Vídeo – Sessão marcada por polêmicas e reclamações contra secretários municipais

Em mais uma sessão polêmica sobrou pra todo mundo na Câmara de Caruaru. O vereador Jajá (sem partido) voltou a afirmar ser vítima de perseguição. Heleno do Inocoop (PRTB) e Edjailson da Caru Forró (PT do B) reclamaram da maneira que são tratados por secretários municipais. Heleno ameaçou deixar a base do governo e disse que se for maltratado manda o secretário sair do bairro dele. Por fim, Louro do Juá disparou contra a Comissão de Ética da Casa. Segue abaixo o vídeo da TV Criativa.

Entidades debatem o novo Plano Diretor de Caruaru

IMG_5943.JPG

Foi realizado na manhã dessa quinta (30), no Caruaru Park Hotel, o seminário “Desafios para revisão e implementação de Planos Diretores”, uma realização da Agência Condepe/Fidem, com apoio da Prefeitura de Caruaru. O encontro foi coordenado pelo presidente da agência estadual, Murilo Soares, e pelo diretor executivo de Apoio à Gestão Regional e Metropolitana, Luciano Pinto. Durante o evento, o prefeito José Queiroz marcou presença, acompanhado do presidente da URB, Aldo Arruda, e do Secretário de Participação Social, Leonardo Bulhões.

Queiroz lembrou que os estudos para implantar o primeiro Plano Diretor de Caruaru começaram ainda na gestão de João Lyra Filho. “Na década de 60, Caruaru já se preparava para um aprofundamento nos planos diretores, uma vez que fazíamos cursos que abordavam esse tema em Brasília. E a cidade vive nos últimos anos uma evolução incrível, por isso o Plano Diretor deverá ser atualizado com o diferencial de engajar a população no debate. Nesse sentido, contamos com a Secretaria de Participação Social, diariamente em contato com os caruaruenses”, destacou.

Primeiro palestrante do encontro, Francisco Cunha trouxe para a realidade do agreste o tema “A cidade e a utopia da cidade cidadã”. “É preciso, por exemplo, levar em consideração o respeito ao direito de ir e vir para os pedestres nas calçadas, questões como essas fazem diferença na hora de pensar uma cidade melhor para viver”, comentou.

Tony entrega imagem de barro ao Papa Francisco

IMG_5941.PNG

O deputado estadual Tony Gel é o único representante de Caruaru, que está de forma oficial na Comitiva que acompanha o governador Eleito Paulo Câmara em viagem ao Vaticano. Eles estão participando de evento, no qual a Orquestra Cidadã Meninos do Coque, faz apresentação especial para o Pontífice.

Na ocasião, Gel e Câmara entregaram ao Papa Francisco, uma Peça do artesão Horácio Rodrigues, produzida no Alto do Moura em Caruaru.

Prefeito de Garanhuns deve demitir comissionados e realizar concurso

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, foi oficialmente notificado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para fornecer, em até 10 dias úteis, as informações referentes ao quadro de cargos e empregos públicos no município e o número de vagas em aberto. Segundo o promotor de Justiça Domingos Agra, esses dados vão fundamentar a realização de um concurso público com o objetivo de “eliminar totalmente da administração municipal os contratos temporários que não se enquadram na hipótese constitucionalmente permitida”, ou seja, em casos de necessidade excepcional e temporária.

De acordo com um levantamento realizado pela Promotoria de Defesa da Cidadania de Garanhuns, há um total de 1.465 cargos vagos na Prefeitura de Garanhuns, enquanto o total de servidores contratados chega a 1.276. Essa situação levou, conforme explicou Agra, a administração municipal a ultrapassar nos quatro primeiros meses de 2014 o limite prudencial de despesas com pessoal fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

A realização do concurso e a substituição dos servidores contratados por concursados devem ser acompanhadas, segundo o promotor, da adoção de medidas de enxugamento da máquina administrativa. Em uma iniciativa anterior, o município de Garanhuns já havia firmado perante o MPPE um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), comprometendo-se a realizar concurso para preenchimento de 127 vagas distribuídas entre 20 cargos efetivos, dentre eles professores, médicos, enfermeiros, psicólogos, procuradores, assistentes sociais, guardas municipais, agentes de disciplina, fiscais tributários, fiscais de obras, fiscais de abastecimento, coveiros, jardineiros, topógrafo, nutricionista, marceneiro e técnico de segurança do trabalho.

