Candidato à presidência da Câmara, Jovair Arantes se reúne com deputados em Pernambuco


A Cidade do Recife receberá na próxima sexta-feira (20) o líder do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) na Câmara, Jovair Arantes (PTB/GO). O Petebista é candidato à presidência da Casa Legislativa e vem à cidade apresentar suas propostas aos deputados federais pernambucanos. A conversa entre os parlamentares acontecerá no Restaurante Tapa de Cuadril, localizado no Bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

Para proporcionar uma base sólida na cidade, os deputados federais Jorge Côrte Real (PTB/PE), Ricardo Teobaldo (PTN/PE) e Zeca Cavalcanti (PTB/PE) estão prestando todo o apoio necessário à comitiva, que chega de Brasília no Aeroporto Internacional do Recife por volta das 8h da manhã.

Antes do almoço/reunião com os deputados federais, Jovair também se encontrará com o Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), no Palácio do Campo das Princesas, área central do Recife, e com o Senador Armando Monteiro Neto (PTB), em seu gabinete, no bairro da Ilha do Leite.

Enem passará a ser exclusivo para acesso às universidades


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixará de ser instrumento de certificação para maiores de 18 anos, passando a ser exclusivo para acesso à educação superior. Essa atribuição será do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que hoje é direcionado a estudantes do ensino fundamental em idade irregular (a partir de 16 anos). A mudança valerá já para a próxima edição do exame.

A novidade foi anunciada nesta quarta-feira, 18, pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, durante coletiva para a divulgação dos resultados do Enem de 2016 e anúncio de outras mudanças. Dos 8,6 milhões de inscritos no último Enem, cerca de 1,2 milhão queriam somente a certificação do ensino médio e poucos mais de 7,7% deles conseguiram a nota mínima.

“Não dá mais para aplicar uma avaliação tão abrangente, que exige mais do que o necessário, àqueles que têm objetivos distintos, impondo um ônus para quem não pensa no ensino superior”, disse. “A gente vai buscar algo mais enquadrado na demanda e estender aos apenados nas penitenciárias, assunto que levei à presidente do STF [Supremo Tribunal Federal], ministra Carmem Lúcia.”

O Enem, assim como o Encceja, é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O resultado final do Enem de 2016 divulgado nesta quarta-feira, 18, aponta para um dos piores desempenhos na história do exame, especialmente em linguagens, com quase mil notas zero e um único candidato a atingir a nota máxima, acertando entre 800 e 900 questões.

“O desempenho em todas as áreas está absolutamente estagnado. Não estamos conseguindo que nossos alunos do ensino médio aprendam mais desde 2008”, informou a presidente do Inep, Maria Inês Fini. Segundo ela, o Enem não foi criado para certificar o ensino médio e usava o Encceja como matriz para uma dupla função, que incluía o acesso às universidades. O fim dessa duplicidade pode ajudar nos próximos resultados.

“Tudo isso reflete aquilo que a gente tem colhido nos principais mecanismos de avaliação, como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)”, avaliou o ministro Mendonça Filho. Para ele, a educação básica no Brasil não apenas estagnou, mas piorou. “Precisamos de reformas estruturais rumo a uma educação de qualidade, valorizando o professor e o conteúdo oferecido aos alunos. O projeto do Novo Ensino Médio, em tramitação no Congresso Nacional, tem também esse objeto”, concluiu.

Resultados individuais do Enem das provas de 2016 estão liberados para a consulta on-line


Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 podem consultar os resultados individuais. Também está aberta na internet a consulta pública que dará aos cidadãos brasileiros a oportunidade de opinar sobre o exame.

Os resultados gerais do Enem de 2016 foram apresentados pelo ministro da Educação, Mendonça Filho; pela secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães Castro, e pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao MEC responsável pelo exame, Maria Inês Fini, em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, 18, no MEC.

Para os menores de 18 anos que participam do Enem para fins exclusivos de autoavaliação, os resultados serão publicados em 60 dias, conforme previsto em edital. As provas objetivas foram corrigidas com base na teoria de resposta ao item (TRI).

Consulta — A partir desta quarta-feira, 18, até 10 de fevereiro próximo, os brasileiros podem participar da consulta pública sobre o Enem. Três perguntas objetivas abordam alternativas de mudanças dos dias de aplicação de provas e possibilidade de aplicação por computador. Uma pergunta discursiva permitirá ao cidadão dar sugestões para o aprimoramento do exame. As sugestões devem ser apresentadas na página do Inep na internet, com a informação do CPF.

Resultados — Considerada a média total, os participantes obtiveram as maiores médias em ciências humanas e suas tecnologias (533,5), em linguagens e códigos e suas tecnologias (520,5), matemática e suas tecnologias (489,5) e ciências da natureza e suas tecnologias (477,1).

