Vereador de Caruaru solicita reabertura da Biblioteca Municipal

Presbítero

O vereador Pb. Andrey Gouveia utilizou a tribuna da Casa para ressaltar o requerimento nº 475/2017, onde solicitou a reabertura da Biblioteca Pública Municipal Álvaro Lins, fechada desde outubro de 2016. De acordo com informações da gestão anterior, a biblioteca seria transferida para outro local, porém o espaço precisou ser utilizado por outra unidade da prefeitura.

Na tribuna, o Pb. Andrey destacou a funcionalidade do local para a população caruaruense, além da importância histórica, tendo em vista que em 2017, a Biblioteca Álvaro Lins completa 100 anos de fundação. “Vemos a grande necessidade de reabertura da Biblioteca Pública Municipal. Além do rico acervo, o espaço disponibilizava obras nacionais em braile para deficientes visuais. Em 100 anos de existência, a biblioteca nunca dispôs de um espaço próprio. Ressaltamos a importância da reabertura da biblioteca, podendo ser no antigo local, desde que sejam feitas as devidas adaptações e reformas, conforme o entendimento da prefeita Raquel Lyra”, reforçou.

Estiagem leva à situação de emergência 70 municípios pernambucanos

Seca

O prolongado período de estiagem em Pernambuco levou o Ministério da Integração Nacional a reconhecer situação de emergência em 70 municípios. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24) e permite que as prefeituras tenham acesso a recursos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para ações de socorro e assistência à população e restabelecimento de serviços essenciais.

O reconhecimento federal é o primeiro passo para obter apoio material e financeiro da Defesa Civil nacional. Os municípios também devem apresentar um Plano de Trabalho, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível no endereço: Situação de Emergência . Após a análise técnica por equipes da Sedec, o Ministério da Integração define o valor do recurso a ser disponibilizado.

Domingo de ritmos variados no Centro do Recife

Domingo pegando fogo ao som de muito frevo, samba e coco de roda pelos bairros do centro do Recife. A programação começa cedinho em alguns Polos montados pela Prefeitura do Recife com ritmos diversos que certamente não deixará ninguém parado. Agora é vestir a fantasia, marcar o horário certinho e cair no passo.

O tradicional Quartel General do Frevo, sucesso que voltou a fazer parte da programação do Carnaval do Recife em 2016, funciona no polo montado na Praça da Independência, conhecida por todos como Pracinha do Diario. Nesse Polo o ritmo que impera é o frevo e a programação deste domingo (26) começa a partir das 17h com a Orquestra Popular do Recife sob o comando do Maestro Ademir Araújo, o Maestro Formiga. Para embelezar agitar as sombrinhas coloridas do frevo, a Lúden Companhia de Dança agitará o QG do Frevo.

Na sequência, a partir das 18h40, é a vez do Maestro Fábio César e a Orquestra Raízes Pernambucanas se apresentar junto com a Companhia de Dança Angelita Karollainne. Lembrando que a programação do QG continua na segunda e na terça, sempre começando a partir das 17h.

No Polo montado no Pátio de São Pedro a festa começa a partir das 20h e a última atração sobe ao palco às 23h40. Dentre os nomes que animam a folia no Pátio estão Caju e Castanha (22h20) e Genival Lacerda encerrando a noite.

No Recife Antigo os Polos do Arsenal e da Rua da Moeda também têm programação para o domingo. No Arsenal dentre as atrações da noite estão Coco Raízes de Arcoverde, às 20h, e logo na sequência Claudionor Germano, às 21h. Na Moeda, o Polo do Samba, se apresentam Karynna Spinelli, a partir das 21h40. Mas vale chegar mais cedo porque a programação nesse polo começa às 19h e para quem quer aproveitar até o finalzinho, a última atração será com Belo Xis, que sobe ao palco às 23h.

