Caruaru segue no racionamento de água em julho

jucazinho

O calendário de abastecimento de Caruaru referente ao mês de julho foi divulgado nesta sexta-feira, dia 1º. A cidade permanece dividida em três setores mais o Morro Bom Jesus. Vale ressaltar que o fornecimento de água pode variar de um a quatro dias dentro do período estipulado no calendário.
A Compesa informa ainda que, após estudos realizados durante o abastecimento de água no mês de junho, foi necessário remanejar os bairros Boa Vista 1, Boa Vista 2 e Três Bandeiras do setor 1 para o setor 3, a fim de melhorar a distribuição em toda a cidade.

De acordo com dados da Compesa, a Barragem do Prata fechou o mês de junho com 58,06% de sua capacidade, o que equivale a quase 24,5 milhões de m³. Caso os moradores percebam problemas de falta d´água em suas ruas durante o período de abastecimento determinado pelo calendário, as informações devem ser direcionadas à Compesa para que as equipes de manutenção possam verificar e identificar, por exemplo, possíveis obstruções nas redes. Para isso, deve ser informado o endereço completo e não apenas o bairro. Assim, facilita o trabalho das equipes. O telefone da Compesa é o 0800.081.0195.

Assembleia vai homenagear banda Fulô de Mandacaru 


O deputado Tony Gel (PMDB) apresentou, no último dia 27 de junho, projeto concedendo a Medalha Leão do Norte, Mérito “Cultural Gilberto Freyre”, à Banda Fulô de Mandacaru. A medalha, que depende de aprovação da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, e da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, será entregue em reunião solene destinada para esse fim. O Projeto de Resolução Nº 914/2016 foi publicado hoje no Diário Oficial.

Para o parlamentar, “É justo que este Poder reconheça o trabalho desenvolvido por esta destacada banda, através da outorga da Medalha Leão do Norte Mérito “Cultural Gilberto Freyre”. Esse prêmio cultural representa ato honroso para o nosso parlamento e para a Cidade de Caruaru.”

PMN realiza mais um seminário para pré-candidatos a vereador

eduardo mendonça

Ocorre nesse sábado (02/6) mais uma capacitação dos pré-candidatos a vereador do PMN em Caruaru. A terceira edição do evento tem como foco a fiscalização dos recursos municipais por parte do Poder Legislativo. A coordenação dos trabalhos vais mais uma vez ficar por conta do pré-candidato a prefeito de Caruaru pelo partido, Eduardo Mendonça.

O evento será realizado a partir de 15h na sede do Partido.

Mansão Forró recebe Fulô de Mandacaru, Ricardo França e Lucas Medeiros

d59a30c1-0093-4f2e-a788-bb09b5ad3a2a

A Mansão Forró fecha com “chave de ouro” o ciclo junino 2016. A Banda Fulô de Mandacaru fará a primeira apresentação na cidade após a conquista no SuperStar, da Rede Globo, e você não pode perder esse momento. Será neste sábado (02 de julho), também com shows de Ricardo França e Lucas Medeiros. A casa de shows abrirá às 14h, com as apresentações começando às 15h. Ingressos antecipados promocionais estão sendo vendidos a R$ 70 (homem) e R$ 40 (mulher), valendo da lista Vip Feminina, nas lojas Colcci (Shopping Difusora e Caruaru Shopping). No dia do evento, outros preços serão praticados na bilheteria da Mansão.

Lembrando que a casa funcionará nesta sexta-feira (1º), com o palco cultural e Restaurante Empório Du Chef. O acesso é o pagamento de couvert artístico das apresentações regionais, a partir das 18h.

Governo do Estado lança Campanha para sensibilizar sociedade sobre a microcefalia

Primeiro Estado a notificar a mudança do padrão da microcefalia no País, Pernambuco possui, atualmente, 366 bebês com diagnóstico positivo da malformação. Como nova condição para a maioria das pessoas, ela ainda é recebida pela sociedade com desinformação. Com o intuito de conscientizar a população, enfrentar o preconceito e preparar as famílias para acolher os bebês na sociedade, o Governo do Estado passa a veicular, nesta sexta-feira (01/07), a campanha Em Pernambuco, quem nasce com microcefalia é recebido pela família com amor, pelo Estado com atenção e por todos com respeito.

