Codecipe realiza ciclo de capacitações das defesas civis municipais do Agreste

A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco – Codecipe, dá prosseguimento na próxima semana, entre os dias 02 a 05, às capacitações de agentes municipais com o “Curso de Prevenção para Defesa Civil”, no Agreste Central. fOram convidados representantes de 26 cidades. O Objetivo é preparar as coordenadorias municipais para o inverno deste ano.

Após um período de seca de seis anos, Pernambuco deve ter um 2017 com chuvas, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). De acordo com o órgão as precipitações pluviométricas se devem ao fenômeno La Niña.

A grade curricular do curso apresenta 5 disciplinas: Proteção e Defesa Civil, Estudo dos Desastres – Conceitos e Classificações, Fases do Ciclo de Gestão de Proteção e Defesa Civil; Noções de Implantação e Operacionalização da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – Compdec; Núcleos de Proteção e Defesa Civil – Nupdecs e Simulado de Desastres e eventos extremos.

A Codecipe já capacitou este ano representantes das defesas civis das cidades da RMR e Zona da Mata de Pernambuco.

Mototaxistas reclamam da falta de fiscalização e fecham ruas em Caruaru

WhatsApp Image 2017-04-26 at 09.40.05

A manhã desta quarta-feira (26) foi de mais uma manifestação em Caruaru. Os mototaxistas fecharam várias ruas do Centro de Caruaru para protestar contra a falta de fiscalização da Destra. Segundo eles, os clandestinos rodam com muita facilidade no município e por isso, eles decidiram tomar essa atitude.

“A Destra realiza as blitzes prometidas, mas só conseguem prejudicar aos legalizados, que pagam impostos e atuam dentro da lei. Os clandestinos quando são parados, têm os coletes recolhidos e sequer pagam multas”, disse o vice-presidente do Sindmoto, Lenivaldo de Souza. A manifestação começou na frente da Praça da Criança, percorreu várias do centro e foi até a sede da Destra. A prefeitura não se pronunciou sobre a ação.

Projeto enviado atende maioria dos professores, diz prefeitura de Caruaru; sindicatos não concordam e segue a polêmica

professores

Foi aprovado por unanimidade na Câmara de Caruaru na noite de ontem o projeto de Lei que de acordo com a prefeitura de Caruaru, atende a maior parte da categoria dos professores com o pagamento do piso.

Segundo a gestão municipal, neste mês também será pago 1/3 de férias a professores que não receberam no ano passado, totalizando mais de R$ 1 milhão. Além disso, foi criada uma Mesa Permanente de Negociação para diálogo com a categoria.
Por meio de nota, enviada pela secretaria de Administração, a prefeitura de Caruaru vem dando demonstrações de que vai continuar o diálogo de maneira transparente e aberta com todos os servidores municipais e trabalhar ao lado dos professores, dos alunos, e dos pais, para garantir uma educação de qualidade para as crianças e os jovens caruaruenses.

A nota diz ainda que é prioridade da gestão municipal garantir o cumprimento do ano letivo e a valorização dos professores. Uma reunião antes da votação na Câmara foi realizada e contou com a participação de representantes da gestão municipal e os dois sindicatos que representam a categoria.

O representante do Sinteduc, Fred Santiago, disse que o projeto enviado à Câmara não atende as necessidades de todos professores. Segundo ele, o argumento do executivo para não dar o reajuste a todos os trabalhadores em educação não procede, pois a Lei de Responsabilidade Fiscal não é impedimento para o cumprimento integral da lei do piso salarial.
Segundo ele, a atual gestão utiliza a mesma pratica do governo passado e não valoriza os professores.

Já o presidente do Sismuc, Eduardo Mendonça, disse que a prefeitura, conhecendo bem a lei municipal que criou distorções na carreira dos professores, cria mais uma distorção, a categoria de professor sem repasse.

Segundo ele, hoje o município tem professores contratados temporariamente, professor 1 antes do PCC, professor 1 depois do PCC, professor 2 antes do PCC, professor 2 depois do PCC e agora criou o professor de salário congelado. Entramos para o quarto ano, com quase 40% dos professores com salários congelados, criticou.

E hoje tem mais uma parada da educação. Ontem o Sismuc informou que a adesão foi boa, mas a prefeitura de Caruaru garante que 127 das 137 escolas da rede municipal de ensino funcionaram normalmente nesta terça-feira (25), com os mais de dois mil professores em sala de aula. A Prefeitura comunica aos pais e responsáveis que está adotando as medidas necessárias para que as aulas permaneçam acontecendo normalmente, sem prejuízo para os alunos, e convoca todos a estarem juntos neste propósito.