A programação completa você confere aqui: Programação Carnaval do Recife

Governador ignora protesto e diz que carnaval de Pernambuco será seguro 

Governador esteve ao lado da primeira dama, Luísa Câmara. Imagem de Roberta Jungamann


Enquanto um tenso protesto ocorria nas principais ruas do centro do Recife, o governador Paulo Câmara estava fazendo a abertura do carnaval ao lado do prefeito do Recife, Geraldo Júlio. Câmara conferiu de perto, do Marco Zero da Capital, e destacou a importância da festa para o Estado e convocou a população para seguir na folia.

 “O Recife abre o Carnaval com alegria, irreverência e muita paz. Teremos dias de uma bonita festa, que reverencia a nossa cultura e a nossa gente. Vamos seguir assim: curtindo, com muita tranquilidade, esse Carnaval, que é a maior festa do mundo”, exaltou o governador.

 O chefe do Executivo estadual também destacou que a segurança está garantida. “O planejamento da segurança do Carnaval já está feito. Pernambuco terá um Carnaval de paz, como sempre teve o nosso Estado, em que a população pode ir brincar nas ruas de forma tranquila”, afirmou. Por fim, Paulo destacou a tradição da cultura pernambucana. “É nossa marca. O carnaval de Pernambuco é feito de cultura: do maracatu, do caboclinho, do frevo. Isso tudo estará presente tanto aqui, como no Interior. Os pernambucanos sabem fazer carnaval”, ressaltou. 

Após tenso protesto, associação descarta paralisação de PMs 

Da Folha de Pernambuco 

O manifesto dos policiais militares de Pernambuco, liderado pelo movimento das esposas, durou quase seis horas e terminou por volta das 22h esta sexta (24), em frente ao prédio da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Centro do Recife.

O grupo de esposas deliberou que não haverá greve neste Sábado de Zé Pereira (24), durante a realização do Galo da Madrugada, no Centro do Recife – mas que os policiais “vão trabalhar se quiserem”. O presidente da Associação de Cabos e Soldados (ACS), Albérisson Carlos, ressaltou que não haverá greve.

O protesto dos PMs foi tenso. Partiu da praça do Derby por volta das 16h e seguiu em direção à avenida Beira Rio, no bairro da Madalena, próximo da residência do governador Paulo Câmara. A categoria gritava palavras de ordem, afirmava que “não vai ter Galo” e que os policiais e suas famílias merecem respeito e respaldo do Governo. Segundo a esposa de Carlos, Verônica Souza, à frente da mobilização, nenhum representante do Governo compareceu ao movimento.

Quase três horas depois de início, o protesto foi cercado na avenida Conde da Boa Vista por PMs em atividade que estariam cumprindo ordens do Governo do Estado. O cerco foi feito com veículos e houve confusão. Os manifestantes retiraram um carro do BPTran, que estava parado em frente ao trio, “na força”, balançando a viatura e a tirando do caminho do trio. [veja no vídeo abaixo] O repórter fotógrafico da Folha de Pernambuco Arthur de Souza teve a câmera empurrada.

Do carro de som, Albérisson Carlos deu comando para que as esposas seguissem no “pelotão de frente” da marcha. A manifestação seguiu pacificamente pela avenida Conde da Boa Vista, em direção à ponte Duarte Coelho, onde está a alegoria do Galo da Madrugada.

Ao chegar na esquina com a rua da Aurora, mais carros da Polícia fechavam a via. Depois de uma negociação entre as lideranças, foi acordado com o Governo que os PMs seguiriam em direção ao prédio da Alepe. O Batalhão de Choque foi posicionado nas extremidades da ponte Princesa Isabel, que dá acesso ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, para evitar que a passeata seguisse por ali. Segundo homens da Polícia Militar no local, a presença do Choque era para garantir o fluxo normal dos foliões e “possíveis badernas”.

Projeto do governo amplia vagas de promoções para PMs e Bombeiros


O governador Paulo Câmara encaminhou, nesta sexta-feira (24) à Assembleia Legislativa de Pernambuco projeto de lei complementar alterando a composição do efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. 

Paulo Câmara ampliou em 300 as vagas de subtenente (200 em 2017 e 100 em 2018), que é o topo da carreira dos praças. Atualmente há 182 vagas para o posto. Em 2017, serão 382 vagas de subtenentes. Isso representa um crescimento de 109,89%.

