Candidatos a prefeito de Caruaru divulgam agenda para esse domingo (25/9)


Raquel Lyra (PSDB)
7h Porta a porta no 2º Distrito nas comunidades de Riacho Doce, Dois Riachos e Itaúna; 

14h – Porta a porta no 3º Distrito nas comunidades de Serra dos Pintos, Malhada de Pedra, Riachão e Serra Velha;

19h – Caminhada na Vila Padre Inácio.

Tony Gel (PMDB)
8h30 – Visita comunidades da Zona Rural; 14h – Carreata pelas ruas de Caruaru. Saída: Av. Portugal

Jorge Gomes (PSB)

9h – Caminhada com os Amiguinhos de Zé e Jorge. Concentração: Estação Ferroviária

14h – grava para o guia 

15h – Buzinaço no 4º Distrito. Concentração: Av. Caruaru                         

Rivaldo Soares (PHS)
8h30 – Corpo a corpo nas feiras das Boa Vistas; 

Na parte da tarde faz visitas aleatórias; 

Delegado Lessa (PR) 

8h Visita a zona rural;

15h Encontro com crianças no comitê;

22h – Reunião com a coordenação da campanha; 

Eduardo Guerra (PSOL)

Durante a manhã visitará feira livre 

Reunião/Almoço com lideranças do PT 
Encontro com lideranças do PSOL
A noite não cumprirá agenda

Jefferson Abraão (PCB)

Não enviou a agenda ao blog.

Pesquisa IPMN mostra Geraldo na frente no Recife. Cenário é de Segundo Turno contra João Paulo 


Do Blog de Jamildo 

O terceiro levantamento das intenções de voto no Recife realizado pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), em parceria com o Jornal do Commercio e o Portal Leia Já, manteve os resultados do anterior. O prefeito Geraldo Julio (PSB), tentando reeleição, apareceu novamente na frente, com 33%. O ex-prefeito João Paulo (PT), que iniciou a disputa em empate técnico com o socialista, agora tem 25%. Assim, o cenário continua de polarização entre os dois na corrida pela prefeitura da capital pernambucana.

O petista começou a disputa com 27,7% das intenções de voto e na segunda pesquisa passou para 24,8%. Embora, considerando a margem de erro, tenha se mantido estável, o resultado não foi
tão positivo para ele devido ao crescimento do socialista, que teve 25,3% na primeira e 34,2% na segunda. Para o cientista político Adriano Oliveira, coordenador da pesquisa, afirma que o
cenário revela estabilidade e permite especular que a eleição ficará no primeiro turno, embora o fim do processo eleitoral continue incerto.

Segundo colocado nas eleições de 2012, o deputado federal Daniel Coelho (PSDB) está em terceiro, com 12% das intenções de voto. Priscila Krause (DEM) tem 3%; Edilson Silva (PSOL), 2%; e Carlos Augusto (PV), 1%. Pantaleão (PCO) e Simone Fontana (PSTU) não pontuaram. Vinte e um por cento declararam que vão votar branco ou nulo e 4% não sabem ou não responderam a pesquisa.

Geraldo Julio apareceu nesta pesquisa com a maior preferência na maioria das faixas de renda e de idade, na maior parte das vezes seguido por João Paulo. Na faixa de até um salário mínimo, por exemplo, o socialista tem 38% e o petista 22%. Entre os eleitores que têm renda acima de cinco salários, no entanto, Daniel Coelho é o que tem maior percentual de intenções de voto, 28% contra 20% de Geraldo Julio e 16% de João Paulo.

Daniel Coelho tinha 5,9% inicialmente e 10,4% na segunda. Priscila Krause passou de 3,5% para 4,4% até voltar aos 3% atuais.

Segundo turno
Considerando os votos válidos, quando se excluem os brancos e nulos, Geraldo Julio tem 43%. Isso quer dizer que haverá segundo turno na capital pernambucana se a eleição fosse agora, já que teria que ser escolhido por pelo menos metade do eleitorado recifense. Neste cenário, quem disputaria o segundo turno com o socialista seria João Paulo, que tem 33% das intenções de votos válidos. Daniel Coelho aparece depois, com 16%, descolado de Priscila Krause, que tem 4%; Edilson Silva, 2%; e, com 1%, Carlos Augusto, Pantaleão e Simone Fontana.


