Queiroz realiza primeira reunião do ano com secretariado

Nesta quarta, 28, o prefeito José Queiroz vai reunir os secretários, a partir das 9h, para primeira reunião do ano com a equipe. O encontro será na Sala de Monitoramento, do Centro Administrativo. O objetivo é alinhar as ações que serão executadas ao longo deste ano por cada secretaria.

“Como Caruaru dispõe de expressivo valor de recursos, é preciso planejamento, eficiência e celeridade na aplicação das verbas. Contamos com um engajamento ainda maior da equipe nesse biênio 2015/2016″, adiantou o prefeito.

Dilma pede a ministros austeridade nos gastos e ações de combate à corrupção

Na primeira reunião com todos os ministros em seu segundo mandato, a presidenta Dilma Rousseff pediu hoje (27) austeridade nos gastos e ações para combater a corrupção no governo. “Todos vocês devem atuar sempre orientados pelo compromisso com a correção e a lisura. Espero que enfrentem com firmeza todo e qualquer indício de mau uso do dinheiro público nas áreas sob seu comando.”

Com o corte de orçamento dos ministérios, a recomendação da presidenta é que, mesmo com menos recursos, os ministros deem andamento aos projetos de suas pastas. “As restrições exigirão mais eficiência nos gastos, tarefa que – estou certa – todos executarão com excelência. Vamos fazer mais gastando menos”, disse.

A presidenta informou que enviará ao Congresso Nacional no próximo mês propostas para aperfeiçoar o processo de combate à corrupção, conforme promessa de campanha, “Defendemos um pacto nacional contra a corrupção que envolve todas as esferas de governo, de poder, tanto no ambiente público como no privado. Seremos implacáveis no combate aos corruptores e aos corruptos.”

Dilma acrescentou que o governo estimulará o debate sobre reforma política ainda no primeiro semestre deste ano. Ela recomendou que os ministros reajam a boatos e levem a posição do governo à opinião pública. “Sejam claros e precisos e se façam entender. Não podemos deixar dúvidas”, ressaltou.

A presidenta destacou que o governo ampliará as concessões e autorizações ao setor privado de rodovias, portos e aeroportos, além de realizar concessões em outras áreas, como hidrovias e dragagem de portos. Outro anúncio foi o do lançamento de um programa de desburocratização das ações do governo. “Menos burocracia representa menos tempo e menos recursos gastos em tarefas acessórias e secundárias”, assinalou.

Dilma voltou a defender a Petrobras, afirmando que a apuração e as punições devem ocorrer “com rigor”, mas sem deixar de acreditar na “mais brasileira das empresas”, a mais estratégica, que mais contrata e investe no país.

“Temos de continuar apostando na melhoria da governança da Petrobras. Aliás, de todas as empresas privadas e, em especial, das empresas públicas”. Segundo ela, o ato de “fechar as portas para a corrupção” não pode fechar as portas para o “crescimento, progresso e emprego”.

Em referência às empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, a presidenta recomendou que as empresas essenciais para o Brasil não devem ser destruídas. “Punir, ser capaz de combater a corrupção, não pode significar a destruição de empresas privadas. As empresas têm de ser preservadas. As pessoas culpadas é que têm de ser punidas.”

Dilma pediu aos ministros que trabalhem para dar sequência ao projeto político implantado desde seu primeiro mandato. Para ela, o governo deverá ser, ao mesmo tempo, de continuidade e mudanças.

“Nossa tarefa será manter o projeto de desenvolvimento iniciado em 2003, mas dar continuidade com avanços, com mudanças que darão mais consistência e velocidade a esse projeto”. Ela também recomendou que os ministros aperfeiçoem o diálogo com Congresso, prefeitos e governadores e com movimentos sociais

A presidenta revelou que a falta de chuvas no país reflete-se nos preços da energia em todo o Brasil e na oferta de água, especialmente na Região Sudeste. Segundo ela, o governo federal apoiou e continuará apoiando de todas as formas, inclusive com “vultosos investimentos”, as demandas dos governos estaduais, que são responsáveis diretamente pelo sistema de abastecimento de água.

