Protesto no centro de Caruaru 


Nesse momento, Ambulantes realizam mais um protesto em Caruaru. Pneus foram queimados e o trânsito na Rua 15 de Novembro foi interditado. Ambulantes seguem em pé de guerra com a prefeitura e cobram mais espaço para trabalhar nas ruas do centro. 

Caruaru registra 1,7 mil novos empregos em setembro, diz Caged

CENTRO DE CARUARU

Em setembro, segundo o CAGED, Caruaru criou 289 novos postos de trabalho, mantendo uma sequência positiva e de estabilidade na geração de empregos nos últimos 06 meses. De 17 de abril, que marcou o início da retomada da criação de empregos, até setembro, Caruaru já acumula um aumento de 1.026 novos postos de trabalho.

Os setores econômicos responsáveis pelo maior número de contratação em 2017, nestes últimos 06 meses são: a indústria com 361 postos; seguido pelo setor de serviços com 273; o comércio com 176; e em quarto a construção civil com 31.

No comparativo com o mesmo período de 2016, ou seja, de abril a setembro, os números são extremamente positivo, já que naquela ocasião Caruaru registrava perda de 414 postos.

Essa tendência positiva certamente vai continuar em Caruaru, porque a economia vem dando sinais positivos de recuperação, pelo inverno intenso que aconteceu em nossa região, mas principalmente pelo aumento do consumo que sempre acontece no final do ano e que geram os tradicionais empregos temporários

Esses são alguns dos fatores que estão trazendo de volta os quase 8 mil empregos que foram desativados em Caruaru ao longo da crise econômica no país.

Mais de mil pessoas na abertura da Conferência Estadual da Advocacia de Pernambuco


Um público diversificado encheu o principal auditório do Centro de Convenções do Senac em Caruaru para conferir a abertura da Conferência Estadual da Advocacia de Pernambuco. A cerimônia realizada na noite dessa quinta-feira (19) contou ainda com a participação de toda a diretoria, presidentes e vice-presidentes de subseções, conselheiros e integrantes de comissões da OAB Pernambuco, vários membros do Conselho Federal da OAB (CFOAB) e outras seccionais da entidade e muitos outros importantes nomes do meio jurídico regional e nacional.

“Hoje é um dia histórico para a OAB-PE. A cada triênio, temos a oportunidade de celebrar a advocacia com um evento que, nesta edição, conta com mais de mil inscritos. Realizamos um sonho: após mais de duas décadas, a Conferência volta ao interior do estado. A jovem advocacia e a advocacia interiorana são, em absoluto, prioridades da gestão. Precisamos investir no futuro e tornar o ambiente mais atrativo para que todos nela permaneçam”, disse o presidente da Ordem no estado, Ronnie Preuss Duarte.
Em seu pronunciamento, Duarte destacou o compromisso da categoria com a sociedade e com a justiça, a relevância da luta pelo direito das minorias oprimidas nos mais variados segmentos, a necessidade de justiça social e do abandono do corporativismo e o combate à corrupção. “Vejo muita gente desanimada, abatida diante dos escândalos que se sucedem, da sujeira que a cada dia vem à luz no noticiário, mas isso é uma evolução. A quantidade de criminosos sendo apresentados às barras da lei mostra que o tecido social, por intermédio das instituições, vem reagindo e permitindo um momento de depuração”, acrescentou.
Ele elencou conquistas recentes para a classe, como a fixação de um piso remuneratório, a proximidade da data de inauguração da nova sede da entidade, no Recife, e a realização recorde de desagravos contra agentes que violaram prerrogativas de advogados e advogadas. Ele encerrou lembrando que o segredo do sucesso é simples: “É fazer o que se gosta e gostar do que se faz. E ver o dinheiro como um mero efeito colateral”, completou.
Representando Claudio Lamachia, presidente do CFOAB, o secretário geral da OAB Nacional, Felipe Sarmento, abordou algumas questões delicadas envolvendo o direito no Brasil, principalmente em tempos de delações premiadas e afins. “Prisões arbitrárias e sem fundamento destroem vidas e isto não pode continuar. Não se pode banalizar a injustiça”, reforçou.
O professor e consultor Heleno Tavares Torres, conferencista magno da solenidade, falou sobre tópicos como liberdade de imprensa, segurança jurídica, desafios dos gestores diante de ferramentas de controle como a Lei de Responsabilidade Fiscal e o Estado Democrático de Direito. Ele criticou a possibilidade de extinção da Justiça do Trabalho, o excesso de liminares concedidas pelo Judiciário e a judicialização da saúde pública, que acaba interferindo no equilíbrio das contas e na garantia de investimentos mínimos em setores como educação.
Anfitrião da noite, o presidente da OAB Caruaru, Felipe Sampaio, falou sobre a importância de a Conferência ser sediada no interior. “Depois de mais de duas décadas, quebramos o paradigma da realização do evento apenas na capital graças a um gesto nobre, sensível e eu diria até corajoso do presidente Ronnie Duarte, que se mostrou firme no seu compromisso da interiorização das ações da OAB-PE”, afirmou.
Um dos momentos de maior emoção da noite foi a outorga da Medalha José Cavalcanti Neves, mais elevada comenda da OAB Pernambuco, para a advogada e conselheira seccional Nair Andrade dos Santos. Aos 91 anos, ela foi a primeira mulher a ocupar um cargo de diretoria da Ordem no estado e a segunda a receber a honraria. O mérito é concedido uma vez por triênio a profissionais da advocacia militantes que se distingam pelos relevantes serviços prestados à classe ou à causa da justiça e do direito. A entrega foi feita por Ronnie Duarte acompanhado da diretoria da instituição e ao lado dos filhos e do sobrinho do advogado que batiza a comenda, respectivamente o ex-presidente da OAB-PE Jorge Neves, a advogada Helena Neves e o diretor-geral da ESA-PE Carlos Neves.

