Zé do Estado, Elba, Nando e Magníficos na abertura do São João de Caruaru

O Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga receberá no sábado, 30, a partir das 21h, a abertura do São João com a apresentação da caruaruense Banda de Pífanos Zé do Estado. Em seguida, subirão ao palco Nando Cordel, a paraibana Elba Ramalho e, para encerrar a primeira de muitas noites com forró, Banda Magníficos. Já no domingo, 31, a partir das 19h, abre a noite a banda Virados do Forró, Sirano e Sirino, e para concluir o primeiro fim de semana, Arreio de Ouro.

Na mesma noite, só que em outros polos, ainda haverá apresentações dos mais diversos estilos musicais. Confira abaixo, a programação dos seis polos da festa neste fim de semana:
PÁTIO DE EVENTOS
SÁBADO (30)
Banda de Pífano Zé do Estado

Nando Cordel

Elba Ramalho

Magníficos

DOMINGO (31)

Virados do Forró

Sirano e Sirino

Arreio de Ouro

 POLO AZULÃO (ANTIGO POLO ALTERNATIVO)

SÁBADO (30)

22h – Mazamorra

0h – Seu Luiz e os Comparsas

2h – Bandavoou

DOMINGO (31)

22h – Renata Torres

0h – Eduardo Marinho

POLO ALTO DO MOURA

DOMINGO (31)

11h – João Lídio e Raulino Silva

12h – Bem-te-vi e Estrela da Poesia

13h – Douglas Leon e Banda

15h – Ivan Show e Banda

FORRÓ DO CANDEEIRO

SÁBADO (30)

20h30 – Trio Forró Pesado

22h30 – Trio Fole de Ouro

0h30 – Trio Café Com Leite

Apresentações volantes

21h – Banda de Pífano Alvorada

21h – Batalhão 139 (bacamarteiros)

DOMINGO (31)

20h30 – Trio Três do Agreste

22h30 – Trio Remelexo

0h30 – Trio Expressinho do Forró

Apresentações volantes

20h – Banda de Pífano Moisés

21h – Batalhão 333 (bacamarteiros)

 POLO MESTRE VITALINO

SÁBADO (30)

20h – Barra Mansa e Caetano da Ingazeira

21h – Chico Pedrosa e Espingarda do Cordel

22h – Raulino Silva e Severino Feitosa

23h – Trio Chamegado

1h – Banda Coco e Cantos

DOMINGO (31)

20h – Bem-te-vi e Estrela da Poesia

21h – Paulo Pereira e Olegário Filho

22h – Raulino Silva e Edezel Pereira

23h – Trio Bau dos Oito Baixos

1h – Sebastian Silva

 POLO DAS QUADRILHAS

SÁBADO (30)

21h – Quadrilha Arrastapé

22h – Quadrilha Luz do Candeeiro

DOMINGO (31)

20h – Grupo de Dança Olhares

21h – Quadrilha Molecodriha

Deputada discute segurança pública com guardas municipais 

 
Guardas Municipais realizaram a 1ª Marcha Azul de Caruaru, nesta sexta-feira (29). A deputada estadual Raquel Lyra (PSB) participou de um seminário que integrou a programação, com a participação de lideranças nacionais e estaduais da categoria. “É muito importante que os municípios participem das discussões sobre segurança pública”, disse Raquel. 

Os guardas municipais discutiram temas como a aplicação da Lei 13022/2014, que trata da criação do Plano de Cargos e Carreiras, e melhorias nas condições de trabalho. 

Prestação de contas da ACIC de 2014 é aprovada 

 
Através de Assembleia Geral Ordinária, a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) aprovou a prestação de contas do ano de 2014. Na presença de representantes da Diretoria e associados, foram apresentados os balanços financeiros do período, acompanhados de parecer do Conselho Fiscal. O quórum foi confirmado por meio de ata de frequência.

Na ocasião, a leitura do Estatuto Social, que rege as ações das sociedades e entidades sem fins lucrativos, foi feita. O presidente da Acic, Osíris Lins Caldas, também leu o edital de convocação enviado para os associados, reafirmando o cumprimento das exigências para a realização da assembleia.
O presidente destacou a relevância do momento para o desempenho das funções da Associação. “A Diretoria da Acic representa uma coletividade. Este é um grande ato da gestão, sempre em consenso com o Conselho Superior Deliberativo desta Casa. A assembleia é de fundamental importância para garantirmos a transparência do nosso trabalho”, disse.

