Armando Monteiro em tom de pré-candidato: “Pernambucano tem hoje mais ambição do que tinha há 8 anos”

Mário Flávio - 19.06.2013 às 14:55h
Armando Monteiro avaliou necessidades de Pernambuco

Armando Monteiro alguns pontos da gestão Eduardo Campos

O senador Armando Monteiro (PTB), pré-candidato ao governo de Pernambuco, conversou com o blog do Mário Flávio no último fim de semana, durante o Forró da Macambira e mostrou sutilmente em seu discurso algumas bandeiras que pretende defender em 2014, caso o projeto de sua candidatura siga em frente. Ele avaliou alguns pontos das duas gestões de Eduardo Campos e, apesar de querer ser justo com o colega socialista, ao dizer que o governo teve avanços significativos, ele apontou áreas que precisariam de mais investimentos.

“Pernambuco avançou muito nos últimos anos, por isso mesmo é que temos que ter a ambição de fazer muito mais. Pernambuco ainda tem carências estruturais muito grande. Precisamos melhorar educação do estado. Pernambuco no ranking nacional ainda não se coloca bem na área de educação. Mas quem tiver melhor nessa área terá mais futuro amanhã. Investir na educação é uma espécia de seguro para garantir um futuro melhor. Temos ainda desafios na área de infraestrutura física, muito que podemos fazer. Mas um ponto que sempre me preocupa é a interiorização do desenvolvimento. Tem muita fábrica em Suape, aqui nas regiões mais próximas, mas há regiões onde os empregos não chegaram, as oportunidades não chegaram, então precisamos fazer um esforço para induzir o desenvolvimento nessas regiões menos desenvolvidas”, apontou.

Para compensar o que ele considera como carências no estado, Armando, contudo, disse querer fazer justiça a Eduardo. “Quero ser justo com o governador Eduardo Campos. Ele tem feito uma ação vigorosa para poder garantir essa interiorização. Veja a opção da Fiat lá em Goiana. Foi muito importante. Mas temos muito ainda o que fazer, por isso o pernambucano tem hoje mais ambição do que tinha há 8 anos. Queremos mais, que Pernambuco amplie suas conquistas. Por isso que eu digo que a boa política que nos trouxe até aqui precisa nos levar ao futuro, com unidade, com espírito público e com compromisso”, ressaltou.

Ainda assim, Armando também segura um discurso cauteloso, para não transparecer um projeto ambicioso do tipo “carro na frente dos bois”, e demonstra preocupação com a continuidade de seu mandato. “Esse é um ano de trabalho, em que todos nós, cada um na sua posição, tem responsabilidades. Lá no Senado, tenho apoiado a micro e pequena empresa, projetos que podem resultar em mais recursos para a educação, qualificação profissional. Veja o exemplo do Pronatec, projeto que aprovamos nessa legislatura, por exemplo. Outro ponto importante é a reforma do código penal. A sociedade está inquieta com essa violência. Nós precisamos atualizar a legislação, que às vezes não pune com o rigor necessário. Tenho atuado também para distribuir recurso no combate ao crack, que tem destruído lares”, completou.

Armando é um dos principais nomes cotados para a disputa estadual em 2014, que pode concorrer com o vice-governador João Lyra (PDT), que está indo para o PSB de Eduardo, ou com o Ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB), do qual se especula uma indefinição entre o apoio de Dilma e o fortalecimento do próprio partido. Pois por enquanto, em um contexto no qual o governador Eduardo Campos mantém mais cautela ainda ao definir se fará um voo presidencial em 2014. Dessa forma, o projeto de Armando aguarda a definição das relações entre PT e PSB em níveis nacional e estadual, e em outro aspecto, com mínimas chances de Eduardo indicar alguém que não seja do PSB para disputar a sucessão estadual.