Prefeitura de Belo Jardim inicia trabalho de recuperação na barragem do Bitury 


A prefeitura de Belo Jardim iniciou os trabalhos de recuperação da barragem do Bitury. Diante da seca que vive o município a ação tem o objetivo de melhorar a infraestrutura do reservatório garantindo a limpeza quando a chuva chegar. Por ser uma obra que é onerosa, a prefeitura teve a iniciativa como também solicitou parceria de empresas que passam auxiliar nesse momento.

Para a reforma estão sendo utilizadas diversas máquinas como Motoniveladora, retroescavadeira, caminhão pipa, pá carregadeira e caçamba de acordo com o Secretário de Meio Ambiente André Rocha, serão retirados mais de mil caminhões de lama.

O Prefeito João Mendonça (PSB) destacou a importância da obra. “Essa ação foi muito pedida pela Secretaria de Meio Ambiente e muito reivindicada pelos moradores, gostaria de nesse momento estar celebrando a barragem sagrando, mas, essa é uma situação que não depende de nós homens, mas a parte que cabe a mim como prefeito está sendo feita”, disse Mendonça.

PT diz que foco é oposição ao PSB e que especulação de nomes para disputar eleição pelo partido é inoportuna em PE 

Após as especulações sobre o nome da vereadora Marília Arraes como uma provável candidata do PT ao governo de Pernambuco em 2018, o parido resolveu se posicionar sobre o assunto. Por meio de nota, o PT disse que o foco é oposição ao PSB  que antecipação de nomes agora não é propício. Segue a íntegra da nota: 

NOTA PÚBLICA

Diante de notícias veiculadas, nos últimos dias, com diversas especulações sobre candidaturas majoritárias do PT nas eleições estaduais em 2018, seja com indicação de nomes de filiados ou de não filiados, o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco esclarece:

1. O PT, os seus dirigentes e a sua militância estão concentrados, nesse momento, no processo de avaliação da conjuntura, no debate sobre novas estratégias e eixos políticos e no processo de escolha de suas novas direções;

2. Portanto, é inoportuna e sem conteúdo efetivo qualquer especulação sobre a posição e sobre candidaturas do PT nas próximas eleições, o que somente será definido pela direção partidária no momento apropriado.

3. Os nossos esforços atualmente se dedicam a exercer uma oposição firme aos governos do PSB, estadual e do Recife, bem como a preparar o Partido para a nova fase de enfrentamento ao golpe, para a luta contra a ofensiva sobre os direitos dos trabalhadores(as) e para a restauração da democracia, com a reversão do estado de exceção imposto ao País e com a retomada das reformas e medidas em benefício do povo brasileiro e pernambucano.

Recife, 18 de janeiro de 2017

COMISSÃO EXECUTIVA ESTADUAL DO PT-PE⁠⁠⁠⁠

Prefeito de Jaboatão segue afirmando que pegou herança maldita


Após anunciar em coletiva de imprensa, nesta terça-feira (17), ter herdado do seu antecessor, Elias Gomes (PSDB), uma dívida superior a R$ 84 milhões, contrariando os dados que lhe foram informados pela comissão de transição, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PR), divulgou a nota abaixo intitulada “Os números não mentem” para se contrapor à negativa feita pelo tucano.

Confira:

I- Os números revelados pela atual gestão sobre a situação financeira da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes não mentem. A população está conhecendo agora a verdade sobre o buraco deixado por meu antecessor, mas já sofria há muito tempo com o descalabro administrativo. Tanto sentia que repudiou nas urnas, de forma contundente, a continuidade da administração passada, representada por seu candidato.

II- O ex-prefeito diz que a dívida foi contraída em razão de obras de construção de escolas, unidades de saúde e pavimentação e manutenção de ruas. Não é verdade. Só em relação à merenda ficou um resto a pagar no valor de R$ 4.081.717,73. Se os restos a pagar foram todos oriundos das obras citadas, então o erário público foi muito mal empregado. É isso que estamos constatando nas ruas, nos postos de saúde, escolas e órgãos públicos.

III- O ex-prefeito descumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), tanto que deixou uma dívida altíssima sem a garantia de recursos em caixa para a atual gestão efetuar os pagamentos.

IV- O artigo 42 da LRF diz que: “É vedado ao titular de Poder ou órgão referido no art. 20, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte, sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. Parágrafo único: Na determinação da disponibilidade de caixa, serão considerados os encargos e despesas compromissadas a pagar até o final do exercício”.

V- O fato de deixar recursos referentes a convênios não significa dinheiro em caixa. São recursos vinculados que não podem ser utilizados para qualquer outro tipo de pagamento.

Anderson Ferreira
Prefeito de Jaboatão dos Guararapes

Mendonça promete campus da UFPE em Salgueiro 


Assessores do ministro da Educação, Mendonça Filho, estiveram no Sertão Central na data de ontem (16) com duas finalidades: discutir com os prefeitos da região a instalação de mais dois cursos oferecidos pela UNIVASF (Universidade do Vale do São Francisco) e identificar um local na cidade de Salgueiro para a instalação de um campus definitivo da instituição.