Temer cancela vinda a Pernambuco

temer

O presidente Michel Temer (PMDB) cancelou sua vinda a Pernambuco nesta quinta-feira (27). A visita teria como objetivo devolver ao governo local autonomia ao Porto de Suape, que desde 2013 pertencia ao governo federal.

A equipe do presidente já estava no estado trabalhando nos preparativos desde o início da semana, mas teve suas atividades interrompidas devido ao cancelamento do presidente. Segundo a assessoria do vice-governador de Pernambuco, Raul Henry (PMDB), a ausência do peemedebista foi justificada devido à necessidade dele permanecer em Brasília e acompanhar a votação da reforma da Previdência, programada para esta terça-feira. Ainda de acordo com a assessoria, não há nova data para a visita do presidente ao estado.

Esta visita seria a primeira oficial do presidente em Pernambuco, já que ele passou rapidamente por Sertânia, cidade do Sertão pernambucano, a caminho de Monteiro, na Paraíba. Sua vinda ao Nordeste em março fez parte da inauguração do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco.

Lei que cria Batalhão Especializado em Caruaru será sancionada nesta quarta-feira (26)


O governador Paulo Câmara sanciona, nesta quarta-feira (25), às 15h, no Palácio do Campo das Princesas, a lei que cria o 1º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (Biesp), em Caruaru. A nova estrutura funcionará dentro da Área Integrada de Segurança (AIS) 14, no bairro e Pinheirópolis, em dois edifícios cujas obras serão concluídas em outubro deste ano. Será o primeiro batalhão, neste formato, no Interior.

O Biesp contará com efetivo de 420 policiais, que estão fazendo o Curso de Formação de Praças. Após a formação, os policiais passarão por um curso de 60 dias para a especialização na companhia em que eles atuarão. A unidade levará para Caruaru e os 14 municípios da AIS-14 quatro companhias especializadas, hoje existentes apenas na Região Metropolitana: Ronda Ostensiva com o Apoio de Motocicletas (Rocam), Radiopatrulha, Choque com Cães e Trânsito.

O novo batalhão atenderá a uma necessidade da região de reforçar o combate às diversas modalidades de crimes, como tráfico de drogas, assaltos, porte ilegal de armas e desarticulação de grupos de extermínio, com uma atenção especial ao patrulhamento e ações nas áreas rurais do Agreste. “Com isso, vamos incorporar uma nova modalidade ao policiamento ostensivo de área. A ação das especializadas, com estrutura e preparo para fazer operações contra grupos criminosos mais organizados, recobre a área e auxiliará, com maior efetividade, na desarticulação de quadrilhas, impactando na redução dos CVLIs e também nos Crimes Violentos contra o Patrimônio”, explica o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia.

Em nota, Paulo Câmara fala de diálogo e diz que fechamento de questão por bancada do PSB foi precipitação 

NOTA REFORMA DA PREVIDÊNCIA 

“O Brasil necessita de uma Reforma da Previdência, excluindo mudanças que prejudiquem os mais vulneráveis, como os trabalhadores rurais, especialmente os do Nordeste.

Mais uma vez, infelizmente, podemos pagar o preço de uma discussão superficial, que não avalia corretamente o impacto que a ausência dessa reforma terá sobre o futuro do Brasil.

O Governo não dimensionou corretamente a reação contrária à Reforma, ao enviar uma proposta ao Congresso Nacional antes de estabelecer diálogo com setores importantes da sociedade, que poderiam ter evitado esse desgaste atual.

É verdade que as alterações promovidas pelo Governo na proposta original foram importantes, corrigiram problemas evidentes, mas ainda necessita de mais diálogo.

A decisão do PSB reflete muito essas questões. Respeito a posição tomada pelo partido, mas continuo defendendo a manutenção do diálogo. Por isso, entendo precipitado e discordo do fechamento de questão sobre a votação da Reforma da Previdência.

Insisto: sem diálogo será impossível o Brasil superar os atuais desafios nacionais”.

Paulo Câmara 

Governador de Pernambuco

Tadeu: “Decisão do PSB está em sintonia com o povo”


O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) aprovou a decisão do PSB em se declarar oficialmente contra o teor das reformas trabalhista e da previdência encaminhadas pelo Governo Federal e em tramitação no Congresso Nacional. Em reunião da Executiva Nacional, realizada ontem, em Brasília, o partido fechou questão pelo posicionamento contrário às propostas, que têm sido amplamente rejeitadas pela população brasileira.

Para Tadeu, a decisão demonstra que o PSB está em sintonia com a agenda real da população, que não pode ser prejudicada por medidas que longe de promover só as reformas efetivamente necessárias, penalizam os trabalhadores, pensionistas e servidores públicos.