Baseada em casos reais de famílias pernambucanas, a campanha tem origem em um ensaio fotográfico sensível, que apresenta a relação de carinho e afeto entre pais e filhos. As fotos darão vida não só a uma campanha de mídia, mas a uma exposição itinerante que percorrerá todo o Estado. As peças poderão ser observadas em mídia exterior (backbus e frontlight), anúncios de jornal e revista, além de ações noturnas de walkmídia, internet, blogs e cinema. Comerciais também serão exibidos na grade de programação das TVs, com depoimentos e relatos de cada família participante.

“O Governo de Pernambuco tem encarado essa situação de frente. O Estado foi o primeiro a notificar e acompanhar os casos de microcefalia, foi o primeiro a criar um protocolo de atendimento, que se tornou modelo para outros estados e países, sem contar a descentralização do atendimento às crianças com microcefalia. Assim, não poderíamos deixar de levantar essa discussão junto à sociedade. Precisamos e estamos garantindo os direitos dessas crianças, mas também queremos garantir o respeito e a dignidade com que elas e seus familiares precisam ser acolhidos na sociedade”, explica o governador Paulo Câmara.

Campanha convida população a deixar sua mensagem de boas-vindas aos bebês

O trabalho contará também com um hotsite específico (www.recebecomamor.com.br), no qual as pessoas poderão acessar e deixar mensagens, por meio de vídeos, fotos e textos, para os bebês com microcefalia que estão nascendo em Pernambuco. O portal contará ainda com as peças da campanha, fotos das famílias e perguntas e respostas sobre microcefalia, para trabalhar os estigmas sociais relacionados ao tema, além de toda a rede de atendimento descentralizada do Estado.

PSB de Petrolina lança hoje o nome de Miguel Coelho para concorrer a prefeito

miguel coelho

O PSB de Petrolina fará nesta sexta-feira (1°) a última edição da “Agenda 40” com o propósito de definir o candidato do partido à sucessão do prefeito Júlio Lossio (PMDB). Trata-se de uma “Agenda” diferente, pois terá a presença do governador Paulo Câmara, do prefeito do Recife, Geraldo Júlio, do senador Fernando Bezerra e do presidente estadual do partido, Sileno Guedes.

Na ocasião, o PSB anunciará que o seu candidato à prefeitura será o deputado estadual Miguel Coelho, filho do senador. O evento terá início às 18h30, no Hotel Grande Rio, no centro da cidade. “Fizemos uma grande escuta dos anseios da comunidade e agora vamos encerrar as ‘Agendas 40’ para definirmos as propostas do nosso partido para uma Petrolina melhor. Esse último encontro será muito simbólico para todos nós e representa um novo momento para o partido”, disse o deputado Michel Coelho.

Foram convidados mas não deverão comparecer o deputado federal Gonzaga Patriota e o deputado estadual Lucas Ramos.

Nos últimos 10 meses, o PSB realizou 13 “Agendas 40” nos diversos bairros de Petrolina. Mas nem Gonzaga Patriota e nem Lucas Ramos compareceram.

Ambos definem a candidatura de Miguel Coelho como “projeto familiar” e deverão abrir uma dissidência no partido que culminará com o apoio ou ao deputado Odacy Amorim (PT) ou ao vereador Ednaldo Lima (PMDB). Este último é o candidato do prefeito Júlio Lossio (PMDB).

Nome do candidato de Elias Gomes sai hoje

Elias-Gomes-foto-Valter-Andrade

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), anunciará nesta sexta-feira (1º) o candidato que decidiu escolher para disputar a sua sucessão. O anúncio será feito às 11h30 no La Casa Recepções, em Piedade, ao lado de líderes políticos do PSDB, do PSB e do PPS.