Pesquisa espontânea

O resultado do levantamento espontâneo, em que não são apresentados os nomes previamente, Geraldo Julio e João Paulo também polarizam a corrida eleitoral. O socialista aparece com 32% das intenções de voto e o petista com 24%. Daniel Coelho tem 11%. Priscila Krause ficou com 2%, empatada tecnicamente com Edilson Silva e Daniel Coelho. Vinte e um por cento afirmaram que não vão votar em nenhum candidato e 9% não sabiam ou não responderam.

No início da campanha, quando foi realizada a primeira pesquisa, João Paulo aparecia com 19,6% das intenções de voto e Geraldo Julio com 17,6%. Na segunda, na semana passada, as posições se inverteram e o socialista passou a liderar a disputa, com 30,6%, quase dez pontos na frente do petista, que tinha 21,8%. Daniel Coelho passou de 2,9% na primeira pesquisa para 8,6% na segunda e Priscila Krause foi de 2,6% na primeira para 4,2%.

O Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau entrevistou 816 eleitores do Recife nos dias 21 e 22 de setembro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número PE-06424/2016.

Suspensa divulgação de pesquisa de intenção de voto para prefeito de Caruaru 


A pesquisa para prefeito de Caruaru do Instituto Ideia Inteligência que estava prevista para ser divulgada nesse domingo (25/9) foi suspensa. As Coligações Caruaru Cada Vez Melhor e  A Força do Povo, que apoiam Tony Gel (PMDB) e Jorge Gomes (PSB), pediram a impugnação da pesquisa. O motivo principal é que de acordo com o que foi publicado no TRE, não consta a simulação na zona rural, que consta com cerca de 20% do eleitorado de Caruaru. O órgão de imprensa que a pesquisa ia ser divulgada também é uma incógnita, já que o próprio instituto é o ordenador de despesa. 

Lessa recua sobre a Rede e tem candidatura deferida pela justiça eleitoral 


Os advogados da Coligacão A Caruaru do Futuro Começa Agora desistiram de recorrer sobre a situação da Rede na Capital do Agreste. Na sequência dessa situação, a juíza eleitoral, Orleide Rosélia Nascimento, divulgou ontem (23), uma decisão mantendo a candidatura do Delegado Lessa (PR) a prefeito de Caruaru. A decisão tem caráter definitivo e a juíza deixa claro que o vice do partido Rede Sustentabilidade renunciou, antes do trânsito em julgado, e a sua substituição por Marília Mota na chapa “A Caruaru do Futuro Começa Agora” ocorreu dentro do prazo legal. Os documentos foram protocolados em tempo hábil.

O despacho faz referência ao DRAP (Demonstrativo de Registro Partidário) que excluiu o partido Rede Sustentabilidade, mas manteve as demais decisões das convenções que integravam a Coligação e facultou a substituição da vice no prazo legal. “As pessoas podem ficar tranquilas para votar e ter a garantia da validade do seu voto” confirmou Erick Lessa.

Acabou a treta! Jorge Gomes muda local da caminhada de hoje 


Logo cedo o blog postou que os candidatos Tony Gel (PMDB) e Jorge Gomes (PSB) tinham marcado para hoje uma caminhada no mesmo bairro, o Salgado. Mas o juiz eleitoral Brasílio Guerra solicitou que o candidato do PSB mudasse o local, já que a equipe de Tony havia reservado à data primeiro. Agora há pouco a coordenação da campanha de Jorge Gomes confirmou a mudança e a caminhada da Frente Popular vai ocorrer nos bairros Joao mota, caiucá e Kennedy, com a concentração na Rua São Nicolau (Igrejinha – João Mota). 

