Caruaru recebe Dia do Cooperar no próximo sábado (30)

Mário Flávio - 27.06.2018 às 21:59h

No próximo sábado (30 a Escola Padre Zacarias Tavares recebe a campanha Dia de Cooperar. Das 10h às 15h, o público poderá ser beneficiado com diversos serviços gratuitos como atendimentos na área de saúde, orientações profissionais, cortes de cabelo, masculino e feminino, recreação infantil entre outros. A iniciativa é realizada pelas cooperativas  Unimed Caruaru, Sicredi Centro Pernambucana, Uniodonto Caruaru, Cerape e Fecoerpe.

O Sescoop/PE, entidade do Sistema “S” que atua no segmento cooperativo em Pernambuco é um dos apoiadores da iniciativa.

O Dia de Cooperar é uma campanha nacional que representa o maior movimento de voluntariado cooperativista do Brasil. E, no próximo sábado, o Brasil inteiro estará celebrando junto o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado sempre no primeiro sábado de julho, mas antecipado em virtude dos jogos da Copa. A campanha acontece em Pernambuco desde 2013 e, a cada ano, em uma cidade diferente.

Nas quatro primeiras edições, o Dia C aconteceu nos municípios de Gravatá, Garanhuns, Recife e Barreiros. Este ano, Caruaru representa o estado de Pernambuco e a comunidade local será beneficiada pelos serviços de voluntários de diversas especialidades.

O presidente do Sescoop/PE, parceiro do evento, Malaquias Ancelmo de Oliveira, defende a importância do Dia de Cooperar: “O Dia C é a versão brasileira da prática do Dia Internacional do Cooperativismo, que é proposto pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Essa data mundial  versa a divulgação do cooperativismo como forma humanística de desenvolvimento. O Dia C é exatamente a prática da vontade mundial da ACI com base em dois pilares. O primeiro é colocar o cooperativismo em conformidade com o sétimo princípio doutrinário, onde pontua o Interesse pela comunidade. Já o segundo é fomentar o estímulo de ações de voluntariado. O Dia C é a conjuntura da doutrina e a prática. Neste dia 30, a escolha de uma escola de bairro, em um lugar popular, é algo simbólico e anuncia às autoridades, ao estado e a toda comunidade que ser feliz e comunhão é algo bastante possível”, concluiu. Todos os anos, cerca de 120 mil voluntários de 1 mil municípios participam da iniciativa.

Na área de saúde, a comunidade contará com atendimentos nas áreas de pediatria, gastrointestinal, urologia, psicologia, além de serviços de aferição de pressão e teste de glicemia. No espaço infantil, cama elástica, rodas de conversa com educação financeira para crianças e saúde bucal, brincadeiras, pipoca e algodão doce. Orientações para elaboração de currículos e quanto à postura adequada ao ambiente de trabalho também serão oferecidas na ação. No âmbito da beleza e do bem-estar, haverá corte de cabelo, design de sobrancelha e massagem. Para o encerramento, apresentação cultural e sorteio de brindes. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada a partir das 10 horas.

As ações do Dia de Cooperar estão alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), elencados pela ONU, e abrangem as áreas de saúde e bem-estar, educação, meio ambiente, cultura e esporte, entre outros.