O nome do candidato teve o aval do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), com quem o prefeito tomou o café da manhã nesta quinta-feira (30). O governador, segundo o prefeito, lhe deu plena liberdade para escolher o candidato e irá empenhar-se “no sentido de garantir a fundamental unidade entre nós”.

A primeira opção do prefeito era o engenheiro Evandro Avelar, que recusou o convite para assumir a vice-presidência da Empresa Suape S/A.

Restaram no páreo as ex-secretárias Conceição Nascimento (PSDB) e Mirtes Cordeiro (PPS) e o vice-prefeito Heraldo Selva (PSB). O deputado federal João Fernando Coutinho (PSB) estaria descartado.

Em Caruaru, mulher foi assassinada após sequestro 


Com informações do Blog de Edvaldo Magalhães 

Três pessoas foram presas pela Polícia Militar de Pernambuco após um sequestro a uma mulher não identificada, que foi assassinada e o corpo estava no porta-mala de um veículo. Os acusados iriam sacar dinheiro da conta da mesma em uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF), no bairro do Salgado, em Caruaru, na tarde desta quinta-feira (30). Ainda hoje mais informações sobre o caso. 

São João de Caruaru vai passar por auditoria do Tribunal de Contas do Estado 


img_1739.jpg
O Tribunal de Contas abriu um processo de auditoria especial (TC n° 1605175-0) para fiscalizar as contas do São João de Caruaru (2015 e 2016) e apurar supostas irregularidades no pagamento de cachês a artistas e eventuais apropriações indevidas de recursos por parte da empresa responsável pela organização da festa.

O pedido de auditoria especial foi feito pelo procurador Gustavo Massa, do Ministério Público de Contas e encaminhado ao conselheiro relator das contas de Caruaru, Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, que autorizou a abertura do processo.

“Não entendemos como a prefeitura de Caruaru apresentou, perante o Judiciário, que o cachê seria pago exclusivamente por patrocinadores privados. Até o dia anterior constava na contabilidade municipal o prévio empenho com recursos públicos especificamente para este cachê”, afirmou o procurador Gustavo Massa.

O Tribunal de Contas já tinha identificado irregularidades na estrutura jurídica e financeira adotada pelo município para a festa, chegando a recomendar, em processos anteriores, que fossem feitas modificações no modelo de financiamento do São João de Caruaru. Mas, segundo Gustavo Massa, aparentemente a prefeitura está sendo seguido o mesmo modelo de anos anteriores, ignorando as orientações do TCE.

Em janeiro deste ano, o Tribunal de Contas julgou irregular um processo da Fundação de Cultura de Caruaru, responsável pelo São João, imputando um débito de quase 1 milhão de reais a ex-diretores do órgão municipal. O TCE apontou uma série de despesas indevidas, pagas com recursos públicos, em beneficio da empresa intermediária na organização do São João.

Em março, após receber documentos do MPCO, o Ministério Público de Pernambuco recomendou à diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Lúcia Lima, que não prorrogasse o contrato firmado entre a fundação e a empresa ABPA Marketing e Produção de Eventos, que capta recursos para festividades como o São João de Caruaru por meio de patrocínios de empresas privadas. Este ano a empresa foi substituída, no entanto, no entendimento do MPCO, o modelo de organização continuou mantido.

Perícia diz que Paulo Moratto morreu por envenenamento 

NOTA À IMPRENSA – CASO PAULO MORATO

A Gerência Geral de Polícia Científica informa que foram concluídos, além do exame de DNA, os exames histopatológico, e toxicológico nas vísceras de Paulo César de Barros Morato, tendo sido constatada, neste último como causa da morte: intoxicação exógena por organofosforado.

Restam ser concluídas a perícia das imagens, papiloscópica, química, tanatoscópica e local de morte a esclarecer, as quais serão finalizadas e encaminhadas à Polícia Civil no prazo de dez dias.

Centro Integrado de Comunicação da SDS