Leia a posição de Tadeu Alencar sobre decisão da Executiva Nacional do PSB:
“Esta decisão devolve o PSB ao seu leito natural, à sintonia com as ruas. As reformas mexem com as conquistas dos trabalhadores e isto o nosso partido, que tem compromissos históricos com o povo brasileiro, não pode apoiar. As propostas que aí estão ainda são muito duras, selvagens até, com olhar apenas para o mercado. O PSB toma esta posição com responsabilidade e com a convicção de que o que mais importa não é uma agenda de Governo, e sim uma agenda para o País”.

Conselho Deliberativo acata pedido de impeachment contra presidente do Central

licius

O Conselho Deliberativo do Central acatou oficialmente o pedido de afastamento do presidente executivo do clube, Lícius Cavalcanti, na noite desta segunda-feira. O chefe do Deliberativo da Patativa, Antônio Amâncio, informou por meio de nota que o comunicado com a decisão será entregue em breve ao atual presidente, e que vai esperar pela defesa para concluir o processo.

Uma nova reunião será marcada para definir o rumo do time alvinegro para o início da Série D do Campeonato Brasileiro, mas a data ainda não foi divulgada. A partir desta terça-feira (25) Lícius Cavalcanti tem 10 dias para apresentar defesa junto a instituição. Após o fim desse prazo, o Conselho decide pelo afastamento dele ou não.

Diante da decisão o colegiado que estava sendo formado para comandar o clube não vai mais intervir e não se sabe ainda como ficará o futuro do clube. Toda essa confusão faltando um mês para a estreia do time na Série D, contra o Sousa, no Sertão da Paraíba.

Rede municipal de ensino paralisa atividades em Caruaru, diz sindicato

WhatsApp Image 2017-04-25 at 09.45.29

Do G1 Caruaru

A rede municipal de ensino paralisou as atividades nesta terça-feira (25) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Ao G1, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sismuc), Eduardo Mendonça, informou que a paralisação irá seguir até a quarta (26).

A TV Asa Branca solicitou um posicionamento da prefeitura com relação à paralisação. Mas, até a publicação desta matéria, não recebemos resposta.

“Alguns professores estão indo para as escolas, mas não tem aluno. Creio que cerca de 60% dos estudantes não foram à escola hoje. Amanhã esta adesão deve aumentar”, ressaltou Eduardo Mendonça. As aulas devem ser realizadas normalmente na quinta-feira (27).

Na sexta (28) também não haverá aula, devido à greve geral. As atividades devem voltar ao normal na terça-feira (2), já que na segunda (1º) é feriado do dia do Trabalhador.

“Nossa intenção é chamar a atenção da prefeita. Queremos sentar e resolver com ela”, destacou o presidente do Sismuc. A categoria reivindica o pagamento do piso salarial e a reformulação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC).

IFPE Caruaru oferece preparatório gratuito para o ENEM

O IFPE campus Caruaru está com inscrições abertas, nos dias 24 e 25/04, para o curso de extensão IFERA ENEM. Trata-se de um preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa é destinada aos munícipes de Caruaru e cidades circunvizinhas que estejam último ano do Ensino Médio, além de estudantes do IFPE Caruaru que estejam no 7º ou 8º período da modalidade integrado. As inscrições são feitas exclusivamente via formulário eletrônico, disponível em: goo.gl/HkZYNi.

São 50 vagas distribuídas da seguinte forma: 25 vagas para candidatos oriundos de escolas públicas ou privadas do município de Caruaru, das quais 13 serão reservadas para estudantes da rede pública de ensino e 12 vagas para estudantes de escolas privadas; 25 vagas para candidatos regularmente matriculados no IFPE campus Caruaru, na modalidade integrado (7º ou 8º período), das quais 13 são para estudantes que solicitaram a renovação do programa Bolsa Permanência no semestre 2017.1 e 12 para aqueles que não são beneficiados com o auxílio.

As vagas serão preenchidas através de exame de seleção, aplicado no dia 30 de abril, das 8h30 às 11h30, no campus do IFPE, situado na Estrada do Alto do Moura, km 3.8, Distrito Industrial III. A prova terá 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa e 20 de matemática. O resultado será divulgado a partir do dia 03 de maio.

Matrícula – os candidatos selecionados devem realizar a matrícula nos dias 04 e 05 de maio, das 09:00 às 16:00, no setor de Divisão de Extensão (Sala A11).

Aulas – terão início no dia 05 de maio de 2017 e ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, até o mês de outubro do mesmo ano.