Esta é a primeira reunião ministerial do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff. O encontro é realizado na Residência Oficial da Granja do Torto, em Brasília. Todos os 39 ministros estão presentes.

Oposição emite carta de compromissos sobre eleição para presidente da Assembleia

A Bancada de Oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco, vem a público apresentar uma pauta de compromissos que precisam ser assumidos pelos futuros candidatos à presidência e pela Mesa Diretora da Casa Joaquim Nabuco.

Compromissos:

1. Em toda e qualquer circunstância, preservar a autonomia e independência do Poder Legislativo, para o devido cumprimento de seus princípios constitucionais de legislar e fiscalizar as ações do Executivo.

2. Ampliação do diálogo com a sociedade civil organizada e com todos os canais institucionais de participação popular.

3. Ampliação de mecanismos para o acompanhamento da atividade legislativa por parte da população.

4. Promoção de atividades da instituição em todas as regiões do Estado, com a realização de sessões e audiências públicas itinerantes.

5. Permanente qualificação e valorização do atual quadro de servidores e de concursados, para a melhoria na qualidade dos serviços prestados pela Assembleia Legislativa à população.

6. Promover sistematicamente reuniões mensais com lideranças dos Partidos para a devida discussão da pauta legislativa.

7. Fortalecer a Ouvidoria da Casa, para o aperfeiçoamento deste canal de comunicação com o cidadão, além da realização de eleição de novos membros.

8. Apoio ao trabalho das comissões especiais e temporárias, fortalecendo este espaço fundamental de formulação e discussão de projetos legislativos. Observância ao regimento interno no que diz respeito à tramitação dos projetos de lei, à proporcionalidade e funcionamento das comissões permanentes e especiais.

9. Fortalecer o programa Alepe Socioambiental, com a adoção de medidas que estimulem a responsabilidade ambiental na administração pública.

10. Implantação de um canal próprio de TV para a maior divulgação das atividades parlamentares.

Após resposta do governo, FLTP convoca entrevista coletiva

A secretaria das Cidades entrou em contato com os representantes da Frente de Luta pelo Transporte Público e informou que a resposta aos 11 pontos de pauta discutidos com o secretário André de Paula será dada nesta quarta-feira, às 9h, na sede do Consórcio Grande Recife. A reunião será conduzida pelo Secretário Executivo das Cidades, Ruy Rocha e participam o presidente do Consórcio Grande Recife, Francisco Papeléo, e a presidenta da EPTI – Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal, Luciana Nóbrega.

A Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco, por entender que o debate deve se dá de maneira ampla e pública, convoca uma entrevista coletiva nesta quarta-feira, 28/01, às 15h na sede do MTC – Movimento de Trabalhadores Cristãos, Rua Gervásio Pires, 404, Boa Vista. Na ocasião apresentaremos para sociedade a nossa avaliação sobre a posição do governo e anunciaremos nosso calendário das próximas ações.

“Dilma quer combater crise com retórica”, afirma Mendonça Filho

O líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE), criticou o tom adotado pela presidente Dilma Rousseff no discurso que abriu a primeira reunião ministerial de seu governo nesta terça-feira (27/01). De acordo com o líder, a única orientação dada pela presidente ao seu ministério é seguir a orientação de seu marqueteiro João Santana e travar uma “guerra da comunicação” com os fatos.

“Dilma estabelece a enganação como método de governo. Prometeu uma coisa na campanha, fez o inverso assim que assumiu, mandou a conta do descalabro econômico para a classe média e ainda tem a coragem de ir a público pregar diante de seus ministros a continuação da guerra de comunicação. Ela quer combater a crise com a retórica”, lamentou Mendonça Filho.

