Ministro das Cidades destaca prevenção a acidentes e importância das festas juninas em Caruaru e Campina Grande

Natural de Campina Grande, na Paraíba, o Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), conheceu um pouco do clima junino de Caruaru neste sábado (23), quando visitou a Capital do Forró para intensificar a campanha de prevenção a acidentes nas estradas. Além disso, ele também conheceu a exposição Baixio dos Doidos, na Vila do Forró, na antiga Estação Ferroviária. Aguinaldo esteve acompanhado do governador Eduardo Campos (PSB), o vice João Lyra (PDT), o prefeito Zé Queiroz e seu vice, Jorge Gomes (PSB), além de secretários municipais e da secretária estadual Laura Gomes (PSB).

Essa visita não teve tanto um enfoque político, visto que foram evitados assuntos como a recente reportagem do Estadão que afirmou que o Ministro teria costurado a aliança do PT ao PP de Campina Grande, em favor de sua irmã, a pré-candidata a prefeita Daniela Ribeiro, em troca de uma secretaria no Ministério das Cidades. Na verdade, Aguinaldo se concentrou em falar sobre a importância de prevenir motoristas quanto acidades nas estradas. Oficialmente, essa visita dele foi até um agradecimento ao cantor sertanejo Leonardo, que participou do comercial da campanha sem cobrar cachê. No contexto, o filho de Leonardo sofreu um acidente de carro recentemente, devido à falta de atenção.

“Foi a primeira vez que o Ministério das Cidades fez uma campanha especifica regional, logicamente não poderíamos deixar de visitar Caruaru e Campina Grande, por serem as maiores referências regionais, sobretudo nas festas juninas. E nessas festas é onde há também um grande consumo de bebida alcoólica e é quando também se faz preciso um trabalho de conscientização para que as pessoas não dirijam embriagadas. Nossa missão aqui é mostrar que o trânsito no Brasil mata muito. O trânsito aqui causa muito mais mortes do que as ocasionadas na guerra na Síria. Devemos estimular e sensibilizar a população e os governos estaduais e municipais. É preciso que possamos introduzir na cultura do brasileiro o respeito ao cidadão e à vida na condição do trânsito”, explicou.

A campanha desenvolveu uma estrutura de divulgação na mídia, envolvendo os órgãos estaduais e municipais de trânsito, através de trabalhos de conscientização, que incluem a distribuição de panfletos nas ruas. O Ministério também utiliza campanhas como essa dentro da meta a meta de reduzir até 2020 reduzir em 50% os acidentes de trânsito.

Mas, o ministro não falou apenas do trânsito. Ele também destacou a importância das festas juninas em Caruaru e Campina Grande. Só não quis entrar no mérito de qual é a melhor festa. “Nessa disputa quem  ganha é, quem ganha é o povo brasileiro, que pode conhecer o que tem de melhor na nossa cultura. O nosso povo tem uma riqueza que pode ser representada, por exemplo, pela exposição Baixio dos Doidos. O São João a cada dia se expressa mais através de Campina e Caruaru, que ajuntam o Nordeste como um todo na difusão da cultura popular”, ressaltou.

Jornalista e blogueiro.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.