A convite de Tony Gel, estudantes de Caruaru participam de Aula de Cidadania na Alepe

Tony

A convite do deputado estadual Tony Gel (PMDB), alunos da Escola Estadual Professora Jesuína Pereira Rego, do município de Caruaru, tiveram um dia diferente. Eles assistiram à Reunião Plenária desta quinta (19), atividade que integra a Aula de Cidadania e faz parte do Projeto Conhecendo a Assembleia de Perto.

A iniciativa incluiu, também, visita guiada ao Museu Palácio Joaquim Nabuco e palestra sobre a atuação parlamentar. Tony Gel saudou os alunos no Plenário e disse considerar fundamental que a Alepe proporcione esse tipo de ação. “Alguns não conheciam o Recife e, após uma viagem educativa como essa, certamente vão enriquecer os conhecimentos”, afirmou.

A secretária da escola, Luiza Maria de Medeiros, também ficou bastante feliz por estar na Assembleia com os estudantes. “É gratificante e de grande importância, inclusive para os nossos alunos terem uma aprendizagem maior. Foi muito proveitoso”, destacou.

A unidade de ensino recebeu da Alepe um exemplar da Constituição de Pernambuco e do livro Luiz Gonzaga: o Matuto que Conquistou o Mundo. O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa e Tony Gel entregaram livros aos representantes da Escola caruaruense.

Segurança bancária será tema de seminário em Caruaru neste sábado (21)

foto-banco-riacho-das-almas

A cidade de Caruaru irá sediar neste sábado (21), a partir das 8h, o “Seminário de Segurança Bancária”, evento que reunirá, no auditório da Superintendência regional do Centro Oeste da Caixa Econômica Federal (CEF/PE), especialistas no assunto, que vão capacitar e treinar agentes privados de segurança bancária, atualizando-os sobre os novos “Modus operandi” utilizados pelo crime organizado para assaltos em instituições financeiras.

O seminário é realizado em regime de parceria entre a Caixa Econômica e a Interfort Segurança, empresa responsável em Pernambuco pela segurança de agências da própria CEF e do Banco do Brasil.

Já está confirmada a presença do especialista em segurança corporativa e gerente Operacional da Interfort em Pernambuco, Reinaldo Santos, que irá detalhar sobre as inovações da segurança preventiva de assalto a bancos. O executivo José Mario das Neves, coordenador de Segurança da Caixa Econômica Federal/PE, também participará do evento, onde destacará a necessidade de reforçar cada vez mais os chamados “ativos de segurança” para situações de riscos.

O seminário de Caruaru contará com a participação de profissionais de segurança que atuam na vigilância de bancos em outros municípios de Pernambuco, como Bezerros, Agrestina, São Caetano, entre outros.

Alimentação Saudável e de Combate à Obesidade será tema de ação de faculdade em Caruaru

Fotos_fachada nova_UNINASSAU Caruaru (3)

Uma ação alusiva à Semana Mundial da Alimentação Saudável e de Combate à Obesidade será realizada pelo curso de Nutrição da Faculdade UNINASSAU Caruaru nesta segunda-feira (23). A programação começa às 8h e segue até às 16h no Marco Zero de Caruaru, centro da cidade. Estudantes do segundo e do quarto períodos do curso, orientados por professoras, farão avaliação do estado nutricional e orientações alimentares.

Entre os objetivos propostos pela ação estão aferir o estado nutricional dos participantes do evento, coletando dados para posteriores estudos científicos; apresentar o exercício da profissão de nutricionista nas áreas de Nutrição Social e Nutrição Clínica; e beneficiar a sociedade caruaruense com ações sociais em nutrição. Cerca de 40 alunos e diversos professores participarão do evento.

Essa ação faz menção a duas datas celebradas em outubro. No dia 16, foi celebrado o Dia Mundial da Alimentação. O tema proposto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para este ano é: “Mude o futuro da migração: investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural”. Já no dia 11, foi comemorado o Dia Nacional de Combate a Obesidade. A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e recentes pesquisas mostram que a doença já é um problema de saúde pública.