Compesa anuncia ampliação do racionamento em Brejo da Madre de Deus 

A estiagem está provocando mudanças na distribuição de água de vários municípios da região Agreste. Com a falta de chuvas, muitas barragens estão em colapso ou com níveis muito baixos. Por conta disto, a Compesa irá ampliar os calendários de abastecimento para a cidades de Brejo da Madre de Deus e para os distritos de Fazenda Nova e Barra de Farias. Estas localidades são abastecidas pela Barragem Santana II, que está com apenas 14% de sua capacidade total, o que corresponde a 79.520 m³.
As mudanças começarão a valer a partir de 1º de junho. A distribuição de água ocorrerá da seguinte forma: Brejo da Madre Deus, que tinha um rodízio de 4 dias com água e 3 sem, passará a receber água 2 semana por mês, de forma alternada. Fazenda Nova, que também tinha um racionamento de 4 dias com água e 3 sem água, passaram a ser abastecido 4 dias por mês. Já em Barra de Farias, a situação é mais alarmante já que o moradores recebiam água 1 dia por semana e passarão a ser abastecidos 1 dia por mês.
Segundo o gerente regional, Mário Heitor Filho, as alterações foram planejadas com o objetivo de preservar a barragem ao máximo, evitando assim o colapso imediato e a falta de água por completo. “A nossa previsão é que com estes novos calendários e sem chuvas a Barragem consiga aguentar um mês. A Compesa está trabalhando para conseguir atender os clientes e enfrentar a seca”. 

Tony Gel recebe Paulo Câmara e Jarbas em almoço antes da abertura do São João 

  

O governador Paulo Câmara já está em Caruaru, onde na noite deste sábado (30), participa da abertura oficial do São João. A primeira parada dele e do vice Raul Henry foi um almoço na casa do deputado estadual Tony Gel. No local também estavam o deputado federal Jarbas Vasconcelos e integrantes do Governo do Estado. Todos participaram de um almoço. A exemplo do que aconteceu em 2014, o Governador repete o gesto e antes de participar da abertura dos festejos juninos da Capital do Forró, comparece primeiro a evento promovido por Tony e Miriam Lacerda. 

“É sempre bom receber o governador Paulo Câmara em nossa cidade. O governador é grato aos Caruaruenses pela extraordinária votação. Eu e Miriam nos sentimos lisonjeados com a presença de Paulo Câmara, do vice Raul Henry, de membros do governo e outros de amigos”, disse Tony Gel.

Queiroz cita Orçamento Participativo na entrega de obra na Avenida Caruaru

  

O prefeito José Queiroz entregou na noite dessa sexta (29) a obra de urbanização da Avenida Caruaru. O chefe do Executivo lembrou que em todas as plenárias do Orçamento Participativo, essa ação foi elencada como prioridade pela população. “No mês de aniversário de Caruaru, esse é um presente embalado com mais qualidade de vida para quem mora nos bairros Boa Vista I e II, Maria Auxiliadora e José Carlos de Oliveira”; disse.

Para o prefeito José Queiroz, essa transformação representa o cuidado em investir em mobilidade em cada área da cidade. “Quem precisava trafegar pela via tinha que enfrentar quase 1km de terra. Ao integrar Boa Vista I e II ao Maria Auxiliadora e José Liberato, desenvolvemos um projeto que contou com drenagem, asfalto, sinalização, um canteiro central com paisagismo diferenciado e nova iluminação, beneficiando toda a população”, pontuou.  

Deputados mostram confiança com ritmo das obras na transposição

  
Os canteiros do eixo leste da transposição do Rio São Francisco foram os primeiros pontos de vistoria da Comissão de Acompanhamento das Obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A inspeção ocorreu, nesta sexta-feira (29), nos municípios de Petrolândia, Ibimirim e Floresta, no Sertão do Itaparica, com a presença dos deputados estaduais Miguel Coelho (PSB) e Rodrigo Novaes(PSD), além de representantes do Ministério da Integração Nacional.

Apesar da demora no término da intervenção, que já acumula quatro anos de atraso, os parlamentares saíram satisfeitos com o ritmo atual das obras nos três canteiros. Segundo os dados repassados pela coordenação de engenharia da transposição, o projeto está 74% concluído e conta com 9.500 operários mobilizados nas frentes de trabalho. Os representantes do Ministério da Integração Nacional ainda confirmaram que a transposição deve ser concluída no segundo semestre de 2016.
“Apesar do ajuste fiscal e dos cortes no orçamento, tivemos a boa notícia que os recursos estão chegando dentro da normalidade, inclusive, o maior volume aplicado ocorreu no ano passado, cerca de R$ 1,3 bilhão, e neste ano, já foram liberados R$ 550 milhões. A Comissão vai manter a fiscalização atenta para garantir que uma obra tão importante, que vai levar água para 12 milhões de nordestinos, vire realidade”, explicou o presidente da Comissão do PAC, Miguel Coelho.