“O Governo de Pernambuco enfatiza seu entendimento de que a observância da disciplina e o respeito à hierarquia são condições essenciais ao funcionamento regular das instituições militares, pelo que todas as providências têm sido adotadas para oferecer aos comandos militares as condições de liderança efetiva das corporações”, explicou Paulo Câmara.

“Mais que dobramos o número de vagas de subtenentes, numa demonstração da importância que damos à nossa tropa. Com esse projeto, complementamos o trabalho de valorização dos militares, iniciado com o reajuste dos soldos, já sancionado por mim, que estabeleceu as correções para os meses de maio de 2017, abril de 2018 e dezembro de 2018, com um reajuste médio de 25%”, afirmou o governador.

Com relação ao topo da carreira dos oficiais, que são os coronéis, o projeto de lei prevê a criação de 18 novas vagas (12 em 2017 e 6 em 2018).

Parentes de PMs e bombeiros protestam na frente da casa do governador Paulo Câmara 


Do G1 Pernambuco 

Parentes de Policiais Militares e Bombeiros se reuniram, na noite desta sexta-feira (24), em frente à casa do governador Paulo Câmara, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife. Após partir da Praça do Derby em caminhada, o grupo chegou à residência do chefe da administração estadual para pedir que ele receba uma comissão de mulheres que possam dialogar sobre as reivindicações dos profissionais. Por volta das 19h, o grupo seguiu de volta para o Derby e passou por pontos como a Avenida Conde da Boa Vista e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A manifestação foi encerrada às 22h.

“Todas as vezes em que seguimos para o Palácio do Campo das Princesas, nunca somos recebidas. Nós viemos para cá querendo que ele nos receba e que coloque as associações nas mesas de negociação”, explica Verônica Souza, integrante da organização do evento, justificando a ida à casa de Câmara por volta das 17h.

De acordo com a organização do evento, mais de 4 mil pessoas participaram da manifestação. A Polícia Militar (PM) não informou a quantidade de participantes do ato.

Segundo os integrantes da manifestação, seguranças montaram um bloqueio para impedir a passagem dos participantes do protesto em alguns dos pontos do trajeto. De acordo com a PM, o policiamento foi feito por equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e pelos PMs responsáveis pela área.

Pouco antes das 19h, o grupo saiu da frente da residência do governador em direção à Ponte Duarte Coelho, na área central do Recife, para protestar por melhores condições de trabalho dos profissionais e pela renegociação do aumento salarial proposto pelo governo. De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), os manifestantes chegaram a fechar os dois sentidos da Avenida Agamenon Magalhães, nas proximidades da Praça do Derby.

Por volta das 20h, o grupo chegou à Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife. Há agentes e orientadores da CTTU no local, além de policiais do BPTran. Depois de cruzar a Avenida, o protesto chegou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) por volta das 21h. Às 22h, os integrantes do ato se dispersaram do local.

O G1 entrou em contato com a secretaria de Imprensa do Estado e, por telefone, a reportagem foi informada de que não haverá posicionamento sobre o protesto.

Outros impasses

Na quarta (22), o mesmo grupo realizou uma manifestação partindo da Praça do Derby em direção ao Fórum Rodolfo Aureliano, na área central da cidade. No local, o grupo aguardou uma reunião que decidia se os líderes da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE), seriam presos, o que não aconteceu.

Na quinta (23), o desembargador José Fernandes de Lemos, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), determinou que as esposas e os parentes dos líderes das associações se abstenham de obstruir a saída e a movimentação de militares ou de viaturas militares, sob pena de multa individual de R$ 10 mil por dia. A decisão foi proferida após pedido da Procuradoria geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE).

Líderes afastados pela SDS

Através de uma determinação do secretário de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), Angelo Gioia, publicada no boletim da pasta do sábado (18), o presidente e o vice da ACS-PE foram afastados de seus postos na Polícia Militar. Durando 120 dias, a medida foi motivada por cometimento de crimes militares.

De acordo com o texto da portaria, os dois cabos são acusados de “praticarem, em tese, fatos incompatíveis com a função pública, os quais afetam a ética, como também a honra pessoal e o decoro da classe”.

