Luto na Asces/Unita; morre Giannina Mastroianni de Almeida

Faleceu às 13h deste sábado (26/05), em Recife, a senhora Giannina Mastroianni de Almeida, viúva de Dr. Adalberto Tabosa de Almeida, fundador da Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico (Asces-Unita).

O corpo foi cremado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. A Asces-Unita está em luto por três dias pelo falecimento da Sra. Giannina Mastroianni de Almeida.

História – Giannina Mastroianni foi casada com Dr. Tabosa de Almeida, companheira durante toda a sua vida e, principalmente, durante os desafios para a implantação da Asces-Unita, ainda nos anos de 1959, no Agreste do Estado. Ela teve quatro filhos: Ednara (in memoriam), Frederico Wilson, Iara Ione e Douglas Tabosa de Almeida.

Giannina escreveu os livros de crônicas Obra Reunida e Viagens, além da obra Minha Vida com Papai. Neste último, ela trata da vida do pai dela, o ítalo-caruaruense Giácomo Mastroianni que veio para Caruaru no início do século passado, sendo um empreendedor de grande visão, e o proprietário de um dos primeiros cinemas da cidade do Agreste.

Prefeita de Caruaru recorre à justiça para garantir gás e combustível

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de Caruaru informa que, a partir de definição da prefeita Raquel Lyra, uma medida judicial foi produzida, na tarde deste sábado (26), com o intuito de garantir o fornecimento de combustível e gás butano ao município, assegurando que um comboio de caminhões-tanque, organizado pelo poder público municipal, possa ir até o Complexo de Suape fazer o carregamento e voltar sob a escolta da Polícia Militar de Pernambuco.

A medida, aprovada pelo poder judiciário, visa, exclusivamente, garantir os serviços essenciais à população caruaruense.

Feiras mantidas em Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe

COMUNICADO

O *Moda Center Santa Cruz*, a *Feira do Jeans de Toritama* e a *Feira de Caruaru* comunicam que não haverá alteração nos dias e horários da feira.

Os três centros de compras estarão com suas estruturas organizacionais (segurança, limpeza, atendimento ao público, etc) funcionando, permanecendo inalterados os seus respectivos calendários.

Contudo, é importante salientar que, devido à falta de combustível nos postos, muitos comerciantes e clientes poderão não conseguir chegar até esses centros de compras.

De todo modo, reforçamos que a estrutura organizacional estará funcionando e pronta para atender aos comerciantes e clientes que chegarem ao Polo de Confecções de Pernambuco.

Administração do Moda Center Santa Cruz

Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Toritama

Em carta, governadores do Nordeste e Minas criticam políticas de preços da Petrobras, fim da Cide e descartam redução do ICMS

CARTA ABERTA DOS GOVERNADORES DOS ESTADOS INTEGRANTES DA SUDENE

Os Governadores dos Estados do Nordeste e Minas Gerais a seguir listados, que se encontram sob a jurisdição da SUDENE – Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Minas Gerais – em face da grave crise de desabastecimento de combustíveis que tanto vem afligindo os cidadãos brasileiros, dirigem-se, agora, à população de seus Estados e de todo o Brasil para firmar o seu posicionamento sobre esse grave tema:

1. Em um momento de tão grandes dificuldades, como o que vem sendo vivido por todo o povo brasileiro – constantemente sacrificado pelos efeitos adversos de crise econômica e política sem precedentes – é absolutamente incompreensível que o Governo Federal autorize a Petrobras a adotar uma política de preços direcionada, unicamente, à obtenção de lucro e ao acúmulo de receitas;

2. A política da Petrobras toma por base a premissa de que a empresa deve precificar seus produtos sempre em patamares superiores aos do mercado internacional, acompanhando as suas oscilações apenas quando há elevação de preços, sem jamais repassar aos consumidores brasileiros as suas eventuais reduções;

3. Essa política de preços foi elevando, de forma assustadora, os preços de insumos básicos para a população, como o gás de cozinha, a gasolina e o óleo diesel, cujo custo repercute, diretamente, sobre todos os preços da economia, a começar por itens de consumo básico, como os alimentos, que exercem forte impacto sobre o orçamento das famílias mais pobres;

4. Os preços do gás de cozinha e da gasolina têm registrado aumentos de tal magnitude e com tamanha frequência que, algumas vezes, têm sido anunciados reajustes a cada 24 horas, numa política que tem levado produtos de primeira necessidade a ficarem completamente fora do poder de compra dos brasileiros, chegando-se a ter 11 reajustes em, apenas, 17 dias;

5. Em decorrência dessa perversa política de preços, é cada vez mais comum que famílias – mesmo aquelas que vivem nos grandes centros urbanos – passem a recorrer a fogões de lenha para cozinhar, aumentando, de forma assustadora, o número de acidentes com queimaduras e, muitas vezes até, com perdas humanas e materiais;

6. Neste grave momento, quando irrompe um movimento radical que – justificado pela desenfreada escalada de reajustes – bloqueia os canais de distribuição de combustíveis e coloca em risco a mobilidade, a saúde, a segurança e a integridade física de milhões de brasileiros, o Governo Federal tenta fugir às suas responsabilidades convocando os governos estaduais – já tão sacrificados pela injusta concentração de recursos na União – a renunciar às suas receitas do ICMS, supostamente para atender demandas dos representantes dos transportadores participantes da paralização;

7. Diante disso, nós – Governadores dos Estados integrantes da SUDENE – consideramos absolutamente inaceitável a tentativa do Governo Federal de transferir para os Estados a responsabilidade pela solução de uma crise que foi provocada pela União, através de uma política de preços de combustíveis absurda, perversa e irresponsável. Colocar sobre os Estados Federados o ônus de qualquer redução da alíquota sobre os combustíveis – além de ser desrespeitoso – é atitude inconsequente e, por isso mesmo, inaceitável.

