Com muito atraso, Compesa inicia ações de recuperação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Caruaru

Mário Flávio - 19.10.2017 às 20:49h

Esgotamento Sanitário de Caruaru 2

O município de Caruaru começou a receber as primeiras ações do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Rio Ipojuca-PSA Ipojuca, iniciativa executada pela Compesa. A primeira fase dos serviços está sendo realizada ao longo de sete quilômetros de tubos interceptores de esgoto localizados às margens do Rio Ipojuca.

De acordo com o coordenador do PSA Ipojuca, Sérgio Murilo Guimarães, o objetivo dessa intervenção é realizar os serviços de limpeza e desobstrução do coletor-tronco. Outra frente de trabalho que já está em andamento é o cadastramento de cerca de 300km de rede de esgoto existente em Caruaru que foi implantada pela prefeitura ou pelo Projeto Alvorada (2001).

A Compesa também está trabalhando na requalificação de quatro estações de bombeamento de esgoto, sendo duas localizadas no bairro das Rendeiras, outra no bairro Cidade Jardim e a maior de todas, a Boa Ventura, situada no bairro Petrópolis. As obras de requalificação incluem, além dos aspectos físicos, a instalação de novos conjuntos motor-bomba em todas as elevatórias, novos quadros de comando elétrico e nova tubulação de bombeamento da elevatória Boa Ventura. Os recursos são da ordem de R$ 3,6 milhões.