TCE rejeita contas de 2012 da prefeitura de Sairé

A Primeira Câmara do TCE emitiu parecer prévio recomendando ao Legislativo de Sairé a rejeição das contas de governo da Prefeitura, relativas ao exercício financeiro de 2012 (processo n° 1340084-8), que teve como responsável o prefeito Everaldo Dias de Arruda.

Irregularidades – de acordo com o voto do relator, conselheiro João Campos, a prefeitura deixou de recolher ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) a contribuição patronal e a contribuição descontada da remuneração dos servidores, totalizando R$ 1.084.924,91. Outra irregularidade apontada diz respeito a despesas novas, contraídas nos dois últimos quadrimestres do exercício, sem o devido lastro financeiro. Tal fato contraria o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Além disso, foi verificado que, ao final do exercício financeiro, a Prefeitura apresentou um déficit financeiro de R$ 4.246.187,28. O município também deixou de cumprir as exigências da Lei de Acesso à Informação ao não disponibilizar, no site da Prefeitura, os documentos exigidos pela referida LAI.

Por fim, ficou determinado que a Coordenadoria de Controle Externo do TCE observasse nas próximas auditorias o cumprimento das determinações por parte da municipalidade de Sairé.

O voto do relator foi aprovado por unanimidade pelos membros da Câmara de julgamento. A Sessão foi dirigida por seu presidente, conselheiro Ranilson Ramos. O Ministério Público de Contas esteve representado, na Sessão de Julgamento pela procuradora Germana Laureano.

Osíris Caldas assume presidência da ACIC

Osíris-Lins-Caldas

A Acic elegeu na tarde de ontem (30) a nova diretoria que atuará no biênio 2015/2016. A eleição aconteceu por meio de chapa única, conforme determinação do estatuto e foi votada pelos associados. Os novos coordenadores das Câmaras Setoriais serão votados internamente pelos componentes das mesmas. A posse tanto dos novos coordenadores, quanto da nova diretoria acontecerá no dia 04/12, durante a confraternização da Associação.

O presidente eleito, Osíris Lins Caldas que retorna à Casa após ter se licenciado para assumir a Secretaria de Microempresa em abril deste ano, fala sobre a indicação do seu nome. “Me sinto honrado em estar de volta a partir de janeiro de 2015. Agora é o momento de sentar e fazer o planejamento para o próximo biênio. Temos alguns projetos em vista como formatar um evento de TI, a participação nas causas que cercam o desenvolvimento de Caruaru como a mudança da feira e o fortalecimento dos grandes eventos já realizados pela Associação”.

Confira os nomes que compõem a nova diretoria:
Presidente: Osíris Lins Caldas Neto
1o Vice-Presidente Francisco Franco de Vasconcelos
2o Vice-Presidente José Carlos Clímaco

Vice-Presidentes:
Para assuntos do Comercio Luverson Lúcio de Lima Ferreira
Para assuntos de Serviços Paulo Muniz Lopes
Para assuntos da Indústria Wamberto Aurélio Zenaide Barbosa
Para assuntos das Câmaras Setoriais e Núcleos Especiais Marcelo Batista Leandro

Diretores:
1º Secretário Bernardo de Lima Barbosa Filho
2º Secretário Susiany Ferreira Liberato
1º Diretor financeiro Luiz André Ferreira Santos
2º Diretor financeiro Pedro Leopoldo Nogueira de Miranda
Administrativo Newton Candido Montenegro

Conselho Fiscal:
Carlos Alberto Batista da Silva
Marcio Cristiano Mahon e Silva
José Renato Andrade Machado