No Recife, João Paulo deve segurar o que tem, diz Jornalista 

Por Inaldo Sampaio 

O Datafolha realizou no Recife na última quarta-feira sua terceira pesquisa eleitoral para aferir a colocação dos 8 candidatos à prefeitura. Em relação à segunda pesquisa, realizada nos dias 8 e 9 deste mês, o quadro se manteve estável, salvo para João Paulo que foi o único a perder votos, caindo de 34% para 29% . Os outros 7 candidatos se mantiveram onde se encontravam. Geraldo Júlio pulou de 36% para 38% (oscilação dentro da margem de erro), Daniel Coelho de 11% para 13% (crescimento dentro da margem de erro), Priscila Krause de 2% para 3% (idem) e Edilson Silva segurou os 2% que tinha. Carlos Augusto Costa, Pantaleão e Simone Fontana obtiveram menos de 1% e por isso não foram citados na pesquisa. Há mais uma semana de campanha pela frente e o quadro ainda pode se alterar, mas é pouco provável. Ainda é cenário de dois turnos entre Geraldo e João Paulo. Mas, para isto, o petista tem que interromper sua curva de queda.

O cenário no Recife ainda é de segundo turno, mas o petista João Paulo tem que interromper a tendência

Ex-presidente da OAB/PE vai presidir comissão da Reforma Política 


O ex-presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, vai presidir a comissão especial da OAB nacional destinada a elaborar uma proposta de reforma política para o Brasil. A comissão irá reunir-se em Brasília no dia 7 de outubro, mas o documento final só deverá ser apresentado no final do ano.

A OAB chegou à conclusão de que tem legitimidade para entrar nesse debate porque o sistema eleitoral brasileiro, como tem dito tantas vezes o ex-presidente FHC, “está esgotado”. Para aperfeiçoá-lo, há que se fazer um amplo debate sobre voto distrital (puro ou misto), cláusula de barreira, parlamentarismo e financiamento público ou privado das campanhas eleitorais.

O Congresso Nacional já está debatendo a cláusula de barreira por meio de uma PEC de autoria do senador Aécio Neves. Se for aprovada, partido só terá direito à representação no parlamento, a tempo de TV e às verbas do fundo partidário se obtiver pelo menos 2% dos votos nacionais para a Câmara Federal distribuídos por 14 estados.

Hoje tem treta na campanha de Caruaru. Tony e Jorge marcaram caminhadas para o mesmo bairro


Uma eleição morna que ganha capítulos quentes na reta final. O sábado, por exemplo, reservou uma situação complicada. De acordo com as agendas enviadas pelas assessorias dos candidatos, Tony Gel (PMDB) e Jorge Gomes (PSB) marcaram caminhadas para o bairro do Salgado. Ambos levam milhares de pessoas para os eventos e um possível embate entre as militâncias gera até uma certa expectativa. Até o momento dessa postagem, ambos mantiveram as agendas e não informaram sobre uma possível mudança. O Salgado é um bairro estratégico devido a quantidade de eleitores. Ainda hoje mais informações. 

Blog vai divulgar pesquisa para disputa pela prefeitura em Lajedo 


Na próxima quinta-feira (29/9) o blog vai publicar a primeira pesquisa de intenção de voto para prefeito de Lajedo. A pesquisa foi ecomendada ao DataVox, de Campina Grande, e vai ouvir 400 eleitores, nas zonas urbanas e rural. O Instituto esse ano já realizou pesquisa para a própria cidade de Lajedo, Santa Cruz do Capibaribe e Campina. Disputam a eleição esse ano na cidade: Antônio João Dourado (PSB), Delma (Pros) e Rossine (PSD), esse candidato à reeleição. 

Eduardo Guerra foi sabatinado pelo Sismuc 


O Candidato a prefeito de Caruaru, Eduardo Guerra do PSOL, apresenta propostas na sede do SISMUC Regional, na manhã desta sexta-feira, 23, dando sequência a série de entrevistas com prefeituráveis. O candidato Eduardo Guerra do PSOL, recebeu das mãos do Presidente do SISMUC Regional, Eduardo Mendonça, pauta de reivindicações e assinou seu compromisso com a categoria de Servidores Públicos do Município.

Próximas entrevistas:

Segunda-feira, 26 – Tony Gel -PMDB
Terça-feira, 27 – Jorge Gomes do PSB
Quarta-feira, 28 – Raquel Lyra do PSDB