O democrata também lamentou o anúncio de que, apesar do corte de quase R$ 18 bilhões em direitos trabalhistas e o aumento de R$ 20 bilhões em tributos, outras medidas de ajuste fiscal contra o contribuinte devem ser adotadas. Dilma afirmou que as medidas adotadas pelo Ministério da Fazenda são de “caráter corretivo”, o que para Mendonça é a confissão de que houve falhas econômicas em seu governo.

“Se é caráter corretivo é para se corrigir algo que falhou e ainda precisa ser corrigido. A agenda de maldades não cessou e certamente essas medidas econômicas de reequilíbrio fiscal que foram anunciadas de forma “gradual” não afetarão o patrimonialismo político de seu governo, e sim, o contribuinte”, afirmou.

Diogo Moraes apoia causa dos cegonheiros

(null)

Reconhecendo o SINTRAVE/PE, como o legitimo representantes dos cegonheiros pernambucanos, o deputado estadual Diogo Moraes, aderiu a luta para que a categoria consiga trabalhar e transportar os veículos fabricados no Estado.

Segundo Diogo Moraes, o que está em jogo é a luta dos pernambucanos e que a partir do momento do encontro, vestirá literalmente a camisa, para que o Estado que tanto incentivou a instalação da fábrica da FIAT em Goiana, possa ver os cegonheiros pernambucanos trabalhando.

O deputado acrescentou ainda, que formará uma Comissão da Alepe, para realizar uma audiência pública, onde FIAT e SADA, serão chamados para ouvir os deputados. Enquanto isto, os cegonheiros continuam na luta pelo direito de transportar os veículos produzidos em terras pernambucanas.

MTST completa 15 anos de atividades em Pernambuco com ação no Alto do Moura

No mês de janeiro o MTST Pernambuco completa 15 anos de organização. E vai celebrar a data com um evento marcante em Caruaru, que é a 2ª etapa do Conjunto habitacional do Alto do Moura, com 108 unidades pelo “Minha Casa Minha Vida-ENTIDADES”. O evento ocorre quarta-feira (28), a partir de 10h, na sede do Movimento no Alto do Moura, ocupação Che Guevara.

Um momento importante como marco na vida de mais famílias Sem Teto que em breve conquistarão a sua casa própria.
Estará presente o Rev. Marcos Cosmo, que é dirigente estadual e membro da direção nacional do movimento, além de representantes da Caixa Econômica Federal, lideranças políticas e comunitárias.

Cidade das Compras inicia cadastro para feirantes nesta terça (27)

cidade

Tem início nesta terça-feira (27), as inscrições dos sulanqueiros interessados em comercializar na Cidade das Compras. Para realizar o cadastro, o feirante poderá comparecer aos pontos fixos, situados no Centro de Compras Fábrica da Moda (Parque 18 de Maio), Casa do Jeans (Rua Barão, no Salgado) e Escritório da Sulanca (em frente a entrada do SESC) ou também realizar pela internet.

Ao total serão disponibilizados 15 mil boxes sem custo para o feirante. O empreendimento Cidade das Compras foi lançado em Caruaru na semana passada e, funcionará ás margens da BR 104, no sentido Caruaru-Toritama, logo após o distrito do Rafael.

“Estamos estudando a possibilidade de criar outros pontos de cadastro, principalmente para funcionamento após às 18h. Nossa ideia é abrir um um quiosque em um dos shoppings da cidade, mas ainda estamos avaliando”, afirmou Jorge Quintino, um dos consultores do empreendimento.

Também serão criados pontos para cadastro na prefeitura de Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe e em Toritama.

Sesi inscreve para EJA até sexta-feira (30) ​

Terminam nesta sexta-feira (30) as inscrições para novos alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Sesi. A modalidade de ensino é voltada a pessoas que desejam retomar os estudos, mas estão fora da faixa etária praticada nas escolas regulares. Há vagas para Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana; Goiana, na Zona da Mata; Caruaru e Belo Jardim, no Agreste; e Petrolina, no Sertão do Estado. Interessados devem comparecer à unidade do Sesi onde pretendem estudar.

