Fim do recadastramento. Caruaru conta com 163.929 eleitores aptos a votar em 2012

Mário Flávio - 19.12.2011 às 22:55h

 

Exclusivo: Salomão Jorge foi o último eleitor a se recadastrar. Imagem: Leonardo Lima/BMF

Terminou agora há pouco o recadastramento biométrico em Caruaru. Segundo dados repassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), se cadastraram quase 164 mil eleitores, o que totaliza cerca de 80% dos mais de 195 mil, que estavam inscritos nas três zonas eleitorais da cidade. O último recadastramento foi de Salomão Jorge, que tirou o novo título por volta de 20h. A equipe do blog registrou com exclusividade o momento em que Salomão tirou o documento. Ele ainda posou para o repórter fotográfico Leonardo Lima.

Com o fim do procedimento, os servidores do TRE participaram de uma confraternização, que contou com a música do maestro Bitonho e presença do prefeito Zé Queiroz, que foi até o Cartório saudar os funcionários. Foram nove meses de recadastramento e sentimentos variados. Filas quilométricas, desconforto, venda de lugar e o mau costume da população em deixar tudo para a última hora. Ainda segundo o TRE, cerca de 30 mil títulos foram cancelados pela Justiça Eleitoral.

A partir do dia 9 de janeiro as pessoas que tiveram o documento cancelado poderão ficar quites com a Justiça Eleitoral. No entanto, o atendimento será reduzido e no máximo 300 eleitores serão atendidos por dia. Baseado nesse cálculo, até o mês de maio, data limite para definir a quantidade de eleitores aptos a votar no pleito de 2012, teremos cerca de 180 mil eleitores regularizados em Caruaru.