Secretário de Caruaru vai conhecer experiências em outras cidades para implantar na Capital do Agreste 


O secretário de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural de Caruaru, Diogo Cantarelli, esteve de passagem por cidades do interior do Nordeste, próximas à Caruaru, para conhecer as ações voltadas aos produtores rurais, que estão em prática nesses municípios. Na terça (21) ele esteve em Campina Grande, na Paraíba, onde foi recebido pelos secretários de Administração do município, Paulo Diniz, e o de Agricultura, Fábio Agra.

A visita técnica foi feita com o intuito de conhecer as tecnologias aplicadas no município, que podem ser implantadas na Zona Rural de Caruaru. Na oportunidade, os anfitriões apresentaram as ações permanentes que estão em andamento na cidade e apontaram soluções sobre tecnologias alternativas mais baratas, para atender os pequenos produtores rurais de Caruaru. Ainda em Campina Grande, Diogo seguiu para o Instituto Nacional do Semiárido, onde conheceu o Centro de Tecnologia.

Ainda em viagem, o secretário de Caruaru esteve na manhã da quarta (21) em Santana do Seridó, no Rio Grande do Norte, onde foi recebido pelo prefeito do município Hudson Pereira. A cidade que tem um pouco mais de dois mil habitantes, é referência em saneamento, com 100% do território coberto pelo serviço. Ainda na cidade, Diogo conheceu de perto o Parque de Exposições de Animais.

O último ponto da viagem foi João Pessoa, onde foi recebido no quartel do Exército pelo Coronel Bernardes, que o apresentou soluções práticas de convivência com a seca, para reduzir custos de abastecimento de água.

Laura Gomes volta a pedir abertura de plantão da Delegacia da Mulher 


A deputada Laura Gomes está encaminhando, através da Assembleia, pedido de urgência ao Governo do Estado para a volta dos plantões da Delegacia da Mulher de Caruaru, aos sábados e domingos.

O texto, que tramitará na Casa Legislativa, refere-se ao Decreto assinado pelo Governador Paulo Câmara, nesta sexta-feira, (24), autorizando a contratação de policiais aposentados para exercer funções na burocracia da Polícia Militar e da Polícia Civil. Com isso, agentes e soldados treinados para policiamento poderão reforçar o contingente de segurança nas ruas. Assim, com mais pessoal disponível, se abre a possibilidade dos plantões da Delegacia da Mulher nos fins de semana, período em que as ocorrências contra as mulheres crescem acima de 30%.

Como única representante feminina de Caruaru na Casa Legislativa, a deputada Laura Gomes, assumiu o compromisso de trabalhar pela reabertura dos plantões da DM desde a posse no mandato, em janeiro. Para isso, encaminhou o pedido oficial ao titular da Secretaria de Defesa Social e, posteriormente, teve audiência com ele para reivindicar pessoalmente a providência.

Prefeitura de Buíque antecipa pagamento de salários

A Prefeitura de Buíque antecipou o pagamento da folha do mês de fevereiro para o funcionalismo público municipal. Na manhã desta sexta-feira (24) os servidores já contaram com os salários depositados nas contas.

A assessoria afirmou que foi possível a antecipação dos salários a partir de um planejamento feito em janeiro e Fevereiro. Conseguindo assim, manter os pagamentos dos prestadores de serviços em dias. Além dos salários de efetivos, comissionados e contratados. “Desde que pensaram em realizar o Carnaval, foi feito planejamento para realização de obras e serviços, não se fez necessário receber recomendação dos Órgãos fiscalizadores para antecipar salários, pois através de uma determinação do Chefe do Executivo, os pagamentos de todos os funcionários foram efetuados”, diz o texto.

“Essa antecipação diante do Carnaval traz benefícios à população. Pois gera renda para cidade aquecendo a economia, onde os turistas e moradores poderão investir em comidas, bebidas, hospedagem, aluguel de casas, vestuário, beleza e transporte. O comércio lucra com o movimento. Tudo isso realizado com recurso próprio”, completa a assessoria.