Fundação Terra inaugura primeiro prédio de órteses e próteses do interior de Pernambuco

Mário Flávio - 10.09.2018 às 17:05h

O presidente e criador da Fundação Terra, Padre Airton Freire, inaugurou, no último sábado (8), junto aos convidados, servos e colaboradores, o prédio que abrigará as instalações da primeira unidade especializada na confecção, manutenção e dispensação de próteses e órteses do interior de Pernambuco.

A implantação da Oficina Ortopédica faz parte da tradição de inaugurar uma obra social por ano, justamente na data de aniversário da organização, que este ano completou 34 anos de atuação.

Na solenidade, a banda marcial da instituição deu os primeiros acordes anunciado a abertura da programação. Na sequência, o religioso deu continuidade com a celebração da Santa Missa e, em seguida, a inauguração do espaço. A expectativa é de cerca de 150 peças por mês, entre órteses e próteses, sejam confeccionadas e entregues aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos 35 municípios que o Mens Sana atende.

“Com a Oficina de Órteses e Próteses, vamos oferecer condições para que as pessoas aqui atendidas possam ter esse apoio da Fundação Terra e não precisem mais ir ao Recife”, afirmou o Padre Airton. Após a habilitação, o empreendimento planeja fazer convênios com o Governo de Pernambuco e estudantes universitários da área de saúde. “Vamos trazer os alunos para fazer estágios”, completou o padre.

A coordenadora do setor de saúde da instituição, Liege Nogueira, afirma que, dentre as quatro modalidades de reabilitação oferecidas pelo Mens Sana, apenas a auditiva oferece próteses aos pacientes. “São 90 peças por mês concedidas através de um convênio com o Governo do Estado. Agora, com a inauguração do espaço, vamos dar ainda mais prosseguimento de próteses e órteses a essas pessoas com deficiência”.