Dia Mundial da Criatividade será tema de evento no Armazém da Criatividade

O Dia Mundial da Criatividade (DMC) acontece no dia 21 de abril e promete ser um marco histórico para quem acredita no poder da criatividade para resolver os problemas deste século. Inclusive, em 2017, o Dia Mundial da Criatividade entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) com a intenção de reforçar e celebrar a importância da criatividade e da inovação para o desenvolvimento sustentável, reunindo atividades em mais de cinquenta países.

Jovens profissionais, empreendedores de diferentes indústrias criativas, pensadores, professores, especialistas em criatividade, se reuniram para trazer o evento para Caruaru pela primeira vez, colocando a Capital do Forró no mapa mundial da criatividade junto com Recife e outras capitais do país.

“A importância do DMC para Caruaru é, principalmente, simbólica: é percebido um momento otimista para a Economia Criativa da cidade nos últimos anos e estarmos entre as 13 cidades brasileiras que comemorarão a data só consolida ainda mais isso. A intenção de colocar o “país de Caruaru” nesta rota criativa é chamar a atenção da população para esta temática e representar nossa criatividade a nível nacional e global. Aliás, o foco para os preparativos do DMC Caruaru está em ressaltar a importância da criatividade e especialmente do aspecto convergente que esse elemento possui para as mais diversas atividades e relações humanas, sejam elas profissionais ou culturais. Tudo foi pensado de maneira muito inclusiva para abarcar não somente as pessoas que já trabalham com Economia Criativa mas também o grande público” diz Milton Oliveira, que encabeça o movimento.

A abertura do evento acontece no Armazém da criatividade com a mesa redonda sobre a “Criatividade que nos une”. Diversos profissionais de várias áreas, inclusive que não são tradicionalmente ligadas à criatividade debatem como utilizam a criatividade nas suas profissões. A mesa terá mediação do Professor Elton Vieira, do IFPE.

Já à tarde, o evento segue para o largo da Estação Ferroviária com oficinas, apresentações artísticas e uma feirinha criativa que reúne de designers a artesãos oferecendo produtos diversos, utilizando os conceitos da economia criativa. “Nossa intenção é abraçar a cidade com várias atrações que divulgam a criatividade e oferecer ao público a concepção de que é possível ser criativo em qualquer área de atuação, seja ela ligada às artes e outras ciências tradicionalmente ligadas à criatividade ou áreas aparentemente mais cartesianas” diz Marcos Tenório, que participa do comitê organizador. Além disso, a professora Elisabeth Santos, da UFPE, propõe um debate na Casa do Cordel sobre “Criatividade, Saberes e Organizações da Cultura Popular em Caruaru-PE” com artistas, designers e pesquisadores. A proposta é fortalecer e empoderar os movimentos culturais e artísticos existentes em Caruaru-PE.

Serão diversas atividades divididas entre palestras, debates, mesas redondas, apresentações culturais, feirinha criativa, intervenções artísticas, oficinas e workshops que farão a criatividade abraçar Caruaru e região durante o feriado.

Todas as atividades serão gratuitas, mas é importante se inscrever com antecedência para garantir  vagas, pois elas são limitadas. Todas as inscrições acontecem no site: www.diamundialdacriatividade.com.br.

Jornalista e blogueiro.