8. Para agravar ainda mais o contorno da proposta do Governo Federal, ventila-se a incoerente retirada da CIDE da parcela de recursos destinada à manutenção das rodovias, que é – por Garantia Constitucional – executada por Estados e Municípios da Federação.

9. Nós – Governadores dos Estados integrantes da SUDENE – reafirmamos nossa viva disposição de colaborar com o Governo Federal na concepção de propostas que permitam a aceleração da nossa da economia e a retomada do crescimento do Brasil, mediante a geração de emprego e renda e da inclusão de todos os brasileiros no processo de desenvolvimento da Nação.

10. Ressaltamos, no entanto, que o Governo Federal precisa rever – com urgência – a política comercial da Petrobras, reposicionando-a com responsabilidade e espírito público, trabalhando pelo saneamento das finanças da empresa, mas mantendo – acima de tudo – a consciência de que é completamente inaceitável aumentar, ainda mais, o enorme contingente de famílias brasileiras entregues ao desemprego e mergulhadas na miséria e na desesperança.

11. Por fim, destacamos nosso inarredável compromisso com os valores democráticos, ao tempo em que manifestamos nossa disposição de enfrentar – energicamente – qualquer tentativa de relativização ou destruição das conquistas democráticas do povo brasileiro nas ultimas décadas, na certeza de que a única via para superar os desequilíbrios e conflitos é a consolidação da democracia, com estrito respeito de suas práticas, princípios e processos.

Dez internos fugiram da Funase Caruaru; quatro já foram recapturados

NOTA OFICIAL

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) informa que, por volta das 6h30 deste sábado (26), dez internos fugiram pouco depois de retornarem para o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Caruaru. Eles faziam parte de um grupo de 13 jovens que havia sido conduzido pela Polícia Militar à delegacia após se envolver em um tumulto ocorrido no módulo 1 da unidade na noite da sexta-feira (25).

Quatro foram recapturados, e seis permanecem foragidos. No momento, todas as áreas do Case Caruaru estão em segurança e sob controle das equipes que atuam no local. As Coordenações de Segurança e de Inteligência da Funase foram mobilizadas até a unidade. A instituição, por meio de sua Corregedoria, vai apurar as responsabilidades pelo ocorrido.

Divulgada programação do Polo Azulão; Cordel do Fogo encantando é um dos nomes no palco

Para quem quer aproveitar essa diversidade, o Polo Azulão, localizado na Rua Armando da Fonte, é o endereço certo. Pelo segundo ano, o polo atrairá quem busca muito além do forró nos festejos juninos.

O polo terá representações de várias tribos e muita musicalidade com artistas locais e regionais. Este ano, a programação do espaço contará com noites temáticas, inspiradas em ritmos musicais.

O espaço contará com show da banda Cordel de Fogo Encantado, que promete arrastar uma multidão de fãs em seu retorno à Capital do Agreste. A Banda Tagore também está na programação e é conhecida por ter participado de grandes festivais no mundo inteiro em 2017. Almério trará seu repertório de sucesso que conquistou o público brasileiro. Uptown Blues Band & Liv Moraes, filha de Dominguinhos, irão trazer as músicas do mestre em ritmo de jazz e blues.

As atrações começam no dia 8 de junho (sexta-feira), às 20h, dedicado ao Rock.

Programação:

Sexta-feira (8)

20h – Old Pack

21h20 – Hodus

22h40 – Saga HC

0h – Alkymenia

Sábado (9)

20h – Seu Luis e os Comparsas

21h20h – Banda Hey John

22h40 – Joanatan Richard & Netto Rockfeller

0h – Uptown Blues Band & Liv Moraes

Sexta-feira (15)

20h – Dama do Rei

21h20 – Rasga Mortalha

22h40 – 70mg

0h – Lula Queiroga

Sábado (16)

18h – Jô Querino

20h – Jurema Preta

21h20 – Chris Mendes

22h40 – Colibri Brasil

0h – Em Canto e Poesia

Domingo (17)

18h – Rockalito

19h30h – Perfeita Simetria

20h50 – Tony Maciel

22h10 – Adriana Sales

23h30 –Tagore

Quinta-feira (21)

20h – Banda Leão do Norte

21h20 – Casaprima

22h40 – Isabela Moraes

0h – Almério

Sexta-feira (22)

20h – Nika Macedo

21h20 – Zé do Estado

22h40 – Gabriel Sá

0h – Cordel do Fogo Encantado

Sábado (23)

20h – Mozart Vieira

21h20 – Erisson Porto

22h40 – Herbert Lucena & Mel Nascimento

0h – Silvério Pessoa

Domingo (24)

18h – Fogueira de Xangô

20h – Rogéria

21h20 – Gabi da Pele Preta

22h40 – Riá Oliveira

0h – Bia Marinho