Suplentes do conselho Fiscal:
Everaldo Silva Gualberto
Ana Paula Pessoa Tavares
José Gomes dos santos

Comissão de Sindicância:
Clauston Pacas Silva
Alfredo Alves da Cunha Neto
Danielle Lago Bruno de Faria

Dia de Finados com programação diferente nos cemitérios de Agrestina

Devido a tradição religiosa que acontece em diversas partes do mundo, familiares costumam visitar covas de parentes no dia de finados em todo o pais, que acontece no próximo domingo dia 2 de novembro. Pensando nisto a Secretaria de Obras e Urbanismo de Agrestina estendeu o horário de funcionamento dos cemitérios que será das 06h00 às 22h.

Para trazer mais conforto a esses visitantes uma equipe da Secretaria, vem realizando nas últimas semanas um mutirão de trabalhos nos cemitérios da área urbana e rural do município. O objetivo foi concluir os trabalhos de limpeza, capinação, pintura, eletricidade, por conta do número de pessoas que costuma homenagear aqueles que se foram de alguma maneira.

PSB dividido entre independência e oposição a Dilma

A eleição terminou, mas as sequelas entre PT e PSB não foram sanadas. Os socialistas já afirmam que não voltam de imediato para a base do governo Dilma. Pelo menos esse é o indicativo do novo presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira. Em entrevista ao Jornal O Globo, ele garantiu que a legenda também não fica na oposição, apesar de ter subido no palanque do tucano Aécio Neves no segundo turno da eleição desse ano. A decisão

O martelo será batido numa reunião da Executiva que será realizada em novembro. “Estamos na linha do diálogo: o que for do interesse do país e estiver de acordo com nossos princípios programáticos, nenhum governo terá dificuldade conosco. Não temos uma oposição radical e sistemática, temos a nossa independência. Não temos interesse em tensionar a relação com o governo. Nós fomos colocados na oposição pela escolha do eleitor e sabemos respeitar isso. E também não queremos ser confundidos com uma oposição de direita”, afirma Siqueira.

Apesar da posição de Siqueira, Beto Albuquerque, que esteve em Belo Horizonte para acompanhar a apuração com Aécio, tentará levar o PSB de uma vez para a oposição. O deputado disse que agora é hora de viver o luto e curar as feridas para reorganizar a oposição.

“Temos que viver o luto e depois articular esse capital enorme de 50 milhões de brasileiros que não querem o PT. Minha maior luta será manter o PSB na oposição, com três governadores dependendo do governo”, disse Beto, que tem também cargo na Executiva do partido.

Opinião – Agora é Dilma – por Adilson Lira*

Queremos agradecer aos quase 100 mil caruaruenses que saíram de suas casas no último domingo para votar e eleger a presidenta Dilma Rousseff para mais 4 anos. Sem sombra de dúvidas foi a maior e mais gratificante vitória que obtivemos em Caruaru, desde as eleições de 1989. Nem a primeira eleição de Lula em 2002 teve a grandeza dessa vitória obtida agora aqui em Caruaru. Basta lembrar que nunca havíamos ganhado uma eleição presidencial em nossa cidade. Nem o ex-presidente Lula havia ganhado eleição aqui.

Hoje, com cerca de 100 mil votos e uma diferença de 30 mil em relação ao nosso adversário, os eleitores e as eleitoras caruaruenses consagram a presidenta Dilma e honram um governo que tanto fez por nossa cidade.

Nossos sinceros agradecimentos aos vereadores Pr. Carlos Santos (PRB); Dr. Demóstenes Veras (PROS); Gilberto de Dora (PSB); Edmilson do Salgado (PCdoB); Heleno do Inocoop (PRTB); Edjailson Carú Forró (PTdoB) e Ranilson Enfermeiro (PTB), pelo voto e apoio a nossa presidenta agora no segundo turno.