PPS faz encontro regional neste sábado (21)

raul-jungmann-foto-reproducao-facebook-2

Com a presença do ministro da Defesa, Raul Jungmann, o Partido Popular Socialista realizará neste sábado (21), no Recife, a partir das 10h, no JET Clube, o seu VI congresso municipal visando à renovação do diretório e da executiva municipais.

O advogado Felipe Ferreira Lima será reconduzido ao cargo de presidente e a ex-vereadora Vera Lopes ao cargo de vice. O partido deverá apoiar no próximo ano a reeleição do governador Paulo Câmara.

Durante a realização do congresso, também serão eleitos os membros do Conselho de Ética e Fidelidade Partidária e os delegados ao 19º congresso estadual que se realizará agora em novembro.

“O entendimento em torno de uma única chapa demonstra o quanto estamos unidos e dispostos a contribuir para o crescimento do partido. Esta unidade das nossas lideranças fortalecerá o PPS nas eleições do próximo ano, pois teremos harmonia na construção de uma chapa competitiva”, disse o presidente Felipe Ferreira Lima.

O PPS não tem nenhum vereador na capital pernambucana e nenhum deputado estadual. E o ministro Raul Jungmann está na Câmara Federal na condição de suplente porque o governador Paulo Câmara convocou quatro deputados federais para o seu secretariado.

PT reúne lideranças no sertão no próximo domingo (22)

Marília-Arraes-foto-CMR

O Partido dos Trabalhadores reunirá suas lideranças sertanejas na cidade de Serra Talhada, no próximo domingo (22), para fazer uma avaliação da conjuntura política local e nacional, e analisar a conveniência de lançar ou não candidato próprio ao Governo do Estado, que seria a vereadora recifense Marília Arraes.

Foram convidados para participar desta plenária dirigentes de diretórios municipais, prefeitos e vereadores do Sertão do Pajeú, Sertão do Moxotó, Sertão Central e Sertão de Itaparica.

Consta da pauta de debates uma avaliação pelos participantes do cenário político nacional, as eleições gerais de 2018, a organização partidária na região, a defesa do ex-presidente Lula para que ele possa participar das eleições presidenciais do próximo ano e a luta contra as reformas trabalhista e previdenciária.

Também serão apresentados para debate a campanha nacional de filiação, um pré-programa de governo para os seus candidatos lançado recentemente pela Fundação Perseu Abramo e a coleta de assinaturas pela tentar anular a reforma trabalhista recentemente aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Michel Temer.

Confirmaram presença neste evento o prefeito-anfitrião, Luciano Duque (PT), o presidente estadual do partido, advogado Bruno Ribeiro, o senador Humberto Costa, o deputado estadual Odacy Amorim e a secretária estadual de organização Ângela Cristina.

Foram convidados para participar deste encontro líderes políticos de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama e Triunfo (Sertão do Pajeú).

Mais: Serra Talhada,Cedro, Mirandiba, Parnamirim, Salgueiro, São José do Belmonte, Serrita, Terra Nova, Verdejante,Arcoverde, Betânia, Custódia, Ibimirim, Inajá, Manari, Sertânia (Sertão Central e do Moxotó).

Ainda: Belém de São Francisco, Carnaubeira da Penha, Floresta, Itacuruba, Jatobá, Petrolândia e Tacaratu (Sertão de Itaparica).

Aécio ligou para Gilmar Mendes mais de 40 vezes entre março e maio

aecio

Um relatório da Polícia Federal sobre os itens apreendidos nas buscas contra o senador Aécio Neves mostra que o senador tucano ligou para o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, mais de 40 vezes entre março e maio deste ano.

As ligações foram feitas pelo aplicativo WhatsApp e nem sempre foram completadas. Das mais de 40 chamadas, pelo menos 22 mostram um tempo de ligação. A PF lembra no relatório que Gilmar Mendes é o relator de quatro inquéritos que investigam o senador no Supremo.

Presidente da Câmara diz que vidro é para aumentar segurança e diz que não gera barreira entre população e vereadores

lula-torres

NOTA SOBRE O VIDRO INSTALADO NO PLENÁRIO DA CÂMARA DE CARUARU

Em relação ao vidro instalado esta semana no plenário da Câmara de Caruaru, a Presidência da Casa, através do vereador Lula Tôrres (PDT), informa que o intuito do novo equipamento é garantir segurança ao patrimônio público do município. No último mês, a Câmara fez a aquisição de notebooks e de uma televisão para dar apoio ao trabalho dos parlamentares, durante as votações utilizando o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), sistema que já está em pleno funcionamento, garantindo transparência e economia de recursos, para que os caruaruenses possam ter acesso aos trabalhos parlamentares de forma online.

Vale salientar que o vidro não impossibilita a população de ter contato com os parlamentares, visto que a Casa está aberta de segunda à sexta das 07h às 13h, com os gabinetes, assessores e os próprios edis à disposição dos cidadãos. Também durante a sessão, quem quiser se comunicar com algum vereador, basta sinalizar ou procurar alguém responsável para ser prontamente atendido.