“Umas das principais vantagens da EJA é que o aluno conquista o diploma muito mais rápido, sem abrir mão da qualidade do ensino. São apenas dois anos para concluir o Ensino Fundamental (I ou II) e 18 meses para o Médio”, explica a analista de educação do Sesi/PE, Noêmia Fortunato, lembrando que as aulas acontecem no período na noite, de segunda à sexta-feira, facilitando a conciliação do estudo com a jornada de trabalho. Em Jaboatão, há turmas também pela manhã.

Para cursar o Ensino Fundamental I ou II, o aluno deve ter, pelo menos, 15 anos completos. Já para o Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos. No momento da matrícula, é preciso apresentar duas fotos 3 x 4; cópias da carteira de identidade, do CPF, da certidão de nascimento ou casamento e de um comprovante de residência; documento original ou cópia autenticada do Histórico Escolar do Ensino Fundamental I, para aqueles que irão cursar o Ensino Fundamental II; e da ficha 18, para aqueles que irão cursar o Ensino Médio. As aulas iniciam em fevereiro.

Aulas na empresa – O Sesi também oferece turmas específicas de EJA para indústrias, com aulas na própria empresa. O fato das aulas serem ministradas no ambiente corporativo estimula a adesão dos funcionários, que não precisam se deslocar do local de trabalho para estudar. Segundo dados do Banco Mundial, um ano a mais de escolaridade representa elevação de 10% na capacidade produtiva do trabalhador. Informações: (81) 3412.8585.

Caruaru realiza atividades em alusão à Semana Nordestina de Visibilidade Trans

A Secretaria da Mulher realizará na próxima quarta-feira, 28, ações alusivas à II Semana Nordestina da Visibilidade Trans. As atividades têm por objetivo ressaltar a importância da diversidade e respeito para as pessoas Trans, representado por travestis, transexuais e transgêneros.

A Semana Nordestina de Visibilidade Trans foi idealizada para que a sociedade conheça mais do universo e os problemas que acometem as pessoas trans, um desses problemas está ligado a violência, onde nosso Estado ainda ocupa o segundo lugar no índice de violência a travestis e transexuais.

A programação em caráter regional terá inicio na manhã desta quarta-feira, 28, no Museu do Barro, com a entrega do troféu Monique Rodrigues, prêmio máximo concedido às pessoas que atuam no desenvolvimento das políticas públicas voltadas para população trans. Ás 9h, a Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans-PE) concederá ao prefeito José Queiroz a honraria, como forma de reconhecimento pela iniciativa de implementação da assessoriade Políticas LGBT, ligada à Secretaria Especial da Mulher e Direitos Humanos, assim como da lei que regulamenta o uso do nome social das pessoas trans no município de Caruaru.

Dando continuidade à programação, após a entrega do prêmio será aberta a exposição intitulada “Duas Lendas Vivas do Movimento Trans”. Composta por 20 fotos, a mostra conta a história de vida de duas militantes do movimento nacional trans, Keila Simpson e Jovanna Baby. A mostra tem por intuito estimular novas ativistas a ingressarem no movimento, tendo como objetivo buscar melhores condições de vida para a população de pessoas trans.

No dia 29, a partir das 19h, as atividades continuam no Centro Acadêmico da Universidade Federal de Pernambuco, onde uma mesa redonda, composta pela professora Alene Lages, a secretária da Mulher, Katherine Lages, e a ativista trans Aleksya Torres discutirão o tema “A visibilidade trans no Agreste Pernambucano – Cidadania, Identidade e Emancipação.

Para o gerente em direitos humanos da Secretaria Especial da Mulher, Aristóteles Veloso, essa atividade tem como principal objetivo, como o próprio nome já diz, visibilizar os principais problemas que acometem essa parcela de nossa população, procurando, em parceria com o poder público estadual e federal, soluções e propostas para garantir direitos as pessoas trans, além de provocar nossa sociedade para refletir sobre esse tema específico.