Somos também gratos ao senador Douglas Cintra (PTB) e os companheiros Lino Portela (Presidente do PCdoB); Fábio José (PSol) e Rivaldo Soares (PHS) que se empenharam conosco na batalha eleitoral que culminou com essa maiúscula e importante vitória em Caruaru. Hoje podemos dizer que vencemos no Brasil, em Pernambuco e em Caruaru. Vitória completa. Dilma Rousseff é, no voto, a presidenta de todos os caruaruenses.

Queremos agradecer de uma forma muito especial à nossa aguerrida militância que, de forma voluntária, se juntou a nós na missão de reelegermos a presidenta Dilma. Essa militância tomou as ruas de nossa cidade e nos proporcionou essa grande vitória e uma belíssima festa da democracia.

Finalmente, nossos mais importantes agradecimentos aos eleitores de nossa cidade que, contrariando as tradicionais lideranças políticas locais, se mostraram livres, independentes e não seguiram suas orientações, muito pelo contrário, escolheram a melhor opção para o Brasil, a reeleição da nossa presidenta.

A nós não interessa quem saiu derrotado dessa disputa eleitoral. Nos importa muito mais enaltecer os méritos de quem venceu. E entendemos que quem venceu foi o povo. O povo brasileiro, o povo pernambucano e o povo caruaruense. Esse povo preferiu honrar com a reeleição da presidenta Dilma um governo que vem dando certo. Um governo que implantou e vem fazendo funcionar programas importantes como:
• Minha Casa, Minha Vida;
• Mais Médicos;
• Bolsa família;
• Prouni;
• FIES;
• Pronatec (e tantos outros).

Os eleitores caruaruenses preferiram honrar com seus votos os governos que investiram mais de 610 milhões de reais aqui em nossa cidade, nos últimos 12 anos. Os governos que baixaram a 5% a taxa nacional de desemprego. Os governos que pagaram a dívida externa e nos livraram da escravidão do FMI.

Nossa vitória em Caruaru não é apenas a vitória da presidenta Dilma, nem tampouco a vitória do Partido dos Trabalhadores e dos nossos aliados. Nossa vitória é principalmente a vitória de cada caruaruense que nos consagraram com os já citados quase 100 mil votos.

A eles (e elas) nossos sinceros agradecimentos, com a certeza de que continuaremos na luta por um Brasil melhor, por um estado mais desenvolvido e por uma Caruaru mais acolhedora.

*Adilson Lira – Presidente do PT Caruaru e Coordenador da Campanha de Dilma Roussef em Caruaru e região.

Programa Ponto a Ponto debate livro que trata de relações entre Brasil e EUA

IMG_5938.JPG

As relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos e a avaliação dos países da América Latina sobre esses dois países serão assunto da reprise do programa Ponto a Ponto deste sábado (1º), a partir da meia-noite. O convidado é o professor de Relações Internacionais na FGV, Mathias Spektor, que discute na ocasião seu livro “18 dias: quando Lula e FHC se uniram para conquistar o apoio de Bush” (2014). O programa é ancorado pela jornalista Mônica Bergamo e conta com comentários e análises de pesquises do sociólogo e cientista político Antonio Lavareda.

Doutor pela Universidade de Oxford e colunista sobre política externa na Folha de S. Paulo, Spektor avalia a necessidade de uma retomada nas relações diplomáticas entre Brasil e EUA. Iniciadas em esquema de parceria entre os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso em 2002, essas relações, segundo o analista, foram abaladas pela Crise Econômica de 2008/2009, as manifestações no Irã em 2010, e o escândalo de espionagem norte-americana.

Na atração, o especialista discute ainda a influência da China no desenvolvimento do Brasil e nas demais repúblicas da América Latina, além de avaliar o comportamento diplomático do país asiático no mundo. A reprise da entrevista do programa Ponto a Ponto vai ao ar neste sábado (1º), à meia-noite, no canal de TV Bandnews. A entrevista também poderá ser vista no domingo (2) às 16h30, 20h30 e meia-noite.