Ministro do Trabalho está confiante na recuperação da economia

Mário Flávio - 22.06.2017 às 07:49h

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, declarou nesta quarta-feira (21) que está confiante na recuperação da economia brasileiro em razão dos números positivos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês de maio.

Segundo ele, pelo segundo mês consecutivo e pela terceira vez, este ano, o país tem números positivos na abertura de postos de trabalho.

“Depois de dois anos consecutivos de números negativos, agora podemos constatar que a economia volta a dar sinais de recuperação e um dos indicadores fundamentais que comprovam a recuperação econômica é a geração de empregos”, afirmou o ministro.

De acordo com o Caged, 34.253 novos postos de trabalho formal foram abertos no Brasil, no mês de maio, o que representa um aumento de 0,09% em relação ao mês abril.

No acumulado do ano, o crescimento foi de 48.543 postos de trabalho – uma diferença significativa em relação ao mesmo período dos dois anos anteriores.

O ministro lembrou que os números foram negativos nos acumulados de janeiro a maio de 2016 (-448.011 empregos) e de 2015 (-243.948 postos de trabalho).

Outro sinal de recuperação apontado por Ronaldo Nogueira foi que, dos oitos principais setores da economia, quatro tiveram resultados positivos em maio – Serviços, Indústria de Transformação, Administração Pública e Agropecuária.

“Acreditamos que a economia se consolida mês a mês e os setores vêm apresentando sinais de recuperação”, disse ele.

De acordo com o ministro, mesmo nos setores em que houve queda, como comércio e algumas áreas industriais, a redução foi menor, quando comparada com os meses de maio de 2016 e 2015.

Além disso, essas são áreas em que, normalmente, a geração de vagas é menor nessa época do ano.