“Estamos trabalhando para oferecer aos pernambucanos, em especial aos jovens do Sertão, mais acesso à universidade pública. O campus da UNIVASF em Salgueiro será uma realidade. Vamos começar com o campus provisório e seguir trabalhando pata viabilizar a obra definitiva”, disse o ministro da Educação, que é deputado federal pelo DEM de Pernambuco. O campus da UNIVASF em Salgueiro vai oferecer os cursos de Engenharia de Produção e Ciências da Computação.
Mendonça garantiu que trabalhou pela criação da Universidade do São Francisco ao lado do ex-deputado Osvaldo Coelho, já falecido, no governo do então presidente FHC.
Além disso, acrescentou, como governador assinou o convênio para cessão de uso do prédio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) pela UNIVASF. À época o prédio foi cedido para ser usado como Centro Interativo de Ciências.
“Hoje, como ministro da Educação, continuo este trabalhando de fortalecimento e ampliação da UNIVASF para oferecer aos sertanejos mais oportunidade de formação e acesso ao mercado de trabalho”, declarou o ministro.
Em 2016, segundo a assessoria do Ministério, a UNIVASF recebeu cerca de R$ 55 milhões para custeio e obras. Somente para a Policlínica-Escola do Campus Petrolina foram R$ 2 milhões e mais R$ 2 milhões para manutenção do Programa Nacional de Assistência Estudantil, que contempla estudantes de baixa renda com Bolsa Permanência, Auxílio Transporte, Auxílio Moradia e Residência Estudantil.

PMDB aumenta força no governo Paulo Câmara, por Inaldo Sampaio


Se dúvida ainda havia em relação a este assunto, ela dissipou-se na semana passada depois que o deputado Jarbas Vasconcelos admitiu publicamente que deseja ser candidato a senador em 2018 na chapa a ser encabeçada pelo governador Paulo Câmara: o PMDB passou a ser o principal parceiro do Governo do Estado, deixando em plano secundário o próprio PSB e descartando uma nova aliança com o PSDB e o DEM, aliás já rechaçada por antecipação pelos ministros Bruno Araújo e Mendonça Filho. Hoje, o principal conselheiro do governador é Jarbas Vasconcelos, que emplacou o presidente regional do PMDB, Raul Henry, inicialmente como vice e, agora, como secretário de Desenvolvimento Econômico. 

E, de quebra, o peemedebista histórico Bruno Lisboa na Secretaria de Habitação. Tudo isso leva a crer que o partido ficará mesmo com duas vagas na chapa majoritária de 2018, contrariando uma parte da cúpula do PSB.

O PMDB de Jarbas Vasconcelos deverá ficar com duas vagas na chapa majoritária da Frente Popular em 2018

Já tinha compromisso agendado

Secretaria de Saúde em Caruaru informa sobre vacinação contra febre amarela 

A Secretaria de Saúde da prefeitura de Caruaru informou a população caruaruense a cerca da imunização contra a febre amarela. A vacinação é indicada apenas para quem irá viajar para localidades com incidência da doença, no período de 10 dias que antecedem a viagem.
Quem estiver com viagem marcada para estados do sul, sudeste, centro-oeste, região norte e até parte do nordeste como Bahia, devem tomar a vacina contra febre amarela. As doses estão disponíveis na unidade do Ana Rodrigues que fica lozalizada na Rua Matin Afonso, 267, bairro São Francisco. Ressaltamos que pernambuco não possui casos notificados da doença e que esta ação é informativa e preventiva.

Os casos de febre amarela silvestre (transmitida em regiões rurais e de mata) tiveram um aumento significativo desde o início deste ano, principalmente em Minas Gerais. A doença é considerada endêmica nas regiões rurais e de mata do Brasil, onde é transmitida por mosquitos de espécies diferentes, como o Haemagogus e Aedes aegypti, em caso de humanos não vacinados. Entretanto não há registro de casos em áreas urbanas – onde o vetor é o mosquito Aedes aegypti – desde 1942.

Rui Lira diz que reclamação do Sindicato sobre pagamento de 1/3 de férias não é justa 


Principal articulador da gestão Queiroz e coordenador da equipe de transição, o ex-secretário Rui Lira se manifestou sobre a queixa do Sismuc, que alguns servidores só receberão o pagamento do 1/3 de férias após o sindicato ter acionado a justiça. De acordo com nota enviada por ele, quem tinha direito recebeu o abono. Segue abaixo a íntegra da nota. 

NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Governo José Queiroz informa que pagou em dezembro de 2016 o valor de R$ 1.298.280,79 correspondente a 1/3 de férias de 2.029 professores da rede municipal. Este número corresponde à totalidade dos que estavam em atividade em sala de aula e tinham direito ao benefício.

O pagamento, tanto dos contratados como dos efetivos, foi efetuado com verba do FUNDEB e excluiu uma minoria de docentes que, ou não tinham tempo de serviço para fazer jus ao recebimento, ou estavam à disposição de entidades externas como, por exemplo, o Sindicato dos Servidores Municipais.