Corpo de Mãe Jucy de Yemanjá, liderança da religião afro em Caruaru, será velado na Casa do Pife

Mário Flávio - 13.11.2017 às 07:09h

Faleceu no final da tarde deste domingo (12), no Hospital Regional do Agreste, aos 57 anos, Jucimar Pereira da Silva, mais conhecida como ‘Mãe Jucy de Yemanja’. Era uma ilustre representante da religião de matriz africana de Caruaru, sendo fundadora do Afoxé Filhos de Lufã e membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Caruaru, onde ocupou, como último cargo, o de conselheira de gastronomia.

Recentemente, Jucimar foi eleita delegada para a Conferência Estadual de promoção a Igualdade Racial, como uma das representantes de Caruaru. Em 2016, recebeu o Título de Notório Notório Saber da Cultura Afro Brasileira,  no evento Semana Cultural Afro Brasileira.

Jucy era reconhecida pelos povos de terreiros por encabeçar a luta contra o racismo e promover discussões referentes às religiões de matriz africana e também pela atuação em eventos relacionados. Teve intensa participação em seminários, rodas de diálogos, fóruns e conferências no município. Na religião era denominada como ‘egbomy’ de Yemanja.

O corpo será velado na Casa do Pife (Polo Cultural da antiga Estação Ferroviária) e o sepultamento será amanhã a tarde (segunda 13/11) no parque dos arcos 16h.