitura junto de Você, eu percebi que a população sentia falta da aproximação com representantes da gestão, mesmo que fosse pra dizer um “não”; mas eles queriam fazer parte do processo de decisões do município. Esse projeto me deu bastante experiência e acredito que mostra a importância de implantar o Orçamento Participativo. E dessa forma, mesmo sendo uma bandeira do PT, acredito que o que é bom para a população, tem que ser feito, e vamos implantá-lo”, disse a candidata, referindo-se às metas de campanha.

Críticas

No entanto, a candidata democrata tem sido criticada pela base governista justamente por apoiar o Orçamento Participativo. Na verdade, uma das coordenadoras de campanha de Zé Queiroz (PDT), a petista Louise Caroline, não aceita que uma candidata do DEM defenda a bandeira do projeto, e chegou a se pronunciar na imprensa argumentando que partidos de direita não sustentam o discurso de participação popular e que, por isso, a proposta de Miriam seria oportunismo às vésperas das eleições.

Em paralelo, o Comitê de Operacionalização do Orçamento Participativo da prefeitura de Caruaru começou a realizar as primeiras ações para implantação do projeto, incluindo a realização de plenárias na cidade.