“Reforma Política aprovada na Câmara de Deputados é antidemocrática”, afirma Zé Maria

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), fundado há 21 anos após uma ruptura com o PT e que se reivindica de oposição de esquerda ao Governo Dilma, é um dos principais atingidos pela reforma política votada na Câmara dos Deputados. Para o partido, as mudanças além de prejudicar as siglas ideológicas é um ataque à democracia, um retrocesso ao já injusto sistema eleitoral brasileiro que não garante tempo de TV igual para todos os candidatos, só alguns participam dos debates na TV e, por exemplo, o quociente eleitoral que privilegia as máquinas eleitorais sustentadas pelas campanhas milionárias.

 “A cláusula de barreira votada pela Câmara já seria grave só pelo fato de que a decisão de tirar o tempo de TV dos partidos sem representação parlamentar foi feita pelos próprios partidos que já tem representação parlamentar. Eles legislaram em causa própria e decreta o monopólio do tempo de TV para os próprios partidos”, questiona Zé Maria.

 “Mas o problema é mais grave. O sistema eleitoral brasileiro que já é profundamente desigual fica ainda mais injusto e antidemocrático”.E não é só antidemocrático com o nosso partido e com os demais que também foram prejudicados. É antidemocrático também com o povo brasileiro. Sim, porque a população tem o direito de conhecer as idéias do nosso partido, assim como dos demais”,conclui.

 Segundo Zé Maria, o argumento para esta reforma é um engodo. “Ainda somos obrigados a ouvir que o que se quer é acabar com os ?partidos de aluguel?. Ora, partido de aluguel é o PMDB que não fez outra coisa nos últimos 20 anos do que alugar o seu tempo na TV, ora para o PSDB ora para o PT. A moeda com que se pagou este aluguel foram os ministérios, os cargos na direção de estatais que FHC, Lula e agora a Dilma deram a este partido”, denuncia.

 Sobre a não destinação do Fundo Partidário para as siglas sem representação parlamentar, o presidente do PSTU lembra a posição histórica do partido desde a sua fundação: “Somos contra este fundo, não achamos que seja certo o Estado financiar os partidos. Nenhum partido deveria recebê-lo”, argumenta. O PSTU acredita que os partidos devem ser financiados pelos seus filiados e simpatizantes.

Vereador solicita ao governo que barragem de Serro Azul abasteça Caruaru

  

O vereador Ricardo Liberato (PSC) vai solicitar do Governo do Estado, através de propositura, que sejam realizadas obras hídricas na barragem de Serro Azul, em Palmares, para levar água até a barragem do Prata, que abastece alguns municípios do Agreste, ajudando assim o abastecimento de água em Caruaru. 

No inicio de maio, a Compesa iniciou na cidade de Caruaru um rodízio de água em toda a cidade devido à situação de emergência dos mananciais que abastecem o município. A barragem de Jucazinho, que além de Caruaru abastece outras 14 cidades do Agreste, está só com 6% da capacidade total. “A região Agreste hoje é a que mais sofre com a seca em Pernambuco e Caruaru vem sentindo os efeitos desta situação. O prefeito José Queiroz já vem trabalhando também neste projeto e recebe o nosso apoio como Legislativo. Não podemos ficar esperando somente que a chuva caia, o Governo do Estado precisa agir logo para que este problema não se agrave ainda mais”, explica Ricardo Liberato.

Caruaru recebe Central de Depoimento Acolhedor de Caruaru do TJPE

 
Caruaru recebeu nesta sexta-feira (​29​) a quarta unidade da Central de Depoimento Acolhedor de Pernambuco. O presidente do Tribunal da Justiça de Pernambuco, o desembargador Frederico Almeida Neves e o coordenador da Infância e Juventude, desembargador Luiz Carlos Figueiredo presidiram a cerimônia, na manhã desta sexta-feira (29) no Fórum Dr. Elísio Florêncio, bairro Universitário, onde irá funcionar a Central de Depoimento Acolhedor de Caruaru. 
Através desse serviço, crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência serão ouvidas por servidores especializados, em ambiente que evita constrangimento e reduz danos psicológicos, pois não há contato com os réus. O serviço já é oferecido nas comarcas de Recife, Camaragibe, Petrolina e agora Caruaru. Nessas unidades, a interação com a sala de audiência, onde estão juiz, promotor de justiça, advogados, serventuários e réu, é realizada por videoconferência – o que melhora a qualidade do atendimento. Em Caruaru, o serviço conta com recepção e salas de escuta e de audiência, além de brinquedoteca.
O coordenador da Infância e Juventude, desembargador Luiz Carlos Figueiredo, reforçou a importância desta ação para a população do Agreste. “O método do sistema de depoimento especial de escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência é extremamente eficaz. Pernambuco tem hoje uma equipe de profissionais altamente qualificados e a chegada desse serviço a Caruaru representa um marco na prestação jurisdicional de boa qualidade ao povo do Agreste.”